Páginas

LÍBANO: CARACTERÍSTICAS GERAIS

Bem gente, estou de malas prontas e ansiedade subindo…embarco hoje a noite para o meu primeiro destino: LÍBANO.

Então vamos a ele!

Nome completo: República do Líbano (Al-Jumhuriyah al-Lubnaniyah)


O Líbano é um pequeno país montanhoso no Oriente Médio situado no extremo leste do Mediterrâneo. Está localizado no ponto de encontro de três continentes – Europa, Ásia e África – fazendo fronteira ao Norte e ao Leste com a Síria, e ao Sul com os territórios palestinos ocupados. Sua costa possui aproximadamente 225 km de extensão, onde estão algumas das pricipais cidades: Beirute, Byblos, Sidon, Tripoli e Tyro. A capital Beirute é conhecida por suas belezas naturais e modernidade. As regiões montanhosas apresentam paisagens incríveis, especialmente no inverno, quando a neve cobre seus cedros. Líbano significa branco, talvez devido às suas montanhas, sempre cobertas de neve.
O Líbano é um país de uma região considerada como berço da civilização. É a pátria histórica dos fenícios, negociantes da Antiguidade, cuja cultura marítima floresceu na região durante mais de 2 000 anos e que criaram o primeiro alfabeto, do qual saíram todos os demais.

A beleza do Líbano deve-se à sua geografia, com sua larga planície costeira e suas duas cadeias de montanhas ao norte e ao sul (as montanhas do Monte-Líbano e Anti-Líbano). O fértil Vale de Bekaa, com seus rios Litani e Orontes, separam essas montanhas e dão vida à região. Nesse vale estão dois dos maiores picos do mundo: o Qournet Assouda no Norte do Monte Líbano (altitude 3.083 metros) e o Jabal al-Sheikh no sul da região do Anti-Líbano (altitude 2.814 metros).

O cedro do Líbano é mais que uma árvore, ele é o símbolo do Líbano. O cedro foi escolhido como emblema da bandeira libanesa por simbolizar força e imortalidade. Embora existam muitos tipos de cedros, o Cedro do Líbano ou Cedrus libani é a espécie mais velha e mais forte, podendo viver ao longo de centenas de anos. Antigamente as montanhas do Líbano eram cobertas de cedros. Tem-se conhecimento da árvore desde 3 mil a.C., quando a cidade de Byblos era um importante centro comercial da antiga Fenícia, junto ao Mar Mediterrâneo. Além disso, o cedro é muitas vezes mencionado na Bíblia Sagrada como um símbolo de força e de eternidade.

O Líbano possui uma riquíssima cultura herdada desde remotas épocas, de influências que vão da Fenícia ao Império Romano e ao mundo árabe. A cultura árabe como um todo - na qual a cultura libanesa está inserida - se destaca das demais por sua música, religião, danças, entre outros aspectos.


CLIMA
O país possui temperaturas moderadas ao longo de todo o ano. O inverno é suave na região costeira, e costuma nevar somente sobre as montanhas. Já o verão é quente no litoral e tende a suavizar com a altitude. Em certos meses do ano é possível esquiar nas montanhas e nadar no mesmo dia!

Temperaturas médias
MÊS
BEIRUTE
ZAHLE
TRIPOLI
Janeiro
13ºC
7ºC
12 ºC
Fevereiro
14ºC
9ºC
13ºC
Março
16ºC
10ºC
15ºC
Abril
18ºC
13ºC
18ºC
Maio
22ºC
20ºC
20ºC
Junho
25ºC
24ºC
24ºC
Julho
27ºC
24ºC
26ºC
Agosto
28ºC
25ºC
27ºC
Setembro
26ºC
23ºC
24ºC
Outubro
24ºC
19ºC
23ºC
Novembro
19ºC
11ºC
17ºC
Dezembro
16ºC
8ºC
13ºC


Quando viajar - Durante o verão (junho, julho e agosto) as temperaturas na região são bem altas e o clima na capital é úmido. A melhor época para conhecer o país é antes do verão (abril e maio) ou depois (setembro e outubro).

