Páginas

MARATONA INTERNACIONAL DE BEIRUTE

Foi por causa da Maratona Internacional de Beirute que esta viagem aconteceu. Como já expliquei em postagem anterior, a iniciativa de levar um grupo de brasileiros para esta maratona partiu da Camara de Comércio Brasil Líbano, e para isso fez uma programação de viagem excelente. Assim o grupo abaixo se formou e cada um veio disposto a participar da sua forma: alguns correram (os mais jovens), outros, como eu, preferiram participar da caminhada, e outros acharam melhor assistir sem entrar no meio da multidão. De uma forma ou de outra o que importa é que a participação do grupo ficou registrada (infelizmente nem todos estão nessa foto porque era cedo e ainda estavam no café)


Hoje fez 1 mês que a Maratona aconteceu: foi no domingo, dia 07/11/2010, num dia lindo e ensolarado, com a partida organizada numa rua bem à frente do Hotel Phoenicia.

Confesso que me surpreendi com a importância que os libaneses deram ao evento. Logo cedo já se podia observar muitas pessoas de todas as idades chegando; grupos alegres de jovens estudantes e crianças apareciam por todos os lados; organizadores e jornalistas corriam de um lado para outro para não perder nenhum detalhe. E não demorou muito para uma multidão tomar conta da rua principal e das ruas próximas. Impressinonante!



E tinha gente em todo lugar e de todo lugar: encontramos outros brasileiros por lá, como um grupo que veio de Brasília para correr no evento. E um fato interessante é que a todo momento aparecia um grupo de protesto, com bandeiras e faixas, reclamando ou reivindicando alguma coisa, como por ex: um grupo criticava as obras realizadas pela empresa Solidere, porque querem que os prédios da cidade se mantenham com a arquitetura tradicional e não com a moderna que se vê nos novos prédios; outro grupo pedia pelo direito do casamento civil entre cristãos e muçulmanos (hoje esse direito civil é negado e eles têm de viajar para fora do país para se casar). Muito interessante!

Para se ter uma idéia melhor do tamanho da "muvuca" que se formou no início da Maratona, veja os videos abaixo (são rápidos)




O percurso total da corrida era bem grande, cerca de 10 km por vários bairros da cidade, mas os grupos podiam se inscrever em percursos menores, até de 1 km. Para controle do tempo e percurso cada participante tinha um chip de uso obrigatório, além da identificação numérica colada nas camisetas. E nós tínhamos o nosso, com a camiseta feita pela Camara de Comércio Brasil-Líbano: vejam o modelito!


E olha que legal essa foto que está no site da CCBL. Vai lá e vê o comentário.

Nadia, eu, Kika, Olga e Andreia antes da largada
E a chegada foi organizada no bolsão de obras da Marina de Beirute. Na praia um grupo do exército fazia demonstração de bungee-jump


E foi neste local de chegada onde todos os participantes receberam: garrafas de água, frutas frescas, camiseta do evento e uma medalha comemorativa. Bem organizado!



E enquanto os verdadeiros corredores chegam exaustos, os demais participantes simplesmente passeiam...


Porque nada é mais gostoso de se  fazer aos domingos em Beirute do que passear despreocupadamente por esta linda avenida num dia de sol!

2 comentários: