Páginas

PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA

Conhecer as principais atrações da Capadócia é descobrir um tesouro da natureza e da humanidade, onde se unem de maneira única a cultura, a beleza, a história e a arte.


Mas a melhor maneira de se deslumbrar com a Capadócia é, sem dúvida, num passeio de balão. O passeio de 1 hora custa desde 150 euros por pessoa, mas vale cada centavo.  E para quem tem alguma dúvida em realizar esse passeio, saiba que medo é a única emoção que não se sente: o balão sobe alto, mas devagar, e a paisagem é tão impressionante que tem a capacidade de distrair até os mais medrosos. E você tem a nítida sensação que os balões estão nascendo do solo e subindo como mágica no ar.



Mais uma vez, as imagens dispensam qualquer comentário!











Várias agências organizam vôos de balão na Capadócia, sempre ao nascer do sol, e as reservas devem ser feitas com antecedência. O transfer de ida e volta ao hotel está incluído no preço, assim como um café da manhã simples antes do vôo e uma garrafa de espumante depois.



As melhores agências são;
- Kapadokya Balloons (é a mais cara, cerca de 250 euros por 1:30 h de vôo em local mais distante)
 - A nossa foi a Skayway Ballons: os balões subiram com um número muito grande de passageiros (acima do comentado por nossa guia), o que atrapalhou a visão de pessoas que, como eu, estava mais no centro do cesto. Por isso, não a recomendo.

Não dá para descrever em palavras a emoção desse passeio! Por isso fiz um vídeo de 9 minutos com as imagens que consegui captar, e aproveitei para colocar ao fundo algumas musicas em ritmo turco. Espero que gostem e aproveitem a viagem até o final!



E com essas imagens e músicas me despeço da Capadócia, uma região de pura magia!




46 comentários:

  1. Acabei de voltar da Turquia e simplesmente amei o passeio de balão naCapadocia. Realmente vale cade centavo.

    ResponderExcluir
  2. Carla, obrigada pela visita.
    O seu blog é uma delícia de ler, parabéns! Já está na minha lista de favoritos

    ResponderExcluir
  3. Christina,
    Seu blog é o meu sonho de consumo !!! Também adoro culinária e lugares novos para explorar.
    Fiquei maravilhada com a forma como vc descreveu a Turquia. Acabei de voltar de lá, e foi como reviver tudo novamente...
    Voei com a Butterfly Balloons em Goreme, foi tudo perfeito, sem aperto, sem imprevistos.
    Abraço
    Yuri

    ResponderExcluir
  4. Yuri, bem vinda ao blog!
    A Turquia é maravilhosa mesmo, uma viagem de sonho que devemos recomendar aos nossos amigos.

    ResponderExcluir
  5. Voltei da Turquia há menos de 1 mês e já estou com saudades. O passeio de balão pela Capadócia é exatamente como você o descreveu. Imperdível! Fiquei com muita pena de um casal de amigos que ficou com medo de fazer o passeio: eles não têm ideia do que perderam porque por mais que a gente descreva é impossível transmitir a emoção...

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ver o vídeo. O final foi diferente do nosso: a aterrissagem foi perfeita e o balão não foi desmontado nem desceu na carreta. As vans que vieram nos buscar trouxeram outros turistas que embarcaram no nosso balão. Desciam os que estavam numa lateral do balão e entravam os turistas. Depois desciam os do outro lado e entravam outros turistas tudo com o balão paradinho no chão.

    ResponderExcluir
  7. Jussara, este passeio é mesmo um sonho! Vale a pena enfrentar qualquer temor pois o que se vê e sente flutuando em um balão é indescritível, e na Capadócia então é inesquecível!

    ResponderExcluir
  8. Aqui no Brasil também temos estes passeios de balão e são mágicos bem como ele disse "as fotos dispensam comentários" !!!

    www.passeiodebalao.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei, muito obrigada, me incentivou muitoooo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christina

      Gostei muito dos seus comentários e fotos. Parabéns e muito obrigada, pois estão me ajudando bastante.
      Em maio próximo pretendo ir para a Turquia, e gostaria de saber sua opinião sobre quantos euros eu devo reservar para as refeições (almoço e jantar) só para eu ter uma base.
      Um abraço
      Ana

      Excluir
  10. Que bom que gostou do blog. Você me feaz uma pergunta muito difícil, não sei responder quanto se gasta em uma refeição pois vai depender muito do tipo de restaurante e porções pedidas. Posso apenas dizer que é mais barato que no Brasil. Tenho dicas de lugares para comer em Istambul no post sobre culinária turca e também em outros sobre a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christina