Moeda
Libra libanesa. No Líbano é possível pagar quase tudo com dólares, assim como a moeda local.
Em todos os lugares, todos, até mesmo no mercadinho aceita-se dólar. Todos sabem fazer a conversão de cabeça e dão o troco na moeda local. E o melhor: são honestos.

Para informações sobre saques ver site do cartão VISA

Para conversão de valores em diferentes moedas ver este site.


Idioma e população
O Líbano utiliza as línguas, árabe (oficial), francês, inglês, turco, e armênio.
O árabe é a língua oficial do país, sendo falado na sua forma de dialeto libanês. Este dialeto é inteligível para os árabes do Médio Oriente, caracterizando-se pela presença de várias palavras estrangeiras oriundas do francês, inglês, turco e italiano. O francês e o inglês são as segundas línguas do país, sendo entendidas por cerca de 50% da população. A língua armênia é utilizada pela minoria armênia do país.
A população do Líbano é composta por diversos grupos étnicos e religiosos: muçulmanos (xiitas e sunitas), cristãos (maronitas, ortodoxos, melquitas, assírios, coptas) e outras, incluindo os drusos e alauítas

Horário comercial
-
Bancos: de segunda a sábado, das 8h30 às 12h30.
- Comércio: de segunda a sábado, das 9 às 18h. Horários variam, principalmente durante o verão. Restaurantes ficam abertos até tarde.

Fuso horário
+ 5 horas em relação ao horário de Brasília. Beirute adota o horário de verão.

Vistos
Brasileiros precisam de visto prévio para viajar ao país.  Pode-se obter o visto no desembarque, mas quem quiser tirar o visto com antecedência, deve procurar o consulado.
Importante: vistos são recusados a quem tiver carimbo ou visto de Israel.
- Principais endereços do consulado:
*  Brasília: SES - Av. das Nações, quadra 805, lote 17, tel. 61 3443-6256, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h
*  Rio de Janeiro: Rua Dona Mariana, 39, Botafogo, tel. 21 2539-2125, das 9h às 13h
*  São Paulo: Av. Paulista, 688, 16o andar, tel. 11 3262-0604 / 0534, das 9h às 13h


Saúde.
Pronto-socorro – 1717
Vacinas - Não são necessárias

Polícia Turística
Polícia - 112

Em caso de dificuldades solicite a Brigada Turística do Ministério do Turismo em Beirute.
Tel.: 011-350901 / 343504 / 343280.
Escritório de informações turísticas
Ministério do Turismo

550, Rue de la Banque Central
B.P. 11-5344
Beyrouth - Liban
Tel.: 01-340940/4
Fax.: 01-340945

E-mail:
mot@lebanon-tourism.gov.lb

8 comentários:

  1. Boa viagem para as duas! Sei que vão se divertir e adorar! Divirtam-se. Beijos Cristina K.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, obrigada pela atenção. Pena que você não pode vir, iria adorar o Líbano! Acompanhe as postagens e verá...quem sabe será sua próxima viagem. Até mais! Chris e Nadia.

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia de viagem!!! Com certeza vcs vão aproveitar!!!
    Bjs
    Marijô

    ResponderExcluir
  4. Uau, esse blog está mesmo profissional!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,ficou faltando alguns detalhes que gostaria de ter certeza quanto as invasões e contrabando de armas e como é feito o policiamento nas Cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, desde a época que estive lá a situação política da região se agravou bastante, principalmente em locais mais próximos a Israel e, principalmente, a fronteira com a Síria. Acredito que o policiamento e a presença do exército tenha se intensificado nessas regiões. Quando estive lá o exército estava sempre nas ruas, soldados e tanques nas principais rua e esquinas, mas era tudo muito tranquilo e seguro, e pelo que sei continua assim.

      Excluir
  6. Que legal... Quanta informação Boa! Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita ao blog. Qualquer dúvida pode perguntar. Boa leitura!

    ResponderExcluir