Páginas

TURQUIA: ISTAMBUL



Nome Oficial: Türkiye Cumhuriyeti (República da Turquia)



População
70 milhões
Superfície
814.578 km2
Presidente da Republica
Ahmet Necdet Sezer
Capital
Ancara (Ankara)
Outras grandes cidades
Istambul, Izmir, Bursa, Konya, Adana, Antalya, Gaziantep
Religiões
Islâmica (99%), Cristã (ortodoxos, católicos, jacobinos), Judia
Lingua oficial
Turco
Crescimento demografico
1,5%
Média anos de vida
69,1 (1999)
Produto per capita
2.878 dólares americanos (1999)
Economia
Serviços 61,7%, Indústria 23,2% e Agricultura 15% (1999)
Horário
Meridiano de Greenwich + 2 horas
Moeda
                     Lira turca/ 1 euro= 0,5 liras turcas TL
                     Lira turca/1 dólar= 0,7 TL
                     Lira turca/1 real= 1,18 TL         
Em vez da YTL (Yeni Turk Lira - Nova Lira Turca) a partir de 2009 a Turquia passou a usar TL ou TRL(Turk Lira - Lira Turca).
Melhor moeda para levar: dólar americano.


Fuso horário

A Turquia fica duas horas à frente de Greenwich (GMT) e cinco horas à frente de Brasília. O horário de verão na Turquia vai do último domingo de março ao último domingo de outubro.



Tempo e quando ir


Pode se dividir a Turquia nas seguintes regiões quando se fala em termos de temperatura:
Costa do Mar de Marmara (Istambul): Verão quente e invernos frios
Costa do Mar Egeu (Kusadasi, Izmir, Efeso e Pamukkale): Verão quente e invernos frios.

Costa do Mar Mediterraneo: Verão quente e inverno frio.

Costa do Mar Negro: Clima temperado, verão quente, inverno temperado com chuvas intensas.

Central da Anatólia (Ancara e Capadócia): Clima montanhoso com verão seco e quente, invernos frios

Oeste da Anatólia: Verão temperado, invernos rigorosos com muita neve.

Sudoeste da Anatólia: Verão quente, invernos chuvosos e frios


Em Istambul faz frio entre dezembro e março, os dias são cinza e venta muito. A média de temperatura é de 5ºC, mas a umidade aumenta a sensação de frio. Chuvas de granizo ou neve não são incomuns; a cidade fica coberta com uma grossa camada de neve pelo menos uma vez a cada inverno. 

Verões podem ser sufocantes; a média de temperatura é entre 25ºC e 30ºC de junho a agosto, ocasionalmente passando dos 35ºC. O dia é quente e úmido; mas, nos refrescantes fins de tarde, muitos descem até o Bósforo para aproveitar os cafés de frente para o mar.



A melhor época para viajar é entre abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono), quando as temperaturas e giram em torno dos15ºC e as atrações estão menos cheias. De vez em quando, o poyraz, vento fresco vindo da Península Balcânica, e o lodos, vento quente vindo do sul, podem resultar no efeito ‘quatro estações no mesmo dia’. Ambas as estações são épocas de festivais.



 Clima em Istambul


Mês      Temp. mín. média               Temp. máx. média

Jan                     3                                              8
Fev                     2                                              9
Mar                     3                                             11
Abr                     7                                              16
Mai                    12                                            21
Jun                     16                                            25
Jul                      18                                             28
Ago                    19                                           28
Set                     16                                            24
Out                     13                                            20
Nov                     9                                             15
Dez                     5                                             11



Veja previsão do tempo online 

Aeroporto Internacional Atatürk (Atatürk Hava Limanı Yolu) 
Recentemente reformado, o principal aeroporto de Istambul fica cerca de 30 km do centro da cidade. Os vôos diretos do Brasil para a Turquia são feitos pela Turkish Airlines (THY).            Do aeroporto é simples chegar por conta própria ao centro histórico da cidade. Para pegar o metrô, siga os sinais Hafif Metro, cruze a rua para o otopark (garagem), tome o elevador e atravesse a galeria até estação (Havalimani). Ali, compre uma moeda (jeton) para o metrô, e pegue o trem que vai para Aksaray. Desça na sexta parada, chamada Zeytinburnu, saia da estação e compre outra moeda para o bonde (tramway) que vai até Sultanahmet,16 paradas depois. Dali é possível caminhar facilmente até a área onde ficam a maioria dos hotéis e pensões do centro histórico.

Existe também uma linha de ônibus expressos da empresa Havaş que liga o aeroporto a Taksim - o centro financeiro da cidade. Os táxis para Taksim custam entre 20 e 25 TL, mas o trânsito muitas vezes passa por engarrafamentos intermináveis e há relatos de taxistas desonestos. Combine sempre o preço antes de tomar um táxi.
O aeroporto tem lojas duty free no embarque e desembarque, casas de câmbio e caixas eletrônicos que aceitam cartões internacionais para saques. Além disso, a área de embarque tem inúmeros restaurantes e lanchonetes, mas custam 5 vezes mais caro do que na cidade.



DDI - 90 (Turquia)

Código de acesso da cidade - 212 (para o lado europeu) e 216 (para o lado asiático). Uma vez na cidade, só é preciso digitar o código de área se você estiver na área oposta. Senão, basta o número de 7 dígitos

Banheiros públicos

Muito interessante é um site denominado The Bathroom Diaries, onde se acha uma avaliação de banheiros públicos em todos os países, inclusive os da Turquia. 

Polícia turística

Yerebatan Caddesi 6, Sultanahmet Aberto diariamente, 24 horas. 

Para reportar roubos, perdas ou fraudes. A maioria dos oficiais fala inglês.



Informações Turísticas - No aeroporto você vai encontrar um posto de informações 24h que pode inclusive ajudar a reservar hotéis. O de Sultanahmet fica na Divan Yolu, 3,  Há outro na estação de trem de Sirkeci. Na região de Beyoglu, há um posto dentro do Istambul Hilton.


Mais informação sobre Turquia e Istambul


A Turquia (Türkiye, em turco) é ponto de união entre dois continentes, o Europeu e o Asiático. Os países vizinhos são, a oeste Bulgária e Grécia, a sul Iraque e Síria, a leste Azerbeijão, Geórgia, Armênia e a sudeste o Irã. Está rodeada por quatro mares: O Mar Negro ao norte, o Mar de Mármara a noroeste, o Mar Egeu a oeste e o Mediterrâneo ao sul. Os rios mais conhecidos são o Eufrates e o Tigre, e o mais extenso, o Kizilirmak. Em todo o país há, aproximadamente, 200 lagos naturais, e os lagos maiores, Van Gölü e Tuz Gölü, são salgados.

Considerado o país de população muçulmana mais ocidentalizada do mundo, a Turquia é marcada por contrastes que se refletem na fisionomia do seu povo, em suas paisagens (em seus quase 780 mil km2 você encontra neve e praias), em suas construções (templos romanos, arte bizantina e mesquitas) e na desigualdade social. A sensação é de estar constantemente transitando entre o Oriente e o Ocidente.

A Turquia é habitada desde tempos muito antigos. Por volta de 7500 a.C. já havia cidades na Anatólia, inclusive Çatal Hüyük, próxima à atual Konya, que disputa o título de cidade mais antiga do mundo. Alguns objetos dessa época podem ser encontrados no Museu das Civilizações em Ancara.

Muitas das civilizaçoes que tiveram o seu aparecimento na Turquia ainda existem, e duas das chamadas Sete Maravilhas do Mundo encontram-se na Turquia: o Templo de Artemisa em Éfeso e o Mausoléu de Halikarnassos em Bodrum. Em Alanya pode-se nadar na praia onde também nadou Cleópatra. Em Demre viveu São Nicolau (Santa Claus). No leste do país encontra-se o Monte Ararat onde, segundo a lenda, encalhou a Arca de Noé.   

A história da Turquia confunde-se com a história da Europa, mas também com a do continente asiático. As primeiras grandes cidades do mundo nasceram nas planícies da Anatólia no período pré-histórico. Mais tarde, era na costa oeste da Turquia que ficavam algumas das principais cidades da Grécia Antiga, incluindo a antiga cidade de Tróia, que acabaria destruída pelos exércitos gregos. Durante a Antiguidade Clássica, a Turquia estava divida em zonas bem diferentes. A costa oeste, banhada pelo Egeu, havia grandes cidades de origem grega, que serviram às conquistas de Alexandre e aos sonhos de António e Cleópatra. O interior turco pertencia a outro mundo, influenciado pela cultura asiática que reinava na Pérsia antiga. Com a divisão do Império Romano, Constantinopla (depois Bizâncio e hoje Istambul) se tornou um novo império. E assim foi até ao século XIV quando chegou o poder do Islã: com a conquista por Maomé II de Constantinopla em 1453, a Turquia tornou-se peça central do Império Otomano. Durante três séculos os turcos foram-se expandindo através dos Balcãs, chegando mesmo até as portas de Viena. No século XVIII, começou a queda do Império Otomano e a Turquia foi perdendo importância no jogo político. Depois da crise da Criméia, a Turquia percebeu que era para sul e não para norte que estava o seu futuro. Foi por essa altura que o seu domínio sobre a Arábia se intensificou. E seria na península arábica que a 1º Guerra Mundial iria atingir a Turquia. As campanhas do mítico T.E. Lawrence ajudaram a destruir o Império Otomano e em 1923 foi instituída a República da Turquia. E foi aí que surgiu a figura de Kemal Ataturk, o presidente que revolucionou por completo o estado turco. Separou o Estado da Igreja, apostou na constituição de um Parlamento representativo e trouxe a Turquia para o mundo ocidental. Desde 1963 a Turquia está na lista de espera para aderir à União Europeia, mas viu a sua candidatura ser recusada sucessivamente. A partir de meados de 2005 teve inicio um longo processo para culminar na adesão efetiva da Turquia à União Européia.


Veja o mapa interativo do centro histórico de Istambul 


Istambul é uma das cidades mais antigas do mundo, fundada no ano 657 a.C., quando recebeu o nome de Bizâncio, uma alusão ao nome do comandante grego Bizas, que conquistou a região. Durante mil anos de desenvolvimento se tornou império em 323 d.C., quando o imperador Constantino transformou-a em capital do Império Romano do Oriente, mudando seu nome de Bizâncio para Constantinopla, um poderoso centro comercial de negócios com a Europa.  Ao longo de sua história a cidade foi, sucessivamente, a capital de três impérios: o Romano – de 330 a 395, o Bizantino – de 395 a 1453, e o Otomano – de 1453 a 1922.


Bizâncio, Constantinopla, Istambul. Poucas cidades no mundo já tiveram nomes tão imponentes quanto esta. E nenhuma outra ocupa dois continentes ao mesmo tempo. Talvez sejam estas características que melhor definem o caráter de Istambul. Uma cidade, dois continentes, três nomes, cinco religiões, um império (Otomano) temido e respeitado, uma fascinante metrópole de evidentes contrastes entre o exótico e o ocidental. Haréns dos sultões, bazares labirínticos, mesquitas, basílicas, vestígios romanos. Garotas de jeans e senhoras de burca. Istambul é realmente impressionante, impactante!


As maiores atrações de Istambul são resultado exatamente do período de sultanatos do Império Otomano e de suas extravagantes e exóticas obras. Depois de conquistarem a Bizâncio dos gregos os otomanos deram novo impulso à região e nas suas obras instalaram as riquezas que trouxeram de diversas conquistas em outros pontos do planeta.


A capital da Turquia é Ancara (Ankara), localizada a 450km de Istambul, mas é Istambul que atrai grande parte dos visitantes da Turquia. A cidade (cuja população tem cerca de 12 milhões de habitantes, é três vezes maior que Ancara) é arrebatadora, com monumentos lindos, comida maravilhosa, e uma estrutura bem consolidada para receber o visitante. As fabulosas mesquitas e seus minaretes consagram Istambul como uma das cidades mais atraentes e exóticas do mundo. De fato, os minaretes são sua marca registrada, e estão lá há centenas de anos servindo aos desígnios do Corão, difundindo os cânticos dos muesin a avisarem que é hora da oração.


Mas Istambul vai muito além de suas mesquitas e da sua rica herança arquitetônica. Istmbul é um fascinante destino cultural, gastronômico, folclórico e artístico, e também uma moderna e importante cidade de negócios, onde se podem encontrar modernos hotéis, boutiques internacionais, restaurantes ultra-mordenosos, clubes noturnos bacanas, lojas de design, galerias de arte, e também, problemas de trânsito. Apesar de 95% da população da Turquia morar no lado asiático do país, Istambul é considerada européia e, segundo projeções, será a maior cidade da Europa até 2015.


Istambul é ao mesmo tempo uma cidade secular e moderna, européia e muçulmana, animada e exótica, misteriosa e atraente, uma cidade incomum, e que não pode ser definida apenas como “européia” ou “asiática”. Poucas cidades no mundo têm mesquitas ao lado de igrejas cristãs e templos muçulmanos, mercados árabes e palácios barrocos. Enfim, em nenhum outro lugar ocorreu tão boa mistura de Oriente com Ocidente.