      Obrigada pelas suas informações. Entrei o seu post sobre culinária e já anotei uma porção de dicas.
      Gostaria de saber se vc. levou celular e se deu certo usá-lo sem ter surpresas no retorno.
      O meu é pré-pago da TIM.

      beijos

      Ana

      Excluir
  11. Olá Christina,

    Minhas esposa e eu fomos para Turquia nesse carnaval e realmente é um lugar maravilhos, em Istambul o contraste entre o histórico e o moderno é impressionate.
    Fizemos também o voo sobre a Capadócia... recomendadíssimo até para aqueles que como minha esposa tem medo de altura.
    Fizemos um blog onde postamos algumas fotos e cometários sobre os lugares que visitamos, caso tenha curiosidade de uma olhada... www.azarbadu.wordpress.com

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doug
      Vou olhar com carinho seu blog e matar a saudade desse lugar incrível.
      Parabéns pela iniciativa e bem vindo ao clube dos blogueiros viajantes!

      Excluir
  12. Oi, Christina!
    Estou indo para a Turquia e estou em dúvida sobre qual agência escolher para fazer o passeio de balão.
    Com base nas suas dicas, já fiz contato com a Goreme Ballons. Mas depois ouvi bons comentários sobre a Royal Ballons e a Butterfly.
    Você elecou as que considera melhor... qual a sua base para a classificação? Será que fico com a Goreme mesmo. Tenho 1,57 de altura... um balão lotado é meu maior pesadelo!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos leitores do blog, o Yuri (veja acima), fala muito bem da Butterfly, e eu tinha dicas das outras por amigos. Acho que pode confiar em qualquer uma delas, e pequise nos sites de cada uma, acho que ajuda. Só não vá pela Skayway, a que eu fui, muita gente!

      Excluir
  13. Ana, desculpe pela demora na resposta, mas estava viajando e sem tempo de entrar na internet. Eu não levei o celular, apenas o computador e usava o Skipe para ligações ao Brasil. Se sua preocupação for fazer ligação para cá, não há necessidade de levar o celular porque existem muitos telefones públicos e muita facilidade para comprar cartão telefonico internacional, e é barato. Ligações internacionais com o celular, pelo que sei, só com pós pago e é caro, vai ter surpresas desagradáveis sim! Você pode adquirir um chip internacional lá, mas não tenho idéia do preço.

    ResponderExcluir
  14. Estela
    Eu estive na Turquia em Novembro, mas sei que a temperatura em Maio é bastante agradável e não é época de chuva. Aproveite bastante!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post! Capadócia está na nossa lista de destinos. Valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  16. ESTOU ANSIOSA COM A MINHA VIAGEM A GRÉCIA E TURQUIA.É A NOSSA COMEMORAÇÃO DE 50 ANOS DE CASADOS;PLENA FELICIDADE!ATÉ BREVE.

    ResponderExcluir
  17. Oi Cristina, adorei seu blog, tem mtas informações valiosas!!!! Eu vou para a Turquia agora em novembro, dia 8 e como vc esteve lá em novembro gostaria de saber como é o tempo, mto frio???? E para voar de balão faz mto frio, tem que ir de casaco??? Agradeço as dicas. Bjs Mary e-mail: marylam55@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Mary
    Em princípio a temperatura média para essa época é de 9 a 15 graus, só que quando fui em 2012 o tempo estava muito agradável de dia (saia do hotel de manga curta) e um pouco frio a noite, apenas um casaco leve bastava. Já o passeio de balão é diferente, como você sai muito cedo, antes do amanhecer, é bem frio, e usei um casaco pesado nesse dia (+ cachecol, gorro e luvas). Com a subida do balão, se estiver sol, o frio diminui um pouco (apesar do vento), e o fogo que aquece o balão também ajuda a nos esquentar. O passeio é tão emocionante que garanto que a última coisa que vai te incomodar é o frio, e quando descer vai tirar todos os casacos. Na verdade foi a única vez em que usei algo realmente quente (foi mais um estorvo na mala, mas não tem jeito, deve levar). Eu achava engraçado ver os turcos muito agasalhados na rua, mesmo não estando frio, e o porteiro do hotel justificou: "mas já estamos quase no inverno!"...dei risada disso, acho que o frio deles era "psicológico", só de saber da estação. Como o tempo está meio louco em todo mundo, é melhor você se prevenir e levar casaco e roupa mais leve para usar por baixo. Boa sorte com a viagem e com o tempo!

