O bairro de Sultanahmet é a cara de Istambul com seus minaretes apontando para o céu, e para quem tem pouco tempo de conhecer a cidade, é o melhor bairro para ficar e visitar porque todas as atrações estarão a poucos passos do hotel.
A região é uma faixa de terra cercada pelo mar por três lados. No bairro encontram-se as principais mesquitas, palácios, museus e diversos monumentos históricos, testemunho de uma herança de dois grandes impérios: o Bizantino e o Otomano
A Praça de Sultanahmed é a área ajardinada no centro do bairro que leva o nome do Sultão Ahmet I. Com banquinhos, florida e ajardinada, é um lugar para sentar e curtir não apenas a paisagem, mas o povo circulando.
![]() |
Praça com a Mesquita Azul ao fundo |
Esta praça é o símbolo da cidade e é por onde começam todos os roteiros turísticos.
![]() |
A praça com a Hagia Sofia ao fundo |
A praça é tão grandiosa como os monumentos que nela estão. Os dois principais monumentos históricos da cidade, Haghia Sophia e a Mesquita Azul, ficam frente a frente nesta praça. Para visualizar toda sua beleza só mesmo uma foto aérea pesquisada na internet.
Como é um dos principais pontos turísticos da cidade essa praça é muito movimentada, turistas do mundo todo chegam a todo momento, e a sensação é de estarmos numa "torre de Babel" tal o emaranhado de línguas e culturas diferentes.
E onde tem turista tem vendedor de tudo e mais um pouco! Essa é uma das coisas chatas de se visitar lugares como esse: os vendedores te cercam o tempo todo tentando empurrar suas mercadorias, e são muito rápidos em perceber de onde você é. Muitos arriscam palavras em português, mas o idioma utilizado é mesmo o inglês.
E dentre as mercadorias vendidas na praça achei esse pirulito super diferente e com nome complicado: tarihi osmanli macunh. Nossa!
Fiquei até com vontade de provar mas dispensei, porque quebrar um dente estava fora de qualquer risco a correr. Muito legal o jeito que ele é feito porque ele vai enrolando cada sabor separadamente e finaliza com um toque de limão. Veja no vídeo.
Mas o que mais gostei de comprar em Sultanahmed foi o suco de romã que nunca tinha tomado. Que delícia! Quando vi as romãs turcas pela primeira vez fiquei encantada, nunca tinha visto uma romã tão grande e tão linda!
Olha isso!
E como é doce!
São ótimas para comer e os vendedores deixam você experimentar a vontade, mas o suco é o mais gostoso e especial!
Mas vamos deixar de lado a gulodice e falar das principais atrações de Sultanahmed.
Desde que foi usada como mesquita as estruturas tipicamente islâmicas foram agregadas, como os minaretes que se vê externamente e outras estruturas internas.
|
A Mesquita Azul, uma das mais bonitas do mundo, é a única a ter seis minaretes em toda Turquia. O apelido da Mesquita Azul veio dos belíssimos mosaicos cerâmicos de Izmir, azuis em diversos tons, que decoram com muita beleza o interior da mesquita.
![]() |
Porta para o pátio interno |
![]() |
Pátio interno e a fonte de ablução |
![]() |
Porta de entrada |
De fora ela impressiona com suas cúpulas de diferentes tamanhos, projetadas e construídas em cascata umas sobre as outras, mas não se tem idéia do que o espera ao conhecê-la por dentro.
A luz natural entra pelas 260 janelas de suas 36 cúpulas e ilumina os mais de 20 mil azulejos.
|
O tom azul predomina com equilíbrio entre as outras cores. Os azulejos, vitrais e uma iluminação especial à noite, fazem da Mesquita Azul uma das edificações mais bonitas e famosas do mundo.
|
Gostei muito do texto acima. Descreveu com maestria a linda cidade da Turquia.
ResponderExcluirEstou pensando em ir a Turquia o ano que vem e gostei muito do seu blog.