Para se situar, saiba que o Estreito de Bósforo separa o lado asiático (predominantemente residencial) do lado europeu de Istambul. O lado europeu, por sua vez, é dividido pelo braço de mar chamado Corno de Ouro (ou Chifre de Ouro). Ao sul, fica o distrito dos Bazares e o bairro mais antigo e turístico: Sultanahmet. Ao norte, do outro lado do Corno,  o bairro de Beyoğlu e a Praça  Taksim, a parte mais moderna e centro financeiro da cidade, respectivamente. O Estreito desemboca no Mar de Mármara. Pela cidade, você pode andar de táxi, bonde, metrô e ônibus, mas o bom mesmo é fazer o máximo que puder a pé.



Locais como o Museu de Santa Sofia e partes do Palácio Topkapi se beneficiaram com obras por Istambul ter sido escolhida como Capital Européia da Cultura em 2010. As casas de madeira de estilo otomano, que durante muitos anos permaneceram abandonadas no centro da cidade, foram recuperadas. Mas, mais do que construção de novos edifícios, os turcos apostaram na programação cultural: artes visuais, ópera, música clássica e contemporânea, cinema, literatura, teatro e cultura urbana estiveram em evidência. 


Como Istambul é muito grande e tem muitas atrações turísticas, achei interessante organizar os pontos de interesse por bairros, pois foi assim que eu consegui entender a cidade e me organizar para desenhar meu roteiro diário de visitação. Mesmo sem ter conseguido conhecer tudo em 5 dias, vou utilizar essa classificação para fazer as próximas postagens sobre os pontos que visitei na cidade. Se você tiver mais tempo com certeza conseguirá conhecer tudo e mais um pouco (porque tem mais!).

1.    Bairro deSultanahmed
1.1. Praça de Sultanhmed
1.2. Mesquita Azul e arredores: 
1.2.1.1.       Museu di Tapete Vakıflar 
1.3. Basílica de Santa Sofia e arredores
1.3.1.1.       Cisterna da Basílica 
1.4. Hipódromo e arredores:
1.4.1.1.       Obelisco Egípcio
1.4.1.2.       Coluna Serpentina ou Salomônica
1.4.1.3.       Coluna de Constantino
1.4.1.4.       Fonte de Wilhelm II
1.4.1.5.       Banhos de Roxelana
1.4.1.6.       Museu de Artesanato de Istambul 
1.4.1.7.       Bazar da Cavalaria
1.4.1.8.       Museu de Arte Turca e Islâmica 
1.4.1.9.       Mesquita Sokollu Mehmet Pa¤a 
1.4.1.10.    Mesquita Kuçuk Haghia Sophia 
1.4.1.11.    Museu de Mosaicos 
1.4.1.12.    Bazar Arasta
1.5. Palácio Topkapi 
1.5.1.1.       Parque Gülhane
1.5.1.2.       Museu de Arqueologia 
2.    Bairro de Beyazıt
2.1. Grande Bazar 
2.2. Praça Beyazıt
2.3. Mesquita Beyazıt 
2.4. Mesquita de Suleymaniy 
3.    Bairro Eminönü e Chifre de Ouro
3.1. Parque Gülhane
3.2. Estação Sirkeci
3.3. Muralhas da Cidade
3.4. Mesquita Nova 
3.5. Bazar Egípcio 
3.6. Rustem Pasa Camii (Mesquita Rustem Pasa) 
4.    Bairro Gálata
4.1. Ponte Gálata
4.2. Torre Gálata 
4.3. Galata Mevlevi-hanesi 
5.    Bairro de Beyoğlu
5.1. Istiklal Caddesi / Cicek Pasaji / Nevizade Sokak
5.2. Galatasaray Square
5.3. Museu Pera e Pera Palace Hotel
5.4. Praça de Taksim
5.5. Museu de Arte Moderna de Istambul
6.    Outros bairros:
6.1.   Nisantasi / Ortaköy / Besiktas
       6.4  Palácio Dolmabahçe 
7.    Estreito do Bósfor e arredores:
7.1. Forte de Rumeli Hisar 
7.2. Torre da Donzela 
7.3. Palácio de Beylerbeyi 
7.4. Palácio de Kucuksu 
8.    Bairro de Edirnekap
8.1. Igreja de São Salvador em Chora 
















210 comentários:

  1. Oi Cristina, nossa vc deu uma porção de informações muito legais e importantes. Suas fotos também sao indas. Olha quero fazer uma pergunta aqui é o local? Entao to querendo fazer turquia libina siria e israel....De Onibus a partir da turquia? o q vc acha? toledolc@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sobre a viagem de ônibus para esses países a partir da Turquia acho que é um trecho enorme, muito cansativo, e nesse momento muito perigoso porque você teria de cruzar a Síria. Sei que a passagem por terra pela fronteira da Síria é demorada e complicada, e nesse momento, devido a violência instalada na região, acho muito complicado e perigoso fazer essa viagem de ônibus, nunca se sabe o que pode acontecer. Outro problema é que se você passar pelo Líbano não poderá entrar em Israel e vice-versa (o visto é negado pelo 2 países). Então, se quiser ir a Israel desista do Líbano, ou ao contrário. Por segurança eu deixaria de visitar a Síria nesse momento e faria a viagem de avião: Turquia/ Líbano ou Turquia/Israel. De qualquer forma, se o seu espírito aventureiro falar mais alto, pesquise blogs de viajantes que andaram por esses países de ônibus, como "O mundo numa mochila" -http://claudiomar.blogspot.com/
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. oi, queria uma dica sua de hotel para ficar em stambul. terei 4 noites por lá e viajarei sozinha. super obrigado. dani

    ResponderExcluir
  4. Acho que o melhor é ficar no bairro de Taksim porque é bem estruturado em termos de transporte, rede hoteleira e comércio. De lá você consegue chegar facilmente às principais atrações da cidade. Eu fiquei lá, no hotel Nippon, e adorei. Falo sobre isso aqui no blog e sobre muitas outras dicas da cidade. Como você tem poucos dias é melhor se organizar e planejar bem sua viagem para não perder tempo. No final das páginas clique em "postagem mais recente" e será direcionada para outras postagens sobre Istambul com tudo sobre a cidade: principais passeios, dicas de transporte, restaurantes, etc...Faça isso sempre que chegar ao final da página até ver todas as postagens sobre o que te interessa. Espero ter ajudado, e boa viagem!

    ResponderExcluir
  5. Cristina, boa tarde!
    Achei que era melhor levar euros... agora, fiquei confusa!

    ResponderExcluir
  6. Tenho dito que se for usar o euro em espécie, ao invés da lira turca, você está arriscado a perder dinheiro na conversão. Os turcos, principalmente nos bazares, são muito malandros e tentam te enrolar. Eles fazem a conversão do produto como se euro e dólar valesse a mesma coisa, por ex. se um produto custar U$30 nas conversão da lira turca, eles dizem que vale 30 euros também! Para nós isso faz muita diferença, e é lógico que quem tem dólar numa hora dessas sai ganhando. Por isso aconselho só usar a lira turca, e sempre trocar Euro ou dólar nas casas de câmbio. Se levar euro para trocar ao invés de dólar, teoricamente dá na mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela resposta! Vou pesquisar a cotação do dólar e do euro em relação à lira turca e ao real para ver o que fica melhor. Lá, eu pretendo trocar por lira turca.
      E parabéns pelo blog.
      Li todos os post sobre a Turquia (embora eu vá apenas a Istambul e Capadócia). Vou, inclusive, imprimir alguns e juntar ao meu guia de viagens.
      Mais uma vez, obrigada pelas informações.

      Excluir
    2. Boa tarde Christina, vou a Istambul no final de Junho e estou na dúvida se levo euro só em moeda ou se coloco parte dos euros no cartão VTM (não sei se vc conhece), é um cartão de débito com bandeira Visa ou Master são adquiridos nas casas de câmbio aqui no Brasil. Outra coisa que tenho dúvida, é onde trocar euro por lira turca, no aeroporto de Ataturk ou na cidade é fácil encontrar locais pra fazer essa troca? Abraço

      Excluir
    3. Sem dúvida é melhor colocar parte do dinheiro no cartão VTM. Eu fiz isso e usei sem problemas por lá, tanto para gastos em lojas e restaurantes (funciona como cartão de débito), como para retirar dinheiro ou trocar na moeda local. Fiz minha troca em casas de câmbio, elas estão por toda a cidade de Istambul, não vai ter problemas quanto a isso. Boa viagem!

      Excluir
  7. Christina seu blog é sensacional! Tudo que eu precisava está aqui!!! Vc está de parabéns!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lina, e se precisar de alguma informação que não está aqui, me escreva. Boa viagem!

      Excluir
  8. Christina, parabéns pelo Blog, será muito util. Farei um cruzeiro que atracara em Istambul por 2 dias. Vc tem alguma sugestão do que é mais importante para se fazer em tão pouco tempo? Outra coisa, pelo que entendi, é melhor usar dolares que euros, isso mesmo?....como é a aceitação de cartões de crédito?... Quero me organizar direito para não ter dor de cabeça..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois dias em Istambul realmente é pouco tempo! Talvez seja mais interessante focar nas principais atrações do centro histórico: Hagia Sofia, Mesquita Azul, Palácio Topkapi, Grande Bazar e Bazar das Especiarias. Vai ter de correr um pouco para ver isso, mas dá tempo, a não ser que você goste e queira fazer compras. Nesse caso escolha apenas 1 Bazar (veja os dois aqui no blog e escolha).
      Se você não for usar a lira turca para a maioria das despesas, então use o dólar ou cartão, mas é importante trocar um pouco de dinheiro local nas casas de cambio para as pequenas despesas (transporte, por ex.). O cartão de crédito é aceito em todos os lugares, sem problemas.

      Excluir
  9. Valeu Cristina, qq dia apereço para perguntar mais algumas coisas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá Crhistina, sou "marinheiro de primeira viagem" estou indo fazer intercambio na Turquia... gostaria que você me desse dicas, sobre DINHEIRO,quanto mais ou menos devo levar para passar 6 semanas, que tipo de roupas devo levar... desde já agradeço!

    itallo carvalho

    itallo.carvalho@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intercâmbio na Turquia, uau! Tem interesse em aprender turco? Minha nossa, que desafio!
      A primeira pergunta é muito difícil de responder porque depende de muitos fatores, como: tipo de hospedagem (casa de família? albergue? aluguel?etc), o que pretende fazer (curso+viagens?, estágio?), tipo de alimentação (só vai comer fora? poderá cozinhar suas refeições? o que prefere comer, refeição completa e/ou lanche?). Percebe? Mas você pode ter uma base: leve em conta o seu estilo e necessidades e imagine que vai passar 6 semanas aqui. Então leve o equivalente para lá porque os preços são semelhantes ou até inferiores.E é lógico, sempre tenha uma sobra de dinheiro para emergências, e os cartões ajudam muito nessa hora, mas não esqueça de falar para a gerente do seu banco o período que estará lá, senão há o perigo de bloquearem seu cartão. E importante: faça plano médico!
      A segunda pergunta é mais tranquila: pelo que entendi você vai agora, ou seja, vai chegar lá no verão. É bem quente! Leve roupas leves e sempre um agasalho caso esfrie a noite, mas o tipo de roupa vai depender dos programas que fará. Como roupa é um artigo muito barato por lá, se algo faltar não vai ter dificuldade de comprar.
      Aproveite, se puder viaje bastante pelo país que é lindo, tire muitas fotos e boa viagem!

      Excluir
  11. Por favor você sabe como faço para trocar Lira turca por real? Pois ja contaquitei varias casas de cambio e B Brasil e nenhuma fazem essa troca. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoele, essa é uma tarefa difícil, por isso torrei minhas últimas liras no freeshop antes de embarcar de volta para o Brasil. Tente entrar em contato com a COTAÇÃO, que é uma empresa do Banco Rendimento. O telefone é: 40021010, e o site: http://www.cotacao.com.br/3
      Se eles não conseguirem resolver a questão acho que o único jeito é você tentar passar para pessoas que estejam de viagem marcada para lá.

      Excluir
    2. Emanoele, vc vendeu as suas liras turcas?

      Excluir
  12. Estarei na Turquia e Capadócia de 01 a 12 de agosto, posso usar blusas de alça e shorts??? E vestidos??? Nas mesquitas alem da cabea coberta tenho que estar de calça comprida??? OOO querida me ajude a fazer as malas, rssss, obrigada viu, bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Capadócia não terá problemas em usar essas roupas, e como nessa época é verão e faz muito calor por lá, é bom que escolha roupas leves (mas que podem ser discretas), e também não esqueça da garrafinha de água mineral, vai precisar.
      Em Istambul já fica mais difícil porque você vai passar e querer entrar em muitas mesquitas, e nesse local não dá para entrar de shorts, seria uma falta de respeito, entende? Se seu dia de passeio não tiver uma mesquita pelo caminho, pode usar a roupa que quiser, mas lembre-se que está num país de maioria muçulmana, então não custa ser discreta, mesmo usando roupas leves.
      Toda mulher que entrar em uma mesquita tem de colocar um véu na cabeça e cobrir os ombros. Por isso é bom levar um xale na bolsa. Aproveite e compre uma pashimina na Turquia: são lindas e baratas! Quanto à roupa em Istambul, melhor usar uma bermuda discreta, aí não terá problemas. Evite também roupa decotada nas mesquitas, se usar cubra o colo e ombos. Nas mesquitas mais visitadas sempre tem uma pessoa na entrada para orientar, e eles tem também véu para emprestar caso esqueça o seu, mas duvido que queira usar...ah, e todos também têm de tirar os sapatos que em geral são carregados com você em saquinhos plásticos que eles entregam, ou em algumas mesquitas, são colocados em prateleiras na entrada.
      Coloque também na sua bagagem muita disposição, vai precisar, pois são tantas atrações que temos de andar o dia todo para conseguir conhecê-las, mas vale a pena, é lindo!. Boa viagem!