    ResponderExcluir
  19. Olá Cristina!
    Estamos indo (eu, meu marido e alguns amigos) para a Grécia, Bulgária e Turquia em junho próximo. Nossa viagem é para participar da travessia de Bósforo, uma prova de natação. Mas, um de nossos programas é fazer o vôo de balão pelos ares da Capadócia. Em dezembro fomos para o México nadar em Cancún e Acapulco. Lá fizemos um vôo de balão sobre as ruínas de Teotihuacan. Foi fantástico. Adoramos . Embora na Turquia o preço seja muito mais alto, nós não desperdiçaremos a oportunidade de sentir tão gostosas sensações e emoções. Portanto, quem puder deve fazer esse mágico passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que viagem linda você vai fazer!
      Acho que também vai adorar o passeio de balão na Capadócia, vale cada centavo! Como você viu nas fotos, a visão que se tem é muito peculiar, linda mesmo. Faz bem em repetir a experiência pois será diferente.
      Parabéns pela prática do esporte e boa sorte na prova.
      Por coincidência, estarei em Junho/Julho na França junto com minha filha que irá participar de uma prova ciclística muito famosa. Será a comemoração dos 100 anos do Tour de France, e ela vai competir. Dessa forma faremos como vocês, vamos unir o esporte com o turismo, muito legal!

      Excluir
  20. Estamos formando um grupo de mulheres, vamos para Istambul e Capadócia dia 20/04. Adoramos suas dicas!

    Ah.. quem tiver interesse em ir junto, da uma olhada no nosso site.

    www.mulheresviajando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda
      Muito interessante a sua iniciativa. Muitas pessoas adoram viajar e, principalmente as mulheres, se sentem inseguras em sair sozinhas por aí. A proposta de vocês é muito bem vinda. Já curti a página de vocês no Face.
      Obrigada pela visita ao blog e espero ter ajudado. Se precisar de alguma dica que não esteja aqui é só falar.
      Christina

      Excluir
  21. Olá Christina,
    Eu e minha esposa estamos pensando em passear na Turquia, e queria muito voar de balão e ver as construções nas cavernas.
    Gostei do seu blog e gostaria de te perguntar algumas coisas:
    - se a gente for por conta, arranjando tudo pela internet, seria arriscado?
    - nesses lugares, os turistas são visados? ( ex: assaltos? )
    - que hotel vc recomendaria na Capadócia?
    - vc visitou as ruinas nas cavernas?

    Ficarei muito agradecido pelas suas orientações.

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo
      Dá para ir por conta sim. Existem vários meios transportes entre Istambul e Capadócia. O mais prático é ir de avião com destino aos aeroportos de Nevsehir ou Kayseri.
      Quanto à segurança, a Turquia é um país muito seguro. O povo é super hospitaleiro para receber brasileiros, que eles adoram. Viaje tranquilo!
      Qualquer hotel poderá te informar sobre passeios de balão ou a outros lugares, mas se quiser comprar com antecedência pode fazê-lo pela internet desde que seja um site conhecido.
      Uma outra possibilidade é contratar os seviços da Maiza, uma brasileira que mora lá, e tem uma agencia de viagens especializada, que organiza passeios sob medida, do tamanho da sua estadia. Ela conhece tudo e pode apresentar o melhor da Capadócia para você. Seu site:
      http://www.gule-gule.com/index.php?page=home&
      Eu fiquei num hotel que foi bom, mas fica cheio porque recebe grupos de excursão: Perissia Hotel & Convention Center (em Ürgup): http://www.perissia.com.tr/
      A maioria dos hotéis na Capadócia são com meia pensão (jantar incluído) o que é muito conveniente depois do cansaço de um dia todo de passeios.
      Existem muitos hotéis legais por lá, e se você quiser um local especial e romântico, procure por um hotel encravado nas montanhas e se sentirá dormindo numa caverna. Mas aviso, esse tipo de hotel é bem mais caro!
      Hotéis que tive boa recomendação (entre nos sites dos hotéis e avalie):

      Museum Hotel (Tekeli Mahallei, 1), com suítes escavadas na rocha

      Les Terraces d’Uçhisar (Eski Goreme Yolu), mais básico e barato

      Kelebek Hotel (Aydinli Mahalesi, Yavuz Sokak, 1) casarão de pedra

      Estebelli Eve ( Estebelli Sokak,8, em Urgup), suítes esculpidas na pedra

      Yunak Evleri - esculpido nas rochas das montanhas da região proporcionando um luxo inigualável.