ResponderExcluirGostei muito de seus comentários. Vou viajar para Istambul no próximo mês e seu texto me ajudou muito a ter uma ideia do que visitar. Além disso as fotos são lindas. Obrigada!!!
ResponderExcluirOi tudo bem ? Vc não falou do mercado turco é barato ? Compra jóias pela medademdo preço ? Obrigada
ResponderExcluirEu falo sobre os mercados em outro post (Grande Bazar e Bazar das Especiarias). Nesses locais se encontra de tudo: comida, bebida, roupas, artigos de couro, tapetes, louças, luminárias, todo tipo de lembrancinhas, e também jóias. É mais barato que no Brasil, mas as jóias não chegam a valer a metade do preço. Como todo lugar tem de tomar cuidado para não comprar coisas falsificadas (tem muita falsificação por lá, principalmente roupas de marca).
ExcluirEu e esposa iremos à Istambul no inicio de Ago/13, e suas informações foram valiosas para nós. Obrigado por compartilhar conosco.
ResponderExcluirGetulio Jucá
Recife-Pe.
02/07/13
Oi Christina! Fiquei em dúvida quanto a compra do bilhete de acesso a Hagia Sofia, por exemplo. Compra-se na hora somente? Os principais pontos turísticos paga-se para entrar ou como funciona? Obrigada!
ResponderExcluirEllen, não tem outro jeito de comprar os ingressos, você irá comprar sempre no próprio local sem problemas, mas saiba que vai perder um certo tempo em filas. Um jeito de economizar tempo é se você for realizar a visita através de uma agência pois eles já terão os ingressos em mãos, ou se você tiver direito de pegar a fila prioritária e aí sim irá bem rápido (por deficiência ou idade). De qualquer forma as atrações são imperdíveis, então paciência para enfrentar milhares de turistas nesses locais.
ExcluirO centro histórico de Sultanahmed é o mais cheio de turistas, então para tentar otimizar o seu tempo chegue cedo e comece com a Mesquita Azul (diariamente às 9:00hs), cujo acesso é gratuito e só vai enfrentar a fila para entrar. Atravesse a praça de Sultanahmed e visite a Hagia Sofia (fecha 2a. feira), cujo ingresso custa por volta de 25 liras turcas. Aí serão 2 filas: uma para comprar o ingresso e outra para entrar. Depois vá até a Cisterna da Basílica, bem em frente à Hagia Sofia, cujo ingresso custa por volta de 10 liras (novamente 2 filas). Nesta última a visita será rápida, não vai gastar mais de 30 minutos lá dentro. Só depois de sair você deve então conhecer a área onde está o Hipódromo/Coluna Serpentina, etc., pois é uma área ao ar livre sem ingressos e a essa altura a maior parte dos grupos de turismo já saíram de lá. (é o primeiro local a ser visitado pelas agências)
Saindo dali poderá ir à pé mesmo (ou de trem de superfície é apenas 1 estação) ao Palacio Topkapi, novamente 2 filas, mas como são várias para compra do ingresso é mais rápido, também por volta de 25 liras. Como vai demorar bastante tempo no Palácio programe-se para almoçar antes de entrar ou lá mesmo. Existe um restaurante no próprio Palácio (no final da visita você passará por perto), um lugar muito agradável à beira do Bósforo: na primeira vez que fui eu adorei, mas o ano passado quando voltei não gostei muito, estava muito cheio e desorganizado, mas vale a pena dar uma olhada, quem sabe...Se quiser conhecer o Harém do palácio terá de comprar um ingresso a parte (não lembro o valor), mas é interessante, vá se tiver tempo.
Essas são as principais atrações de Sultanahmed (existem outras, como museus), mas provavelmente vai gastar boa parte do dia explorando esses locais. Se sobrar tempo pegue o trem e termine o dia no Bazar das Especiarias que é próximo, na estação Eminonu, e se quiser jante nas proximidades. Veja o post onde falo sobre isso.
Enfim, um dia de filas, muitos turistas, mas grandes atrações. Assim é Istambul!
Boa viagem e aproveite!