      Excluir
  13. ola , Cris , vou viajar para istambul em setembro, e vou sozinha , doida ne, mais acho que valerá a pena o que mais me preocupa e que nao sei falar nada em ingles e nem em turco, ja reservei hotel na cidade velha perto das mesquitas para nao ter que andar de onibus para nao me perder , voce acha dificil esse meu desafio ...???
    será que encontro alguem que fale pelo menos um espanholzinho rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá aventureira (não é louca não), eu também gosto de viajar sozinha, mas é preciso sempre tomar cuidado com sua segurança. Falar inglês ajuda muito, e acho complicado não saber nada porque irá perder muitas informações importantes. Para minimizar isso é muito importante que você planeje muito bem sua viagem, pesquisar bastante os locais que vai conhecer, e ter roteiros e mapas na mão que você já tenha estudado. No meu blog vai achar muitas dicas para te ajudar nisso. Mesmo ficando no centro histórico vai precisar se locomover e para isso não use ônibus ou taxi, não por medo, mas porque o trânsito é caótico e vai perder tempo. Use e abuse do "trem de superfície" (espécie de bonde) e metrô. É muito prático e fácil. No blog tem também a relação das estações com as atrações perto delas.
      Istambul é uma cidade com milhares de turistas e é possível que você encontre quem fale espanhol e também português, mas não conte com isso, seu maior aliado é seu planejamento. Caso tenha alguma emergência, telefone para um conhecido no Brasil que fale inglês (compre cartão telefônico em qualquer banca) e peça que ele traduza o que precisa. Acho que não vai usar, mas anote o telefone da embaixada brasileira em Istambul: (212) 652 1000 / (212) 652 1000
      Lembrei que tenho uma lista de palavras e expressões em turco, pode ser útil. Se quiser escreva um e-mail para mim e eu te mando ( meu e-mail está no meu perfil completo).
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  14. Olá Cris, viajo para Turquia dia 07 de setembro, mas ainda tenho uma ´dúvida qto a que moeda levar? Pelo que entendi o melhor seria o dólar? Pretendia levar a lira turca, mas não achei em nenhuma das lojas de cambio que fui aki no Rio de Janeiro. Tenho chance de trocar real por lira turca? bjssssss da cará Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina
      Você deve comprar dólar ou euro para levar e não o real, e lá na Turquia trocar pela lira turca. Eu preferi levar dólar, achei mais vantajoso na época. Você vai poder trocar em qualquer casa de câmbio na cidade, e usar a lira para transporte, pequenos gastos e compras nos bazares (nos bazares algumas lojas não aceitam cartão). No geral, nos hotéis, restaurantes e maioria das lojas, você poderá usar o cartão sem problemas (VTM ou de crédito). Quando for retornar não esqueça de trocar nas casas de câmbio as liras turcas que não gastar pois aqui no Brasil não conseguirá fazer isso. Se for em pequena quantidade poderá também aproveitar para gastar no freeshop de lá e comprar as últimas lembranças de viagem pois tem uma boa loja de produtos típicos.

      Excluir
  15. Oi Chris
    Pretendo viajar para Istambul em Janeiro,mas,é muito frio?
    Como é minhas férias, não tenho outra data, mas me falaram que até neva e muitos passeios não podem ser feitos, quero muito ir a Capadócia e andar de balão, ir a Pumakalle,será que dá para ir mesmo assim?
    Obrigada.Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta
      Infelizmente é verdade, o inverno na Turquia é rigoroso na maior parte das regiões e neva em Istambul e também na Capadócia. Para conhecer as atrações em Istambul você vai andar bastante a pé, e isso fica complicado no frio, ainda mais se nevar. Se você não tem como mudar a data, vá sabendo disso e curta o que for possível.
      No passeio de balão já faz frio normalmente. Quando eu fui a temperatura estava super agradável todos os dias, mas no passeio do balão coloquei um casacão super pesado, gorro, cachecol, luva, e ainda assim senti frio. Nem imagino fazer esse passeio em pleno inverno, deve ser congelante, mas se essa for sua única oportunidade...
      As outras atrações da Capadócia, assim como em Éfeso e Pamukkale também são ao ar livre, e as visitas são feitas a pé, ou seja, vá preparada para enfrentar frio o tempo todo. Boa sorte!

      Excluir
  16. Olá Christina! Estava procurando informações sobre Istambul e encontrei seu blog, parabéns, está fantástico! Estou pensando conhecer Istambul em novembro, mas estou com receio por causa do tempo, não com o frio, mas com a chuva. Sou brasileira, mas moro em Portugal e todos os anos tento passar meu aniversário viajando, por isso novembro. Será q você pode me dizer alguma coisa sobre "Istambul em novembro"? Minha segunda opção seria Marrakech, você conhece? Aguardo sua opinião. Beijo e obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula
      Eu fui a Istambul em Novembro de 2010, voltei de lá dia 22 e este dia do retorno foi o único que choveu e esfriou. Fiquei 12 dias por lá e acho que tive sorte pois durante toda viagem o tempo esteve muito agradável, com sol, apenas um pouquinho mais fresco a noite, mas nada que um casaco leve não resolvesse.
      Sou suspeita para falar de Istambul. A cidade, assim como o restante do país, é fascinante! Não conheço Marrakesh, mas Istambul é tão incrível que tenho certeza, não vai se arrepender e jamais esquecerá essa super viagem de aniversário! Ah...e aproveite para comemorar em algum restaurante típico da cidade, são muitos, alguns bem exóticos, e a comida excelente. Aqui no blog, no post sobre culinária turca, eu dou dicas de alguns restaurantes legais para ir. Boa viagem!

      Excluir
  17. Obrigada Christina :) A opção é mesmo Istambul, já compramos os bilhetes, vamos ficar 6 dias e o retorno também será dia 22. Desculpa incomodar, mas queria outra dica... o que ver/fazer do lado asiático? Já procurei informações, mas não encontrei nada de muito especial. Muito obrigada mais uma vez. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula
      Ótima opção! Como você vão ser 6 dias eu acho que é mais interessante você ficar mesmo só do lado europeu que é onde estão todas as atrações da cidade e tem muita coisa para conhecer. O lado asiático é pouco turístico, por isso você não achou nada a respeito. Eu sugiro, se tiver tempo, conhecer outros bairros ainda do lado europeu: Nisantasi, Ortaköy e Besiktas, três bairros residenciais da cidade muito próximos entre si que, ainda assim, têm personalidades bem distintas.
      Nisantasi, povoado por edifícios Art Nouveau, tem duas lojas de Gönül Paksoy, uma das marcas internacionais de estilistas famosos do país. Em frente, nas ruas paralelas e transversais, estão muitas outras lojas: Louis Vuitton, Chanel, ou Burberry; bares e restaurantes como o Club House, o Midpoint ou o Zazie; casas onde se come, bebe, relaxa, e ouve música.
      Ortaköy é uma das zonas residênciais mais sossegadas da cidade. Ao lado do terminal de balsas, a Praça Ortaköy (Iskele Meydanı) é cercada de cafés e restaurantes ao ar livre. As ruas de trás da praça foram revitalizadas e estão repletas de lojas de presentes. Aos fins de semana, acontece nela uma popular feira de artesanato. As pessoas sentam-se num banco de jardim com vista para o Bósforo, e comem Kampir, um prato/lanche/guloseima que não é mais do que uma batata gigante recheada com milho, cenoura e um sem-número de ingredientes e cobertura de iogurte. Trata-se de um prato antigo “adorado” por jovens.
      Besiktas tornou-se a referência nos hotéis de luxo, concentrando o Cirigan Palace, o Four Seasons Bósforo e o W Istambul. As lojas e os restaurantes também estão lá, por exemplo, o W abriu o seu restaurante W Kitchen – um cosmopolita espaço com portas e janelas abertas para a rua – e na rua em frente o estilista norte-americano Marc Jacobs que tem duas lojas com o seu nome.
      Viu só! Fique na "Europa", vai aproveitar muito mais!!! Boa viagem!

      Excluir
  18. Oi Chris, adoro seu blog, realmente a gente encontra "TUDO"que precisa aqui. Só uma perguntinha, nos bazares nem o cartão VTM eles aceitam? Obrigada. Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary
      Desculpe a demora na resposta mas estava viajando.
      O Cartão VTM é aceito em algumas lojas, assim como o cartão de crédito, mas tem outras que não aceitam. Por isso é bom levar dinheiro local caso necessite (troque antes a moeda estrangeira que levar, dólar ou euro, em alguma casa de câmbio na cidade)

      Excluir
  19. Ola,
    Gostaria de saber se Istambul é uma cidade segura que da pra andar a noite sem problemas. E também se vc tem alguma dica de albergue, de preferencia bem animado com bar e etc. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....
      Em Istambul você não terá problemas para andar à noite, eu fiz isso e me senti segura e tranquila. Uma rua muito animada é a Istiklal Caddesi, a principal rua de comércio de lá, e é como uma calçadão pois não passa carro, só o bonde. Como tem muitas lojas, bares e restaurantes, mesmo durante a semana, a rua fica cheia de gente até quase meia noite.
      Eu não conheço, mas pesquisei para você um com boa avaliação, bem localizado (fica no centro histórico perto de várias atrações) e com um bar bem frequentado na porta. É o Sultan Hostel. Veja todas as informações no Tripadvisor (você pode até reservar pelo site):
      http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g293974-d1150702-Reviews-Sultan_Hostel-Istanbul.html
      Neste site você poderá pesquisar por outros se quiser. Espero que tenha acertado na dica
      Boa viagem!

      Excluir
  20. Cristina, vc não tem idéia do quanto suas dicas são esclarecedoras. Estou de viagem marcada para Istambul dia 17/10/2012, e ficarei por lá até o dia 23. Gostaria de dicas para sair a noite, restaurantes, bares, shows...Eu tenho muita vontade de assistir a dança dos homens que ficam rodando, vestidos com roupas compridas e chapéus altos, você sabe qual é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourdinha

      Vou primeiro te responder sobre a dança dos dervixes. Tenho uma postagem onde falo sobre isso e dou a dica de um dos melhores locais para ver essa apresentação. O post e': "Os bairros de Gálata e Beyoglu em Istambul". Você pode acessá-lo pelo índice que fica do lado direito, em "Vou te contar": 2011-Março, ou pelo link:
      http://www.fuievolteipracontar.blogspot.com.br/search/label/Turquia%20-%20Istambul?updated-max=2011-03-24T21:20:00-03:00&max-results=20&start=3&by-date=false

      Sobre restaurantes eu fiz um resumo, dividido por bairro, dos que achei mais legais. Novamente veja o post em "Vou te Contar": 2011-Abril: "A culinária turca e outras dicas de viagem a Istambul", ou pelo link:
      http://www.fuievolteipracontar.blogspot.com.br/2011/04/culinaria-turca-e-outras-dicas-de.html

      Agora, sobre shows, bares e baladas, confesso que não pesquisei porque eu não tinha a pretensão de fazer esse tipo de programa, pois sabia que iria estar tão cansada que a única coisa que iria querer seria descansar para bater perna no dia seguinte. Mas você vai encontrar boas dicas no guia TimeOut:
      http://www.timeout.com/istanbul/
      Na região de Sultanahmed tem muitos bares e restaurantes, e sugiro também a região da praça Taksim de onde você acessa a rua Istiklal Caddesi, que é cheia de lojas, bares e restaurantes que ficam abertos até mais tarde. É bem legal.
      E pesquisando um pouco achei uma balada à beira do Bósforo, o Reina, comentada por quem foi, veja neste blog:
      http://longeeperto.com/reina-uma-balada-em-istambul-nos-fomos/

      Acho que com essas dicas já dá para você planejar sua diversão por lá. Aproveite!

      Excluir
  21. Olá Christina, parabéns pelo blog! Pra mim ele foi um achado (rs) estou indo para Istambul e Capadócia em outubro mas nao falo nada de ingles e menos ainda de Turco, será que vc podia me enviar a sua lista de palavras em turco, tentei acessar seu e-mail mas deu erro. Obrigada! mylenerocha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já mandei a lista por e-mail, ok?
      Outra sugestão, caso você leve um celular tipo iPhone, é baixar algum aplicativo que faça tradução, como o Google Tradutor. Aí fica mais fácil ainda, é só você escrever em português o que quer e a pessoa lê ou escreve em turco ou qualquer outra lingua, e o aplicativo vai traduzindo para você.
      Boa viagem!