      Anatolian Houses, é hotel boutique com arquitetura nas rochas

      Doors of Capapdocia está a 2 Km de Göreme

      Pashahan Hotel é um pequeno e charmoso hotel, com exclusivos 8 quartos. Super bem localizados, no centro de Göreme

      Koza Cave Hotel é um hotel ecológico nas cavernas em Goreme, com vista para o Vale dos Pombos

      Spelunka Cave Hotel no coração de Goreme não é uma “espelunca”, mas um estiloso hotel caverna

      Kelebek Cave Hotel

      Sultan Cave Suites

      Takaev situado na colina do Castelo Uçhisar, é um hotel caverna que funciona como uma pousada com apenas 8 quartos

      Tourist Hotel & Resort Cappadocia: hotel 4 estrelas muito bonito e bem localizado. Dá para ir a pé ao Museu a Céu aberto de Goreme e ao centrinho da cidade

      Travellers Cave Hotel, localizado no topo de uma colina, com uma vista maravilhosa e a 5 minutos do centro de Goreme

      Vezir Cave Suites: hotel caverna com vista panorâmica para as “chaminés de fada”de Goreme.

      A grande programação na Capadócia é andar, andar e andar...subir, descer, passear pelos vales, entrar nas cavernas, portanto roupas confortáveis e tênis. À noite, mesmo no verão esfria. E para o passeio de balão, sempre é bem frio, então leve casaco de nylon para se proteger do vento. No meu blog você verá os passeios que fiz, e tanto o Museu a Céu Aberto de Goreme como as cidades subterrâneas são imperdíveis! E o passeio de balão...inesquecível!
      Boa viagem!
      Christina

      Excluir
  22. O Passeio mais lindo que já vi !!!!!!!!!!!!!!! Vou para lá agora no mes de setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai adorar! Além de ver a linda paisagem vai sentir uma emoção diferente. É demais!!!

      Excluir
  23. O passeio mais lindo que já vi. Estarei lá em setembro !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Estou indo esse mês à Turquia, e ficaremos apenas 2 dias na Capadócia. Devemos já reservar o passeio de balão pelo site, ou poderemos fazê-lo quando chegarmos lá? Existe o risco de não conseguirmos vagas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita
      Eu reservei com antecedência pelo meu agente de viagem, mas quando cheguei lá vi que não tinha necessidade. Tanto o hotel como o seu guia podem solicitar o passeio. São muitas agências que fazem o passeio, mas se quiser reservar com alguma específica é melhor reservar agora para não correr o risco de não ter vagas com eles.
      Bom passeio!

      Excluir
  25. Boa Noite Cristina!
    Excelente Blog, muito obrigada pelas dicas!
    Estarei de passagem pela Turquia no retorno de uma viagem pela Ásia, chego em Istambul as 17:00 do dia 09/01/14 e retorno para o Brasil dia 13/01 as 9:30
    Fiz uma cotação de pacotes turísticos através de agência, mas o valor ficou muito maior que eu esperava.
    Verificando suas dicas, fiz cotação no Sultan Hostel, que fica R$ 61,00 a diária.
    Vi um opção de voo para a Capadócia no dia 9 as 19:55 e retorno no dia 11 por EUR 80,00 cada trecho, da passagem que não é a tarifa mais Econômica.
    la, me hospedo em um hotel de 9 para 10 e 10 para 11, chegando em Istambul dia 11 às 13:20.
    Ali fico a tarde do dia 11 e o dia 12 inteiro.
    Gostaria da sua opinião se em tão pouco tempo devo ir à Capadócia por apenas 1 dia. Como vai ser inverno, possivelmente não consiga fazer o passeio de balão devido às condições climáticas.
    Assim, qual seria o melhor roteiro para um dia na Capadocia?
    Ainda, como pretendo gastar o menos possível, será que devo retornar de ônibus para Istambul durante a noite do dia 10?
    Quero me programar o melhor possível para esta viagem e sua sugestão será de imensa contribuição.
    Ja vi as outras dicas, quanto à deslocamento, roteiro para um ou dois dias, utilização de moeda e VTM entre outros.
    Não consegui ver o blog todo, mas fui lendo as dicas e pesquisando as sugestões e acho que ja vou deixar tudo muito bem programado, afinal estarei sozinha e não quero ter nenhuma surpresa.
    Muito grata pela sua ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau
      Na minha opinião acho que deveria ficar os 3 dias inteiros apenas em Istambul, e mesmo assim não terá tempo de conhecer tudo. Você vai em uma época de muito frio, neva tanto em Istambul como na Capadócia, e isso restringe muito os deslocamentos e os passeios. Conheça o que for possível em Istambul e se programe para voltar em outra época menos fria e com mais tempo para conhecer a Capadócia que é linda e merece ser visitada com calma.