      Excluir
  22. Oi Chris, que benção seu blog!!!! Vou para Istambul dia 25/12, sei que é muito frio, mas só tenho férias nesse período... infelizmente só terei dois dias para Istambul... vi em uma das respostas que vc se hospedou no Nippon e que é perto dos principais pontos turisticos, vou ficar lá também! Você não tem ideia da minha animação e ansiedade! Quero muito ver e experienciar coisas exoticas e diferentes (até comprar uma burca! - rs) alguma ideia em especial? obrigada!!!!!! Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela visita! Eu fiquei no Nippon, é bem localizado porque está perto da Praça Taksim de onde você pode pegar o metro para visitar as principais atrações. Os quartos são pequenos, mas acomodam com conforto. Se você não é fumante, não se esqueça de solicitar um quarto no andar não fumante.
      Tudo em Istambul é exótico e diferente, difícil até sugerir. Veja aqui no blog as sugestões e tente se programar. Não terá tempo para tudo, deve então priorizar o principal. Como estará muito frio acho que terá menos tempo ainda. Eu fiz uma sugestão do que fazer em 1 dia para um outro leitor. Pode ser que te ajude. Aí vai:
      Pegue o trem de superfície (bonde) e desça na estação Sultanahmed. Comece pelo antigo Hipódromo Romano, de lá siga a pé para a Mesquita Azul uma das mais belas do mundo (aberta às 9:00hs), depois atravesse a praça e visite a Basílica de Santa Sofia. De lá siga a pé e veja a Cisterna da Basílica.
      Agora vá a pe' ou pegue novamente o trem e desça na próxima estação: Gulhane, onde fará uma visita ao Palácio Topkapi (no blog tem um post só dele). A ala do harém é uma visita paga a parte, mas é muito interessante. Para facilitar sua visita alugue na entrada uns fones (com audio em várias línguas) que te servirão como guia. É legal almoçar no restaurante que tem lá (menu de degustação com especialidades turcas)

      Saindo do palácio, pegue o bonde e escolha um itinerário dependendo do seu interesse:

      1 - conhecer um dos típicos bazares de Istambul (de 2a. a sábado até 19hs), combinando com outras atrações próximas, que podem ser:

      A) Estação Eminonu: em frente está o Bazar das Especiarias ( eu prefiro este bazar porque é menor, mais fácil de andar, e tem de tudo!). Antes de entrar no bazar, se tiver tempo, pode conhecer uma mesquita que fica ao lado, é a Mesquita Nova. Depois, vá ao bazar, faça suas compras porque é inevitável, e ao sair pode jantar nos arredores. Vou te dar 2 sugestões:
      - Um ótimo restaurante bem ao lado do bazar:*Hamdi Et Lokantası
      - Ou então, se quer uma comida mais popular, atravesse em direção da ponte Gálata e verá algumas embarcações coloridas e iluminadas amarradas ao cais. Nelas eles vendem um prato típico que é o sanduíche de peixe.Tudo muito simples, com mesinhas espalhadas pela calçada e muito barato.

      B) Estação Eminonu: vá ao Bazar das Especiarias, e depois (ou antes, depende o seu tempo) visite a Torre Gálata a tempo de apreciar o por do sol que é lindo de lá de cima. Para chegar até a torre estando no Bazar das Especiarias, é só atravessar a ponte e subir a pé pelas ruazinhas estreitas (pergunte o melhor caminho a algum turco pela rua). Ao chegar, compre o ingresso e suba de elevador: a vista a 360 gras de Istambul é deslumbrante! Depois volte (se não foi, vá ao bazar) e jante em um dos locais acima.

      C) Estação Eminonu: antes de ir ao Bazar, faça um faça um mini cruzeiro (dura 1 hora) pelo Estreito de Bósforo. Em frente à estação você verá vários barcos grandes de turismo que oferecem esse passeio. Na volta visite o Bazar das Especiarias e jante em um dos locais sugeridos.

      D) Grande Bazar : pegar o trem e descer na estação Beyazit. Perto do bazar está a Mesquita de Beyazit, na praça de mesmo nome, pode visitar se estiver com tempo. Se quiser pode jantar em um dos restaurantes de lá. Mas se ainda sobrar um tempinho antes do jantar, aproveite e desfrute de um autêntico banho turco.Perto do Grande Bazar tem uma casa de banhos muito boa: o Haman Çemberlitas, que fica em frente à estação Çemberlitas.

      2 - Conhecer um bairro mais moderno e com vida noturna mais agitada.
      A Praça Taksim não tem nenhum atrativo, mas é o acesso à principal rua de comércio,a Istiklal Caddesi. Nessa rua você vai encontrar muitas lojas e restaurantes. No blog falo dessa rua e dou sugestão de locais.

      Boa viagem!

      Excluir
  23. Cristina, na próxima semana vou para Turquia (istambul, capadocia, pumakkale, kusadasi e bursa) você acha mta arriscado levar VISA TRAVEL MONEY? O melhor seria levar papel moeda em dolar ou euro mesmo? Estou pegando várias dicas no seu blog! Obrigada Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, eu também usei o VTM, é excelente, não vai ter problemas com ele. Só te aconselho não usar o dólar ou euro em moeda. Prefira trocar nas casas de câmbio pela moeda local (tem várias pela cidade), e use esse dinheiro para pequenos gastos como transporte e compras em algumas lojas dos Bazares (algumas não aceitam nenhum tipo de cartão). No mais use e abuse do VTM!
      Boa viagem!

      Excluir
  24. Olá Christina! Adorei suas dicas...iremos para Istambul no dia 20/12, onde ficaremos por 4 dias e depois vamos à Grécia e estou pensando que tipo de calçado levar?!?!
    Moro em uma cidade muito quente do interior de São Paulo e não tenho experiência de viagem ao exterior no inverno... vc poderia me enviar a sua lista de palavras em turco,Muito obrigada
    suzygranzoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, nessa época faz muito frio, chega a nevar! Deveria levar um calçado ou bota forrada além de meia de lã. E, além de segunda pele e malhas, leve um casaco bem quente, vai precisar!
      Vou te mandar a lista, mas como sugeri acima em outro comentário, é mais interessante você levar algum celular do tipo IPhone e baixar algum aplicativo que faça tradução, como o Google Tradutor.
      Boa viagem e espero que sobreviva ao frio!!! rsrsrs...

      Excluir
  25. Cristina, estou indo para Turquia gostaria de saber como posso fazer ligação a cobrar para São Paulo? obrigada

    ResponderExcluir
  26. Ola Cristina
    sera que vc poderia me ajudar...
    nos estamos em 3 ésoas e vamos dar uma paradinha rapida em istambul. vamos chegar dia 03-nov a note as 2300 hs e embarcaremos dia 05-nov as 0745 hs por isso tremos um dia inteiro para fazer uma breve visita em istambul. falo um ´poko de ingles.. o basico... queria saber se vc conhece alguma empresa q teria um serviços de tour privativo pra 3 pessoas com guia espanhol ou portugues pra eu contratar e nao perder tempo pra fazer as visitas ou vc acha que em um dia sem guia a gente daria conta de realixzar estes tour. vou ficar no hotel aquarium, bairro sultanahmet, prox a sofia...
    o que vc pode me dizer.. desde ja agradeço e seu blog nao é nenhum pouquinho bom.. É MARAVILHOSO!!! VC TA DE PARABENS! E EU NEM VI TUDO AINDA HEIN! obrigada
    cidinha ... obs.> peço pr vc mandar no meu email pessoal: cidinhacastro123@hotmail.com . obrigada denovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidinha
      Mandei essa reposta por e-mail, mas acho interessante colocar aqui também porque é uma dica para outros leitores.
      Como ponto de partida sugiro que saia cedo e visite as atrações em Sultanahmed que é o bairro onde está seu hotel. Comece o seu walk tour pelo antigo Hipódromo Romano (onde verá as ruinas do obelisco egípcio e da coluna serpentina). De lá siga a pé para a Mesquita Azul uma das mais belas do mundo (aberta às 9:00hs), visite seu interior, e depois atravesse a praça bem à frente e visite a Basílica de Santa Sofia, uma linda obra da época bizantina. De lá siga a pé e veja a Cisterna da Basílica (Cisterna de Yerebatan, ou Yerebatan Sarayi em turco) É pago, mas é muito interessante!
      Agora vá a pe' ou pegue o trem e desça na próxima estação: Gulhane, onde fará uma visita ao Palácio Topkapi (no blog tem um post só dele), que foi um antigo centro de poder do Império Otomano durante quase 400 anos, e hoje é um dos museus mais interessantes do mundo sobre o período Otomano (a ala do harém é uma visita paga a parte, mas é muito interessante. Se tiver tempo não deixe de conhecer). Para facilitar sua visita, você pode alugar na entrada uns fones (com audio em várias línguas) que te servirão como guia para entender cada parte do local ( ou então grude em algum guia de turismo e ouça as explicações...rsrsrs). Como vai demorar um pouco no palácio porque é muito grande, sugiro que almoce no restaurante que tem lá dentro, e aproveite para relaxar um pouco olhando o Bósforo, enquanto experimenta um menu de degustação com especialidades turcas.

      Saindo do palácio, pegue o bonde porque ainda dá tempo de ir a tarde até a Estação Eminonu e fazer um mini cruzeiro (dura 1 hora) pelo Estreito de Bósforo. Em frente à estação você verá vários barcos grandes de turismo que oferecem esse passeio. Na volta visite a Torre Gálata a tempo de apreciar o por do sol que é lindo de lá de cima. Para chegar até a torre ao sair do barco é só atravessar a ponte e subir a pé pelas ruazinhas estreitas (pergunte o melhor caminho a algum turco pela rua). Ao chegar, compre o ingresso e suba de elevador: a vista a 360 gras de Istambul é deslumbrante!
      Depois da visita à torre volta à estação Eminonu para escolher um local para jantar. Vou te dar 2 sugestões:

      1 - **Hamdi Et Lokantası - O restaurante ocupa quatro andares, mas o último é o mais legal: um terraço envidraçado que oferece uma vista linda. Prove o kebab de pistache e as porções de mezze, é muito bom.
      2 - ou então, se quer uma comida mais popular, da ponte Gálata e verá algumas embarcações coloridas e iluminadas amarradas ao cais. Nelas eles vendem um prato típico que é o sanduíche de peixe, que os vendedores gritam: "balik ekmek!" (peixe no pão!). Tudo muito simples, com mesinhas espalhadas pela calçada, e muito barato. A noite fica cheio de jovens.

      Espero que você tenha fôlego para esse único dia em Istambul. Se conseguir se organizar, dá para fazer. Aproveite, e quando voltar me conte como foi.

      Até mais,
      Christina

      Excluir
  27. Olá Chris, boa noite!

    Acabei de ler todo seus post e impossível não querer ir o mais rápido possível, rsrs

    Estou com algumas dúvidas...
    Quantos dias ficar em Istanbul?

    Você pode me dizer quantos dias ficou em cada cidade que passou e qual foi a sequencia?

    Vi que fez a ligação entre as cidades de avião. Qual companhia utilizou?

    Obrigada,

    Mariella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariella

      Toda viagem durou 12 dias: fiquei 6 dias em Istambul e para não perder tempo utilizei avião na ida e na volta da viagem ao interior da Turquia (todos os vôos pela Turkish Airlines). A sequencia foi a seguinte:
      1o. ao 4o. dia em Istambul
      5o. dia: Istambul - avião para Izmir e transfer para o hotel em Kusadasi para pernoite.
      6o. dia: Kusadasi / Éfeso / Pamukkale
      7o. dia: Pamukkale / Konya / Capadócia
      8o. dia: Capadócia
      9o. dia: Capadócia / Ankara - avião para Istambul
      10o. e 11o. dias: Istambul
      12o. dia: Istambul / S.Paulo

      Excluir
  28. Adorei o post, muito completo! Só gostaria de saber uma coisinha, vale a pena ir para lá pra comprar ouro? Quanto está saindo mais ou menos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As jóias em ouro tem um preço convidativo em Istambul – tanto no Grand Bazar (na parte próxima a “rua” Nuruosmaniye Caddesi) , como no Bazar Egipcio ou nas lojas em Istiklal Caddesi (rua que começa na praça de Taksim – a principal da cidade). Na Turquia existe o costume de se dar ouro de presente, por isso a oferta é grande. Se for comprar qualquer coisa, seja em ouro ou em prata, lembre-se sempre de procurar na peça o contraste, que é uma uma pequena marcação gravada na peça que informa o teor da liga metálica e quem o fabricou – isso mostra que é genuína. Não lembro o valor do ouro, mas no Bazar uma compra envolve o antigo rito da barganha, por isso é a negociação que vai estabelecer o custo final daquilo que se pretende comprar.

      Excluir
  29. Meg
    Desculpe a demora na resposta, é que eu estava viajando.
    Poder até pode, mas acho que nem vale a pena. Você pode comprar facilmente (em qualquer banca de revistas) um cartão telefonico internacional e falar de qualquer telefone público. Muito fácil e prático!

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Nossaaaaaaaaaaa... Estou realmente surpresa com seu bog, maravilhoso, exatamente o que eu procurava, parabéns pela iniciativa. Estou pensado em comprar um pacote que inclui;
    Turquia: Istambul, Capadócia, Pamukkale e kusadasi, a agencia oferece translado, são próximos? Vale à pena?
    Agradeço desde já pela atenção.
    soraiatimponi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraia
      Acho que não só pode como deve fazer esse trecho com uma agência pois os locais são muito distantes. Eu te aconselho a ir de avião de Istambul a Kusadasi, vai ganhar tempo e compensa porque a passagem é barata. De Kusadasi o pacote deverá te levar a visitar Éfeso/Pamukkale em 1 dia. No outro provavelmente passará por Konya em direção à Capadócia, e ficará ao menos mais 1 dia por lá. O retorno mais provável será por Ankara (capital da Turquia), e também sugiro que de Ankara pegue um avião para voltar a Istambul.

      Excluir
  31. Oi, vc acha melhor comprar os pacotes em agencias aqui? Vi alguns e todos são em Euro. Ou comprar e montar por la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleide.
      Eu comprei o pacote aqui no Brasil, achei mais prático e ainda tem a vantagem de poder pagar em prestação se necessitar, mas as cotações são em euro mesmo. Veja os pacotes que a operadora que eu fiz tem a oferecer:
      http://www.vltour.tur.br/ASPNET/Pacotes.aspx?busca&NomePais=Turquia&Pacote=0

      Excluir
  32. Olá bom dia.
    Suas dicas, orientações e experiencias são super legais. Parabéns, pelo blog. Estou indo à Turquia pela 1ª vez, eu e meu marido. Peço que vc me envie a relação de palavras em turco, para que eu me comunique, consiga me virar e ser educada. Meu e-mail daysec@oi.com.br
    Obrigada e que vc faça muitas viagens.
    Dayse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayse
      Vou te mandar a lista pelo seu e-mail, mas uma sugestão bem prática é você baixar um aplicativo no celular, caso tenha um telefone tipo IPhone, que seja um tradutor e com ele você terá boas condições de se fazer entender por lá.

      Excluir
    2. Obrigada Christina, já imprimi e está nas "minhas coisas importantes para viagem", vou baixar o app tb.
      Muito obrigada, depois posto resumo da viagem. tchau

      Excluir
  33. olá td bem? primeiramente parabéns pelo blog!!! Ele eh realmente completo e perfeito para todo o tipo de viajante. Eu e o meu namorado fechamos o pacote tbem de 10 dias (Ankara, Capadócia, Konya, Pamukale, Kusadasi, Éfeso, Izmir, Istambul) seu circuito ao contrário... rsrs... Estamos indo no período de 1 a 10 de dez. Já sabemos que será uma época de frio, mas estamos preocupados se chove... é ainda começo de inverno mas... vc pode nos orientar?
    Qto ao dinheiro, podemos levar apenas a moeda turca? vale a pena trocar no Brasil nas casas de câmbio (Real por TL)? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita ao blog, espero que tenha ajudado no planejamento de sua viagem.
      Nessa época que você vai é realmente frio, e pelo que sei a possibilidade de chuva em Dezembro em Istambul é grande, mas nas outras regiões é menor, embora faça mais frio, como por ex. na Capadócia.
      Quanto ao dinheiro você deve levar dólar ou euro e trocar lá (em qualquer casa de câmbio) pela moeda local para os gastos menores, e usar cartão de crédito ou VTM para os gastos maiores. Não se esqueça de trocar a moeda turca que sobrar antes de voltar (ou gaste o que sobrou no freeshop de lá) porque aqui no Brasil não vai conseguir trocar.

      Excluir
  34. OLa boa noite!! Seu blog é muito instrutivo!!
    Estou indo pra Turquia dia 14 de novembro e volto dia 25!!
    Vou a Istambul, Pamukale e Capadócia, fico 2 dias em Istambul, 2 em Pamukkale , 2 em capadocia, volto pra istambul pra terminar meus 12 dias!
    Que tipo de roupa vc me aconselha levar?
    Grata,
    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora.
      Eu fui para lá na mesma época há 2 anos e peguei um tempo bom, usava camiseta de manga curta de dia e uma malha a noite. Os turcos diziam que estava quente para a época pois já deveria estar frio. Como o tempo está meio maluco no mundo não sabemos o que esperar, por isso acho melhor você levar algumas blusas mais leves caso faça calor, mas se previna com roupas e um casaco mais quente pois o normal será fazer frio. Saiba que roupa não é caro por lá, então se tiver necessidade poderá comprar em Istambul.

      Excluir
  35. Olá Christina, parabéns pelo blog. Estou viajando para a Turquia para uma viagem de 2 dias no final de Janeiro. Dias 25 a 27 de janeiro/2013. Nessa época, neva? Eu adoro neve e espero vê-la. kkkk.. Outra coisa, como são os preços das coisas por lá tipo comida, refrigerante, transporte de metrô, táxi, etc. Informe-nos sobre preços por favor!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Henrique
      Só 2 dias em Istambul é muito pouco, principalmente no inverno porque neva na cidade e pode ficar mais difícil de se locomover. Se quiser uma sugestão do que fazer em tão pouco tempo, olhe a resposta mais acima, que eu dei para a Cidinha, onde coloco o que pode ver nesses dias que estará lá.
      Quantos os preços eu não me lembro dos valores em si porque estive lá há 2 anos, mas tudo é mais barato que no Brasil. O transporte é barato, mas o taxi pode sair caro pois o trânsito é caótico e vai perder muito tempo. Por isso evite taxi ou ônibus e prefira o trem/metrô. Quanto à comida a variedade é muito grande, desde lanches rápidos até restaurantes sofisticados, mas na média come-se muito bem sem gastar muito, e a comida é muito boa. No post onde falo da culinária turca dou dicas de alguns restaurantes. Espero que consiga aproveitar o máximo esses 2 dias em Istambul. Tenho certeza que vai querer voltar!

      Excluir
  36. Oi Chris, obrigada pelas dicas.
    Me esclarece uma coisa; vc foi de Istambul para (Kusadasi)Efesu de avião.e para Capadocia vc tbm foi de avião??
    tenho poucos dias em Istambul (6 dias) e quero muito visitar Efesus e Capadocia.Chego em Istambul dia 29/12 e meu voo de volta e dia 04/01 pela manha.
    Se vc tiver um roteiro pra que eu possa aproveitar bem esses 6 dias te agradeço.
    obs:meu hotel em Istambul ja esta reservado ate o dia 01/01/13. bj e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui de avião até Izmir e de lá tive um translado de van até o hotel em Kusadasi onde pernoitei. Para Éfeso, Pamukkale e Capadócia eu fui de ônibus fretado pela agência de turismo (todos os turistas usam o transporte terrestre nessa etapa do passeio) e no final, de Ankara, peguei avião para voltar a Istambul. Como pode perceber, para se conhecer a região, é preciso ter um pouco mais de tempo do que você dispõe.
      Vamos ser realistas: você tem na verdade 5 dias inteiros livres pois o dia de chegada terá, na melhor das hipóteses, apenas a tarde aproveitável e o da partida não conta. Acho esse tempo insuficiente para você ir a Éfeso e Capadócia, e lembre-se que você estará em pleno inverno e vai enfrentar temperaturas baixas e neve, o que dificulta os deslocamentos e não conseguirá ficar até mais tarde na rua (seu dia será mais curto). Outro problema é que você chega num fim de semana, e seu primeiro dia inteiro livre será num domingo e muitas atrações podem estar fechadas. Além disso terá ainda o feriado na 3a. feira no dia 01/01, novamente com locais fechados. Para você ter uma idéia: A Basílica de Santa Sofia não abre na 2a. feira / o Palácio Topkapi não abre 3a. e 5a; o Grande Bazar e o Bazar das Especiarias não abrem domingo e feriados. Você vai ter de se programar para conhecer Istambul para não perder muito tempo. Ou seja: na minha opinião você deveria deixar para outra oportunidade a visita ao interior da Turquia, e se concentrar nas atrações de Istambul que são muitas. Providencie a reserva de seu hotel em Istambul até dia 04/01 e siga as dicas de locais na cidade para visitar que eu coloco aqui no blog. Vai aproveitar mais ficando só na cidade. Boa viagem!

      Excluir
  37. Olá Christina, parabéns pelo blog, foram as informações mais práticas e completas que achei! Estou indo com minha esposa passar o reveillon em Dubai e depois Istambul e Nevshir, aproveitando a conexão da Turkish Airlines. Já esperamos muito frio, mas é o que mais gostamos!! Uma pergunta, já ouviu falar de um hotel chamado Museum, na Capadócia? É verdade que os taxistas de Istambul tem o costume de aplicar golpes?
    Obrigado e parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JR
      Realmente todo cuidado é pouco com os taxistas. Procure levar dinheiro trocado e na moeda local, e se puder evitar de andar de taxi é melhor pois o trânsito é caótico e vai ficar perder muito tempo. Use apenas para ir a locais mais distantes e fora do centro. O melhor é usar o trem/metro, muito fácil e prático. Eu usei taxi poucas vezes e numa delas me dei mal. Voltava a noite da Igreja de Chora que fica num bairro distante e, no caminho, o motorista simplesmente parou no meio da avenida e nos fez descer porque não queria enfrentar o congestionamento. Tive de descer e não tinha a menor idéia de onde estava. Subimos uma escadaria para sair da avenida e nos deparamos com um local escuro e deserto. Fomos andando em direção a umas luzes e só depois de um tempo conseguimos chegar perto de uma estação de trem. Foi um sufoco...
      Quanto ao hotel Museum ele é maravilhoso, um dos melhores. Toda estrutura do hotel é construída nas típicas cavernas da Capadócia, mas com todo conforto. Se ficar lá vai adorar!
      Não conheço Dubai e pretendo ir no próximo ano para lá, deve ser incrível. Depois me conta o que achou e me passe as dicas, ok? Boa viagem!

      Excluir
    2. Olá parabéns é de grande valia suas informações, vou passar o final de dezembro e volto dia primeiro de janeiro ...acha que devo enfrentar frio abaixo de zero. ..é suportável? ???

      Excluir
    3. Oi Fátima
      Vai enfrentar bastante frio e talvez neve, o que dificulta os passeios ao ar livre (a maioria). Se vai ser suportável, depende do quanto você gosta do frio, mas previna-se com roupas quentes e bota para o frio.
      Obrigada pela visita e bom Reveillon em Istambul!

      Excluir
  38. minha querida me fala onde posso comprar ouro em istambul.e qual a grama do ouro lá?preço para eu comprar e revender aqui no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos lugares onde eu vi maior concentração de lojas que vendem jóias em ouro, foi no Grande Bazar. São muitas lojas espalhadas por todos os corredores, e existe uma variação pequena de preço entre elas, precisa pesquisar. Dizer quanto está a grama do ouro por lá isso é difícil, mas de uma coisa tenha certeza, é mais barato que por aqui, e se for bom de negociação pode fazer uma compra boa que posa valer a pena revender por aqui. De qualquer forma informe-se no site da Receita Federal sobre as isenções e impostos em relação a esse produto ao entrar no Brasil.

      Excluir
  39. oi adorei seu blog ,estou indo pra turquia em janeiro ficarei em istambul por uns dias; e depois vou para erzurum , tbm não sei falar muito ingles e tuco sei o basico adoraria que vc mandasse pra mim uma lista de palavras e gostaria de saber se vc conhece erzurum como é por lá , as pessoas as culturas... brigada :D lisley2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisley
      A lista de vocabulário em turco que você pediu foi enviada para seu e-mail. Se você tiver um celular tipo IPhone, também é interessante baixar um aplicativo que seja tradutor, pois vai ficar mais fácil no dia a dia.
      Não conheço a região de Erzurum. Vi no mapa que fica na Anatólia Oriental, mais próxima da Armenia e Georgia. Não é um destino turístico conhecido da Turquia, mas se procurar na internet vai achar algumas informações. Como você vai em Janeiro, pegará o auge do inverno lá, e faz muito frio, vi na previsão que faz entre -6 graus a -17graus em média. Prepare-se para congelar!
      Obrigada pela visita e boa viagem!

      Excluir
  40. CHRISTINA,
    Adorei o seu blog.Já estou me sentindo memos perdida.
    Eu e meu marido, vamos conhecer alguns países da europa, em março de 2013.
    Tenho feito contato com alguns guias nestes países e tenho achado um absurdo o preço pedido por eles. Vamos ficar em istamdul no hotel Kucuk Ayasofya mahallesi, situado em su terazini sokete sultanahmet,chegamos no dia 10/03/2013 e ficamos até 15.é necessário guia para conhecer os pontos turísticos? é fácil a locomoçao do aeroporto até o hotel? a visitação aos pontos turísticos são muito caras? não tenho idéia dos custos,para locomoção ,alimentação, visita aos principais pontos etc.. Vc pode me orientar? Achei muito esclarecedor suas postagens. Fico muito grata se vc puder me orientar. Meu e-mail: diasily@yahoo.com.br Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, desculpe a demora na resposta, mas estava viajando.
      Você não precisa de guia para conhecer os pontos turísticos de Istambul. Aqui no blog vai encontrar fotos e dicas de todas as principais atrações e dicas de como chegar, é muito fácil. Do aeroporto, que fica a 25km do centro, você pode ir de trem até Sultanahmed que é o bairro do seu hotel, e da estação pegar um taxi até o hotel. No blog eu explico as estações que tem de descer (veja a postagem "A culinária turca e outras dicas de viagem"
      Se preferir um translado privativo veja neste link:
      http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Istanbul/Traslado-privado-de-chegada-ao-Aeroporto-de-Istambul/d585-3795ISTAPTHTL
      Quanto aos preços de algumas atrações, o valor é aproximado.
      Palácio Dolmabahçe : 30 Liras (+- R$35,00)
      Palácio Beylerbeyi ; 20 Liras (+- R$23,50)
      Palácio Topkapı : 25 Liras (+- R$29,00)
      Basílica de Santa Sofia : 25 Liras
      Cisterna da Basílica ; 10 Liras (+- R$11,70)
      O ticket de metrô à venda nas maquinas : 3 Liras (+- R$3,50). Para cada trem se paga 1 passagem, mesmo que seja apenas para mudar de trem.
      Quanto à alimentação o custo é variável, vai depender dos hábitos de vocês. No geral é mais barato que os restaurantes de São Paulo.
      Espero ter ajudado. Boa viagem!