      Excluir
    2. OLá Clau, concordo com a Cristina. Dois dias não são suficientes. Cheguei recentemente de lá(início de junho),e não consegui ver tudo que queria em 2 dias. E a Capadócia também no mínimo 2 dias.
      Adorei essa viagem! Aproveite bastante.

      Excluir
  26. Muito bom seu blog... Parabéns!
    Vou para Istambul e Capadócia em janeiro de 2014. Como é o clima nesta época?
    Já comprei o trecho aéreo Istambul - Kayseri e vice-versa e paguei 19,99 Libras Turcas. Ainda não veio minha fatura do cartão de crédito, mas imagino que vai ser uns 12 - 13 dólares o trecho... Quase de graça! A Cia aérea é a Pegasus.
    Volto aqui depois pra saber mais desses lugares tão incríveis.
    abraço!
    Lidionete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidionete
      Obrigada, volte sempre que precisar.
      A Pegasus é uma low-cost, por isso o preço baixo, e como comprou com muita antecedência conseguiu um preço excelente!
      Em Janeiro é inverno na Turquia e faz muito frio na Capadócia, chega a nevar. Muitas vezes, devido às más condições climáticas não se consegue fazer o passeio de balão o que é uma pena. Vá preparada e com roupas bem quentes. O visual da região com neve deve ser incrível, mas o frio...espero que não te atrapalhe.

      Excluir
  27. Parabéns pelo seu blog.
    Irei para a Capadócia em julho de 2013. Fará muito frio no passeio de balão? Terei que levar casaco pesado? Obrigado pela ajuda. José Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José
      E Julho é verão na Turquia e faz muito calor. Entretanto, como o passeio de balão é feito ao amanhecer, vai sentir um pouco de frio, mas acho um casaco resistente ao vento irá ser suficiente para sua proteção.
      Bom passeio!

      Excluir
  28. Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Quero dizer que há empresas que oferecem o serviço por um preço ainda mais elevado, mas isso não significa que eles são de alta qualidade. A experiência vale a pena pagar tanto dinheiro, mas é bom saber que existem empresas mais baratas.O passeio de 1 hora custa desde 85 euros por pessoa.

    ResponderExcluir
  29. Estarei na Turquia do dia 2 ao 9 de Outubro para fazer o circuito desde Istambul, Capadócia, Antalya, Konya e Ankara, só as viagens e os hoteis estão incluidos no preço...que me aconselha? optar pelo pacote que apenas inclui almoços, jantares e visitas aos museus (preço 199,00€) ou optar pelas visitas sozinha? O passeio de balão também não está incluido no pacote. Aguardo, atenciosamente, Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida
      Em Istambul dá para conhecer tudo sozinha, mas de lá para Capadócia é melhor ir com um pacote pois os locai são distantes uns dos outros e você pode perder muito tempo. Em geral os pacotes tem mesmo algumas refeições incluídas porque se chega a noite no hotel depois dos passeios e alguns estão em locais meio isolados, ou seja, é mais prático fazer a refeição no hotel que já está incluída. Quando eu fui foi assim e funcionou muito bem. Em geral o passeio de balão não está incluído, mas seu guia irá oferecer e providenciar que venham te pegar no hotel (sempre muito cedo, antes do amanhecer). Depois do passeio trazem você volta ao hotel em tempo para o café da manhã e continuação da programação. Boa viagem e aproveite!

      Excluir
  30. Vamos em maio para a capadocia faz frio nesta época pra fazer o passeio de balao como faço me agasalhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neide!
      Maio já não faz tanto frio na Turquia, é primavera, mas no passeio de balão sempre faz frio porque acontece muito cedo, ao amanhecer. Leve um casaco mais pesado e malha por baixo. Usar um cachecol quentinho, luvas e gorro de lã ajuda bastante. Mas depois de algum tempo de vôo você não vai nem lembrar do frio de tão lindo que é. Boa viagem!

      Excluir