      Excluir
    2. angela e-mail diasily@yahoo.com.br30 de janeiro de 2013 às 20:12

      Oi Christina, já havia respondido agradecendo suas dicas através de e-mail, mais uma vaz muito obrigada.
      Gostaria de mais uma dica. Estamos planejando fazermos passio pelo estreito de bósforos, é fácil fazer por conta própria ou há necessidade contratarmos alguma agencia de turísmo?
      Se puder responder te agradeço. bjsss

      Excluir
    3. Angela
      Dá para fazer por conta própria o passeio ao Bósforo, é muito fácil. Quando você desce na estação Eminonu, vai ver de um lado o Bazar das Especiarias e em frente o porto com uma série de barcos ancorados. É só escolher um deles e fazer o passeio. Mas se quiser um tour mais organizado vai encontrar em várias agências que fazem esse passeio com a comodidade de uma van ir te pegar. Pode comprar pela agência abaixo ou em alguma que seu hotel indique.
      Veja um exemplo:
      http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Istanbul/Private-Tour-Bosphorus-Cruise-and-Istanbuls-Egyptian-Bazaar/d585-3795IST_P04
      Até mais!

      Excluir
  41. TO FICANDO COM MEDO RSSS. VOU A TURQUIA DIA 20 DE JANEIRO E DEVO RETORNAR EM 5 DE FEVEREIRO. A PRINCIPIO DEVO IR A ISTAMBUL E ANTALYA. O QUE VOCE ME ACONSELHA. FALA TUDO, NAO ME ESCONDA NADA RSSS BEIJOS DON VINCENZO DE FLORIPA AULTIMACHANCE@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo? Só se for do frio! A Turquia é um país seguro, não há nada a temer.
      Eu não conheço Antalya, mas gostaria de conhecer pois dizem que é linda. Fica à beira do Mediterrâneo, construída em uma falésia a beira mar, deve ser muito interessante. Como foi uma cidade muito importante no Império Bizantino, tem muitas atrações no centro histórico para conhecer. Acho que deve valer muito a pena! Como está a beira mar talvez não seja tão frio por lá na época em que vai. Depois passe aqui para contar o que achou. Se um dia eu voltar à Turquia, é um dos lugares que gostaria de conhecer, aí já terei suas dicas. Boa viagem e aproveite!

      Excluir
  42. OLÁ! GOSTARIA DE SABER QUANTOS DIA SÃO NECESSÁRIOS PARA CONHECER OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE ISTAMBUL E GOREME?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora na resposta. Houve uma falha e meu e-mail não me alertou da sua publicação.
      Nos pacotes básicos da maioria das agências de viagem a Istambul, você pode notar que os "principais"pontos são visitados em 2 dias inteiros, e te dão mais 1 dia livre para atividades independentes. Acho que isso é o mínimo mesmo. Istambul é uma cidade com muitas coisas para se ver, então saiba que se ficar 3 dias vai perder outras atrações muito interessantes. Eu fiquei 6 dias, e se pudesse ficaria mais. Vai depender do que você tem interesse em conhecer e explorar.
      Já Goreme, que fica na Capadócia, você consegue fazer em 1 dia inteiro (ficando 2 noites), mas chegar lá leva tempo porque é muito longe. Se for apenas até lá o melhor é ir de avião. Se tiver um pouco mais de tempo, faça um passeio mais completo (também de avião), mas conheça os outros locais no caminho: Éfeso/Pamukkale/Konya/Capadócia/Ankara. Eu fiz essa viagem e dura apenas 5 dias através de um pacote turístico. Vale a pena!

      Excluir
  43. Oi Chris! Acabei de voltar de Istanbul, obrigada pelas dicas foi a melhor e mais rica experiencia da minha vida!!! beijos Lu

    ResponderExcluir
  44. OI Christina! parabens pelo blog. vou no carnaval para Turquia,e gostaria de saber, se vc acha que trocar dolares no aeroporto é melhor que nas casas de cambio da cidade? e se para passar 9 dias de excursão com tudo pago eu deveria trocar quantos dolares por esse período?
    vc acha que tem muita coisa pra comprar pr lá, tipo, roupas enfeites? os preços são bons ou caros? me ajude a desvendar essa curiosidade.
    abç
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz
      Quando você precisa trocar a moeda forte (como dólar e euro) por moeda local, precisa encontrar uma casa de câmbio que ofereça uma boa cotação. Em geral as casas de câmbio de aeroportos sempre oferecem cotações ruins (com exceção em Buenos Aires: a agência do Banco Nación em Ezeiza oferece boa cotação para reais, melhor que nas casas de câmbio da cidade). No centro das cidades, a cotação varia de acordo com o dia e o horário: fora do horário bancário o câmbio fica menos vantajoso. Em Istambul existem muitas casas de câmbio, então passe por 2 ou 3 próximas e veja a cotação mais vantajosa. Não tente comprar a lira turca no Brasil. As moedas “fracas”, mesmo quando você acha por aqui, dificilmente a cotação é atraente. E também não volte com dinheiro turco na mão, não conseguirá trocar aqui. Caso sobre algum dinheiro “torre” no freeshop de lá.
      Não faço idéia do quanto dinheiro você deve trocar, vai depender do que quiser comprar e onde for comer, isso é muito pessoal. Só não leve todo dinheiro em espécie, é muito arriscado: se perder ou for roubado ficará em apuros. É melhor levar um pouco em espécie para gastos menores e a maior parte em cartão pré pago (VTM). É bom também levar o cartão de crédito para gastos extras e emergenciais. Os 2 cartões são bem aceitos por lá.
      A Turquia é uma maravilha para comprar coisas diferentes e típicas: jóias de ouro e prata, bijuterias de “olho turco (para dar sorte e contra mau-olhado), amuletos, pratos de cerâmica (dá vontade de comprar todos!) luminárias coloridas, azulejos maravilhosos, pashminas, roupas de linho, algodão, temperos e especiarias, chás, tapetes kilim lindos! Os bazares são excelentes para essas compras (Grande Bazar e Bazar das Especiarias). Os preços são bons, mas não deixe de pechinchar, eles já esperam por isso e sempre dão desconto.
      A Turquia é conhecida também pela qualidade das roupas, também com preços atraentes, mas nesse aspecto acho que a melhor compra são os casacos de couro de ovelha mundialmente conhecidos como “pele de seda”. A Turquia confecciona esse couro que tem um tratamento especial para ficar muito fino e liso, parece seda mesmo, mas é bem resistente. Esse é um dos principais produtos de exportação da Turquia. Procure por lojas que vendem esses casacos com certificado de qualidade, para não comprar algo falsificado (tem muita coisa falsificada na Turquia, principalmente coisas de grife). Se estiver com um guia de turismo ele saberá te indicar uma boa loja na cidade.
      Espero ter ajudado.
      Boa viagem!

      Excluir
  45. Oi Christina, boa noite. Vou para Istambul em março e estava procurando informações na internet e achei o seu blog. Muito bom. Parabéns!!! Bem instrutivo. Estou indo com um grupo, mas depois que eu li o seu blog, acho que daria para me virar super bem, mesmo sozinha. Teremos guia e tudo mais, mas mesmo assim, quero pegar o máximo de informação antes. Tenho algumas dúvidas. Eu sei que os dados que vc colocou acima são de jan/2011, mas a conta Lira turca/1 dólar = 0,7 TL está certa? naquela época era só isso? Já fiz a conversão por um site e o valor é bem diferente, é claro que já se passaram 2 anos e a economia pode ter mudado...só queria entender e ver eu não estou fazendo conta errada..rsrsrs. Vou levar dólares e fazer o câmbio lá. Vale a pena comprar eletrônico, roupa de marca e bolsa original? Mesmo os produtos já estarem com os preços (exemplos: caixas de chá, temperos, etc.) é de praxe pechinchar? Obrigada. Lila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila
      Realmente os valore atuais são outros. Olhei num conversor de moedas:
      U$1= 1,77 liras turcas / 1 euro= 2,37 liras turcas...bem diferente mesmo!
      Na Turquia não vale a pena comprar eletrônicos, roupas de marca,etc.., isso é melhor em Miami. Você vai encontrar boutiques internacionais, mas esse não é o foco do comércio de lá, e deve tomar muito cuidado com isso porque existem muita falsificação de produtos estrangeiros. Nas ruas, perto dos bazares, você vai ver muitas bancas com produtos "de marca" bem baratos, mas é tudo falso! A Turquia tem muitas confecções de roupas, e de boa qualidade, e uma coisa que vale a pena comprar são as roupas de couro de ovelha, mundialmente famosas por serem muito finas e suaves como a seda (também tome cuidado e só compre em lojas que tenham certificado de originalidade na peça, senão vai comprar couro que não é o de ovelha). Já que você terá um guia, ele saberá te indicar boas lojas.
      Pechinchar é o costume por lá, principalmente nos bazares. Vai encontrar uma infinidade de produtos interessantes nesses lugares, como lindas pashiminas (não volte sem uma), temperos, doces, chás, louças, tapetes, objetos de decoração, jóias, etc... Acho que são essas as compras mais interessantes e, mesmo com o preço afixado, pode pechinchar, quem sabe consegue um bom negócio. Boa viagem!

      Excluir
    2. Christina, muito obrigada pela resposta. Fico mais aliviada agora. Miami será a minha próxima viagem, se tudo der certo. Lila

      Excluir
  46. Oi preciso saber quanto devo levar mais ou menos para gastar la com passeios, comida.. me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma pergunta muito difícil de responder porque depende do estilo de vida e características pessoais. Mas vamos pensar genericamente. Um erro comum é só prever os gastos com passagem e hospedagem e não prever gastos com refeições (que às vezes não estão inclusas no pacote) e despesas extras. Se você optou por comprar um pacote, calcule que em torno de 70% do dinheiro vai para o pacote e 30% para gastos durante a viagem.
      Não existe uma formula mágica, mas num cálculo genérico, pode-se pensar em levar o equivalente a 70 euros por dia e por pessoa. É claro que este gasto é uma média e o valor pode aumentar um pouco se estiver viajando sozinho.
      Para ter mais controle durante a viagem, use cartões pré-pagos ao invés do cartão de crédito, assim você gasta o que já está previsto e deixa o cartão de crédito para emergências. Outra dica é utilizar aplicativos de controle financeiro para smartphone podem ajudar você a se organizar melhor. O Expensify e o Toshl são boas indicações (ambos gratuitos)
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  47. OLá Cristina, estou programando minha ida para a Turquia em setembro, mas não sei se a linha aerea turca saí de Brasília, por isso ainda não comprei as passagens. Qual linha aerea devo utilizar?

    Obrigada
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen
      Só agora recebi a notificação do seu comentário, alguma falha do blog, desculpe. Você terá de sair de São Paulo pela Turkish Airlines, que faz vôo direto para Istambul.

      Excluir
  48. Olá Cristina,
    Estou me programando para ir a turquia em setembro sozinha, mais ainda não comprei as passagens, pois não sei que linha area utilizar, a linha aerea turca sai de Brasília? moro em Brasilia e queria ir em voo direto.
    Obrigada
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen
      Desculpe a demora na resposta, estava viajando.
      Não existe vôo direto de Brasília, terá de vir a S.Paulo. De São Paulo o melhor vôo é pela Turkish, cia aérea turca muito boa. Esse vôo é direto.
      Entre na página da Turkish e pesquise o melhor vôo para você. Tem de pesquisar a partir de São Paulo/Guarulhos e em Istambul é o Atartuk Airport.
      http://www.turkishairlines.com/en-br/

      Christina

      Excluir
  49. Cristina, parabéns pelo Blog; é fantástico e elaborado com muita competência. Iremos à Turquia em maio e solicito enviar para o meu e-mail a tua coletânea de palavras turcas/português.
    Sucesso e muito boa sorte.
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Jorge!
      Obrigada pela visita ao blog, espero contribuir para que você aproveite muito a sua viagem. Vai numa época muito boa, os dias são agradáveis e a temperatura amena.
      Aproveito para sugerir que baixe um aplicativo em seu celular (IOS ou Android) do tipo Google Tradutor. No dia a dia é mais prático de usar.
      Posso te enviar a lista sem problemas, mas preciso que diga qual é o seu e-mail.
      Christina

      Excluir
  50. Mário deMelo
    Fui convidado a ir a um congresso acdémico a Istambul 2 dias para graduate students e com descontos em Istambul e já disse que tenho o dobro da idade deles ficaram de nos ir buscar ao aeroporto para o hotel de ****** em marma. com passeios no rio e vista cultural em abril Será perigosos para mim ir? agradecia a resposta.
    Um português dos açores, ilha terceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario
      Não sei se entendi sua questão, mas se está preocupado com sua segurança fique tranquilo, Istambul é uma cidade repleta de turistas, mas tranquila e segura inclusive para andar a pé a noite nos bairros mais centrais como onde estará o seu hotel.

      Excluir
  51. Olá Christina, parabéns pelo seu blog. Excelente! Estou indo para Turquia em Maio com minhas duas irmãs. Estou preocupada, porque chegaremos a Istambul a 01:00h madrugada.Não temos liras turcas.Será perigoso pegar taxi? Qual tua sujestão? Agradeço tua preciosa colaboração. Abs,
    Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth
      Acho que pegar um taxi de frota no aeroporto não é perigoso, só que terá de pagar a corrida com euro ou dólar porque as casas de câmbio não estarão abertas a essa hora. Melhor perguntar antes ao motorista qual o valor da corrida até seu hotel (preço fechado é comum por lá). O aeroporto Atartuk fica a 25km do centro.
      Caso se sinta insegura talvez o melhor seja você contratar aqui no Brasil o transfer para seu hotel. Vai pagar por volta de U$68 para as 3 pessoas.
      Se não tiver uma agência para fazer isso pode comprar o transfer pela internet: http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Istanbul/Traslado-privado-de-chegada-ao-Aeroporto-de-Istambul/d585-3795ISTAPTHTL
      Boa viagem!

      Excluir
  52. ola! adorei seu blog. Estarei indo a Turquia no final de maio, costaria de receber informaçoes sobre sua coletanea de palavras turcas, e tbem dixas de compras, ou seja quais as melhores lojas preços, tipo lembrancinhas tapetes, etc.... e se possivel lugares para refeiçoes.. bjus e parabens! clalente@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia
      Vou enviar o vocabulário em turco no seu e-mail. Uma opção interessante, se você tiver um celular com plataforma IOS (IPhone) ou Android, é baixar um aplicativo do tipo Google Tradutor, é bem mais fácil de usar no dia a dia do que a lista.
      Os melhores lugares para comprar de tudo são os bazares (Grande Bazar e Bazar das Especiarias), e também na rua de comércio Istiklal Caddesi (fácil de chegar pois é perto do metro da Praça Taksim). Quanto aos lugares para comer as opções são muitas e aqui no blog eu coloquei uma seleção de restaurantes nos principais bairros. Veja no post "A culinária turca e outras dicas de viagem a Istambul", neste link:
      http://www.fuievolteipracontar.blogspot.com.br/search/label/Restaurantes%20em%20Istambul
      Boa viagem e aproveite!

      Excluir
  53. cristina o preço dos carros na turquia e barato ou caro e os carros na turquia sao vendidos em dolar lira ou euro e se for euro e euro de qual pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho informações a respeito de compra e venda de automóveis na Turquia, a única coisa que sei é que o comércio é feito em Lira Turca, embora aceitem também dólar e euro, mas ao fazer a conversão da moeda em lojas o comprador sempre sai perdendo, então é melhor trocar a moeda antes de fazer qualquer negócio.

      Excluir
  54. Olá, estarei indo para Turquia em agosto e ficarei por 10 dias com guia turístico utilizando o Portugues. Mas, gostaria que me desse dicas mais especificas sobre os roteiros turísticos, pois, li em um site que é melhor conhecer a Turquia verdadeira e não a turísticas, pois tudo custa muito caro.
    Se não for pedir muito, poderia fazer um roteiro bom para eu seguir? é válido fazer o passeio de balão? vi que o valor é caro, mas, será isso mesmo?

    Grata
    Sula (sulamar@terra.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sulamar
      Como você terá um guia que fala português, terá facilidade de solicitar que ele te leve tanto a locais turísticos que são imperdíveis como a outros não turísticos, mas que também são interessantes e valem a pena conhecer. Em 10 dias seria possível conhecer muito bem Istambul. Agora, se for até a Capadócia talvez não tenha tempo para tudo. Para ganhar tempo vá e volte da Capadócia de avião, não é caro.
      Na lista que se segue estão incluídas várias atrações que valem a pena. O que conseguirá ver a cada dia vai depender do seu ritmo e interesse. A maioria desses lugares está descrito aqui no blog.
      EM ISTAMBUL:
      1. Bairro de Beyoğlu
      1.1. Istiklal Caddesi (rua mais famosa de comércio e com excelentes bares e restaurantes)
      1.2. Praça de Taksim
      2. Outros bairros interessantes:
      2.1. Nisantasi
      2.2. Ortaköy
      2.3. Besiktas
      3. Bairro histórico de Sultanahmed
      3.1. Grande Bazar (2ª. a Sab. 8:30-19hs)
      3.2. Praça de Sultanhmed
      3.3. Mesquita Azul ou Mesquita de Sultanahmed e arredores: (9-1 hora antes do anoitecer)
      3.3.1.1. Museu di Tapete Vakıflar (3ª. a 6ª. 13-16hs)
      3.4. Basílica de Santa Sofia e arredores: (3ª. a dom. e 1ª. 2ª. Feira do mês; 9-17hs)
      3.5. Cisterna da Basílica (9-19hs)
      3.6. Hipódromo e arredores:
      3.6.1.1. Obelisco Egípcio
      3.6.1.2. Coluna Serpentina ou Salomônica
      3.6.1.3. Coluna de Constantino
      3.6.1.4. Fonte de Wilhelm II
      3.6.1.5. Banhos de Roxelana
      3.6.1.6. Museu de Artesanato de Istambul (9-19hs)
      3.6.1.7. Bazar da Cavalaria
      3.6.1.8. Museu de Arte Turca e Islâmica (3ª. a dom. 9-16: 30)
      3.6.1.9. Mesquita Sokollu Mehmet Pa¤a
      3.6.1.10. Museu de Mosaicos (3ª. a dom. 9-16: 30/verão 19)
      3.6.1.11. Bazar Arasta
      4. Palácio Topkapi (2ª, 4ª. e dom 9-16hs / 19hs verão)
      4.1 Parque Gülhane
      4.2 Museu de Arqueologia (3ª. a dom 9-17hs)
      5. Cruzeiro no Estreito do Bósforo e arredores:
      5.1. Forte de Rumeli Hisar (3ª. a dom. 9-16:60hs)
      5.2. Torres de Donzela (2ª. a Sab. 12-1h)
      5.3. Palácio de Beylerbeyi (3ª., 4ª., 6ª. a dom, 930-17)
      5.4. Palácio de Kucuksu (3ª., 4ª., 6ª. a dom, 930-17)
      6. Palácio Dolmabahçe (Nov-abr 3ª, 4ª, 6ª a dom., 9h-15h/ verão 9 -16hs)
      7. Bairro Eyup, famoso pela sua mesquita, e mausoléu de Eyup
      8. Bairro de Edirnekap
      8.1. Igreja de São Salvador em Chora (2ª., 3ª., 5ª a dom 9-16:30) e jantar no Asitane (excelente restaurante perto da igreja especializado na culinária da época dos sultões)
      9. Bairro de Beyazıt
      9.1. Praça Beyazıt
      9.2. Mesquita Beyazıt (10hs ao último fiel)
      9.3. Mesquita de Suleymaniy (9-19hs)
      10. Bairro Eminönü e Chifre de Ouro
      10.1. Parque Gülhane
      10.2. Estação Sirkeci
      10.3. Muralhas da Cidade
      10.4. Mesquita nova (7-anoitecer)
      10.5. Bazar Egípcio (2ª. a Sab. 8-19hs)
      10.6. Rustem Pasa Camii (Mesquita Rustem Pasa) (9-anoitecer)
      11. Bairro Gálata
      11.1. Ponte Gálata
      11.2. Torre Gálata (9-20hs)

      NA ANATÓLIA CENTRAL (caso siga viagem para lá)
      Éfeso: Esta cidade, dedicada à Deusa Artemisa, monopolizou a riqueza do Oriente Médio. Destaques para: a Biblioteca de Celso, Teatro e Templo de Adriano, os Banhos Romanos, o Odeon, o Teatro de Éfeso, e a coluna do famoso Artemision, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
      Pamukkale Maravilha natural de gigantescas cascatas brancas e piscinas naturais formadas ao longo dos séculos por águas carregadas de sais calcários. No mesmo planalto, a alguns metros das termas, situam-se as ruínas de Hierapolis, famosa pela riqueza artística dos túmulos e sarcófagos.
      Konya: visitar o Monastério dos Dervixes Dançantes fundado por Mevlana fundador da Ordem Mevlevi,.

      Na CAPADÓCIA: Passeio de balão. É caro, mas vale cada centavo! É feito ao amanhecer.
      Vale de Göreme: Complexo monástico bizantino integrado por igrejas dos séculos X e XI, escavadas na rocha com belíssimos afrescos
      Aldeia de Pasabag em Zelve,
      Fortaleza natural de Uçhisar,
      Ortahisar;
      Avanos
      Cidade subterrânea: são várias, mas vale a pena visitar alguma delas.

      Ankara, a capital da Turquia: visita do Museu das Antigas Civilizações da Anatólia e do Mausoléu , erguido em honra de Atatürk, fundador da República Turca.


      Excluir
  55. Boa Noite, Christina, como vai?
    Meu nome é Valdiva e gostaria de saber se você pode me ajudar, li no seu blog, mas não entendi direito. Irei para a Turqui em julho e vou precisar ligar para São Paulo sempre, pois tenho uma mãe idosa e ela fica muito preocupada. Gostaria de saber se é fácil ligar com cartão telefônico de lá para cá? Como deve ser o meu procedimento?Existem telefones públicos? Agradeço de coração. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdiva
      É muito fácil sim, é só comprar o cartão telefônico internacional em qualquer banca e ligar de um telefone público, vai encontrar em vários pontos da cidade. Não lembro exatamente o procedimento, mas era muito fácil. Não ligue do seu hotel, é muito caro!

      Excluir
  56. Olá Christina
    Primeiramente quero parabenizá-la pelo blog. Com certeza irá contribuir muito para a minha viagem. Tenho uma dúvida, estarei em Istambul em Setembro e pretendo ir até a Grécia também. Qual o melhor meio de transporte para este trajeto Istambul- Grécia? Você tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita ao blog.
      Eu nunca fiz esse trajeto Istambul-Atenas, mas se fosse fazer com certeza iria de avião, muito mais rápido e não é caro. Os vôos são diretos entre as duas cidades e duram um pouco mais de 1 hora. Você pode comprar online nos sites das companhias aéreas que fazem esse trajeto: Aegean, Olympic e Turquish Airlines.
      http://en.aegeanair.com/ (por volta de 250 euros)
      https://www.olympicair.com/ (+ barata,por volta de 68 euros)
      http://www.turkishairlines.com/en-br/
      Boa viagem!

      Excluir
  57. Olá Christina,
    Estarei embarcando para a Turquia no dia 14/05 e estou em duvidas com relação as roupas e tipos de calçados que devo levar devido ao clima e passeios, gostaria de sua sugestão.
    O roteiro que farei é esse:
    Traslado de chegada em Istambul
    3 Noites com café da manhã no hotel TITANIC EUROPA ISTAMBUL (5*)
    Visita da cidade de Istambul
    Ônibus de Luxo para os percursos com Ar-condicionado. Guia acompanhante na Turquia em idioma português
    3 Noites na Capadocia em meia pensão hotel SUHAN CAPADOCIA (5*)
    Visitas e passeios em Ankara e na Capadócia
    Visitas Pamukkale Konya
    1 Noite em Pamukkale em meia pensão no Hotel TRIPOLIS (5*)
    1 Noite em Kusadasi em meia pensão hotel ONYRIA CLAROS (5*)
    Visita em Efeso,e Casa de Maria, visita Bursa
    1 Noite em Istambul com café hotel TITANIC EUROPA ISTAMBUL (5*)
    Traslado do hotel ao aeroporto

    Obrigada
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele
      Você vai viajar numa época gostosa, a temperatura é agradável durante o dia, mas esfria a noite. É uma viagem onde terá de andar bastante durante os passeios, então sugiro que use um tenis ou sapato confortável durante o dia. É interessente também se vestir com peças de roupa que possa tirar caso esquente durante o dia, principalmente em Éfeso e Capadócia. E em Istambul sempre saia com um chale na bolsa, além de te aquecer também servirá para cobrir a cabeça e ombros durante a visita às mesquitas. Se for fazer passeio de balão na Capadócia vai precisar levar um casaco pesado e luvas pois faz muito frio ainda nessa época já que o passeio inicia antes do amanhecer.

      Excluir
  58. oi cristina,

    estamos de bicicleta, sairemos no final de agosto de paris, subiremos pa holanda, depois alemanha, austria, islovenia, croacia, montenegro, albania, macedonia, grecia e turquia! você sae como sao os caminhos de quem vem de alexandria na grecia para istambul? como é para pedalar? estaremos chegando em istambul no inicio de novembro. agradeço sua atençao marcos-floripa/sc-brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos
      Isso é que eu chamo de aventura!!!
      Infelizmente não tenho e menor noção de como é pedalar pela região. Talvez você ache alguma orientação com o Arthur do site Pedal na Estrada que descreve a volta ao mundo em bicicleta, visitando 28 países. Veja o site:
      http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=1

      Boa sorte!

      Excluir
  59. Ola cristina mandei umas perguntas como eloisa nao sei se recebeu na duvida escrevo novamente. Vou em outubro para istambu e capadoccia tenho 50 anos e vou sozinha, vou ter guia para os passeios . Mas terei noite e tarde livres. como dizem que em paises islamicos nao é bom andar só pode me dar dicas se ha perigo como devo me vestir estas coisas. nao falo ingles bem mas espanhol sim será que da pra por exemplo ir jantar sozinha e conseguir falar pra comer kkkmADOREI SEU BLOG E DE MAIS BJS AQYUI VAI MEU EMAIL PARTICULAR CASO QUEIRA ME RESPONDER POR LA TAMBEM eloisasalviato@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloisa.
      Costumo responder assim que recebo a notificação, mas são muitos comentários então sinceramente não me lembro.
      Não vejo problemas de você estar sozinha, a Turquia é um país muito seguro e tranquilo. As mulheres turcas se vestem de modo muito ocidentalizado, como nós, e são muitos turistas pela rua, eles estão acostumados. Ao se vestir evite apenas saia curta e decotes. Em termos de segurança a dica é sempre evitar locais pouco movimentados, como em qualquer país. Se tiver um celular tipo IPhone ou com Android, abaixe um aplicativo tipo Google Tradutor pois assim vai ter facilidade em falar e ser entendida. De qualquer forma vou enviar ao seu e-mail um vocabulário turco, quem sabe ajuda...
      Boa viagem!

      Excluir
  60. Muito obrigada Christina e parabéns pelo blog.

    Gisele

    ResponderExcluir
  61. Olá Cristina estou planejando para o próximo ano uma viagem para Turquia e gostaria de saber quanto devo levar de dinheiro?Será hospedagem em hostel e tudo do mais básico,quero gastar só com as entradas nos passeios e algumas lembranças.Você pode tentar me ajudar?Muito Obrigada Adorei o blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris
      Essa é uma pergunta comum, mas não existe uma resposta pronta pois há diversas variáveis que precisam ser levadas em consideração.
      É importante lembrar que você precisa levar um cartão de crédito pelo menos. Ele é fundamental em diversas situações, como no hotel, aluguel de carro e até para pegar um carrinho no aeroporto.
      Não é aconselhável chegar com pouco dinheiro na imigração, pois eles podem perguntar quanto você está levando. Em média, uma quantia diária de € 60,00 (Euros) é exigida de cada turista para ter a sua entrada permitida em países da Europa. O gasto real por dia dependerá do seu padrão, mas como você tem de se alimentar, pagar transporte, pagar entradas em passeios e ainda fazer algumas compras, acho que seria indicado no mínimo 100 euros/dia, além do cartão de crédito para emergências.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  62. ola ! sou uma idosa esperta ... rsrsrs gostaria de passear no balão , sinceramente ... vai dar medo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, também pensei que teria medo, mas não dá. A subida é tão suave que você nem sente. Logo vai se encantar com a visão da incrível região da Capadócia e vai querer que o passeio não termine. É incrível! Não deixe de ir, vale a pena!

      Excluir
  63. Adorei as dicas! Estou indo dia 06 para Istanbul, Antalia e já tenho mais algumas informações para a grande viagem!

    ResponderExcluir
  64. Oi, Cristina!
    Estou adorando o seu blog, as informações são excelentes. Vou viajar para Turquia em agosto/13 e estou preocupada com as roupas que devo levar. Você pode enviar novas dicas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Em Agosto ainda está quente. Só deve começar a esfriar no final de agosto, então fique sossegada, pode levar roupas de verão, tomando o cuidado de levar também alguma malha leve, no caso de esfriar.
      Outra preocupação com a roupa está relacionada com os costumes turcos. Uma coisa que você deve lembrar é usar roupas confortáveis e pouco exagerada. Tenha na bolsa uma pashimina. Ela é pratica pois além de te proteger do frio, vai ser útil na entrada das mesquitas, já que toda mulher precisa cobrir o cabelo.

      Excluir
  65. Olá Christina, essa é a terceira mensagem que encaminho para vc, mas nada sai publicado e vc não responde. Eu e meu marido vamos para a Turquia em agosto, onde comemoraremos nossas bodas de prata. Visitaremos Istambul e capadócia, entre outras cidades. meu marido adora musica e gostaria de ver algum show. Vc indicaria algum lugar ou algum site onde pudéssemos buscar shows? Mais uma coisa, qto seria +/- um taxi do aeroporto até nosso hotel(Titanic Business. Nosso transfer está agendado para a noite , mas como chegaremos as 16:oo não estamos querendo esperar. Espero ansiosa pelo seu contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine.
      Recebi apenas 1 mensagem anterior, mas não sabia que era sua pois estava sem nome. Não respondi antes porque estava viajando, mas vamos às dicas, espero que ajude.
      A vida noturna em Istambul é bem animada, principalmente na rua Istiklal Caddesi/Praça Taksim e redondezas, e no charmoso bairro de Ortaköy (situado às margens do Bósforo). Casas noturnas situadas às margens do Bósforo costumam ser as mais badaladas (e caras!) nas noites de sextas-feira e sábado.
      Outra opção de programa noturno interessante em Istambul é jantar em uma taverna (Meyhane) que ofereça apresentação ao vivo de música turca e dança. Vários desses lugares cobram determinado preço por pessoa, incluindo o show e o menu do jantar.
      Como são várias opções é melhor você entrar no sites para ver qual é do seu gosto.
      - Restaurante e casa noturna à beira do Bósforo: Anjelique
      Muallim Naci cad. Salhane Sok. No:5, Ortaköy, Istambul
      Telefone: +90 212 327 28 44
      Site: http://www.anjelique.com.tr

      - Casa noturna no centro da cidade: Babylon
      Şehbender Sokak No:3, , Beyoğlu, Istambul
      Telefone: +90 212 292 73 68
      Site: http://www.babylon.com.tr

      Badehane - começou como um lugar para comer, mas evoluiu como um dos maiores bares da cidade. Às quartas, a música cigana ao vivo (incluindo a lenda local Selim Sesler) faz a multidão dançar entre mesas cheias e apertadas. No verão, o café se espalha para a rua, onde são realizados torneios de gamão.
      General Yazgan Sokak 5, Tunel
      http://www.whereist.com/badehane/

      Enginar - um dos bares mais populares da área, tem uma programação variada de música ao vivo quase todos os dias da semana.
      Şah Kapısı Sokak 4A, Kuledibi / Galata

      Saiba mais sobre a vida noturna da Istambul no site Time Out:
      http://www.timeout.com.br/viagem/istambul/features/2039/istambul-vida-noturna

      Quanto ao taxi eu não sei dizer o valor, e ainda tem a dificuldade de que a maioria não fala inglês, o que dificulta um pouco as coisas. Se quiser um translado para seu hotel tente reservar pelo seu agente de viagem ou por este site:
      http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Istanbul/Traslado-privado-de-chegada-ao-Aeroporto-de-Istambul/d585-3795ISTAPTHTL
      Boa viagem e aproveite!

      Excluir
    2. obrigada Christina pelo seu contato, com certeza suas dicas serão muito úteis.

      Excluir
  66. Gostaria que vc me enviasse a sua lista de palavras turco -portuguesm pq vou para turquia em outubro e gostaria tbém de saber que tipo de roupas levar.monalisamm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia
      Em Outubro já começa a esfriar, mas ainda é agradável. Eu fui em Novembro e peguei calor durante o dia e um tempo mais fresco a noite. Como o tempo está muito mudado está difícil prever, mas acredito que não vai pegar muito frio. De qualquer forma terá de levar roupa para calor e frio. É uma mala chata de fazer, mas não tem jeito.
      A sua lista já mandei por e-mail.
      Obrigada pela visita,
      Christina

      Excluir
    2. Marcia
      Enviei novamente o vocabulário. Espero que agora chegue sem problemas.
      Christina

      Excluir
  67. Elissandra
    Ola Cristina, adorei suas dicas, quero viajar para Gaziantec na Turquia não sei falar outra língua a não ser o português. Conheci um turco alguns meses e começamos a namorar pelo face, agora ele quer que eu vá conhecer a terra dele gostaria que falasse sobre o povo turco e mandasse algumas dicasque considera importante para minha viagem.

    ResponderExcluir
  68. Elissandra
    O povo turco é muito hospitaleiro, gosta do brasileiro e de futebol. Não conheço essa cidade ou região para onde você vai, mas conseguirá achar algumas dicas procurando na internet. A única preocupação em relação à sua viagem é com sua segurança. Você não conhece o país, os costumes e, principalmente, não conhece o seu namorado (o Face pode maquiar qualquer perfil, cuidado!). Eu se fosse você não teria pressa em ir. Primeiro peça para ele vir ao Brasil te conhecer. Depois de conhecê-lo, se sentir que ele lhe transmite segurança, aí sim é que poderia ir. Ou então, se for agora não vá sozinha, veja se um parente ou amigo te acompanha. Todo cuidado é pouco!

    ResponderExcluir
  69. oi cris, gostaria de saber como faço.para conhecer Alanya...chegando em istambul quero pegar onibus..para ir a alanya e izmir..pode informar preço e como faço para comprar e dificil e longe..vou viajar com pouca grana..
    tem trem???????
    sabe me informar..
    tenho amigo que mora e tem comercio na praia de alanya..e me convidou para conhecer e me hospedar..so vai sair pouco caro pra mim...sair istambul de avião para alanya..sabe informa..algo sobre onibus...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei te informar. Sei que tem ônibus, mas não sei te orientar como fazer. Seu amigo não te disse como?
      Talvez nesse site encontre o que procura:
      http://www.todaturquia.com/informacaosobreturquia_1_59.htm
      Boa sorte!

      Excluir
  70. Olá Cristina adorei todas as informações que você nos colocou, eu vou me casar com um turco...detalhe não falo inglês nem turco, mas nós nos apaixonamos e vamos tentar sermos felizes juntos. Ele virá ao Brasil por uns meses e logo em seguida ei me mudarei para Istambul, que conselho você me daria nesse caso? tento ser feliz com o homem da minha vida, ou permaneço no aconchego do nosso país? Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me pede um conselho impossível de se dar pois é algo muito íntimo e tem a ver com suas expectativas e experiências. Use seu bom senso, não tome decisões precipitadas, e persiga o caminho que a faz feliz, esteja onde estiver. Boa sorte!

      Excluir
  71. Oi Cris, maravilhoso o seu blog..estou com duvidas sobre o que levar de roupas,estamos indo no comeco de Agosto e nao sou de usar roupas longas e fechadas.vamos para Instambul,Capadocia,e um cruzeiro para Grecia.Fico esperando uma resposta de desde ja te agrdeco.....Helena. meu e-mail eh ...helenarega@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, desculpe a demora na resposta mas estava viajando.
      Agosto ainda é bem quente na Turquia e na Grécia. Eu estava na Europa e em muitos países o calor está muito forte. O melhor é você ficar de olho na meteorologia na semana da sua viagem para ter uma idéia melhor do que colocar na mala. Leve também em conta que vai andar bastante a pé, por isso roupas leves e protetor solar são indicados. Na Capadócia também é bem quente e você vais passear em locais com pouca sombra. Leve também algum agasalho para a noite pois às vêzes esfria um pouco. Não entendi porque você colocou que não usa roupas longas e fechadas. É por causa dos costumes e do modo de se vestir das muçulmanas? Fique sossegada, você não precisa de roupas longas e fechadas. Use suas roupas normais desde que não sejam muito curtas e decotadas. Para entrar nas mesquitas tenha na bolsa um xale para cobrir o colo e os ombros, e um lenço para a cabeça. Apenas nesses locais isso é necessário, nos demais você pode usar suas roupas de costume. Boa viagem!

      Excluir
  72. Olá Cristina, Adorei seu blog. Me tirou muitas dúvidas, embora queira saber se nas Mesquitas em Istambul posso visitar de calça comprida. Também gostaria que me indicasse um restaurante típico e chic. Irei para Istambul, Capadócia e um cruzeiro na Grécia.Viajarei no dia 16 de setembro. Que roupa levar? Muito obrigada! Seu blog é o máximo.

    ResponderExcluir
  73. Wal, obrigada pela visita e pelo elogio.
    Você pode sim entrar de calça comprida nas mesquitas, mas leve na bolsa um lenço ou xale para cobrir a cabeça (e ombros caso esteja com roupa decotada). Para entrar também é preciso tirar os sapatos, então leve também um saquinho plástico para carregá-lo. Quanto à roupa, em Setembro faz um tempo muito agradável, calor de dia e friozinho a noite, portanto vai precisar colocar de tudo um pouco na mala, mas não esqueça o tênis ou um sapato bem confortável pois vai caminhar muito!
    Os restaurantes em Istambul são muito bons! Só que os típicos são mais simples, e os "chic" em geral são de cozinha internacional, com alguns pratos típicos. Por isso vou te sugerir os 2 tipos e em vários bairros (não sei onde fica o seu hotel)

    TÍPICOS:
    - *HAMDI ET LOKANTASI:Tahmis Caddesi Kalçın Sokak 17 (fica na praça Eminönü, ao lado do Bazar das Especiarias). Lá eu comi um kebab de pistache muito bom, e um ótimo meze. No térreo está a confeitaria. O restaurante ocupa quatro andares, mas o último é o mais bonito, com um terraço envidraçado que oferece uma vista linda para o Bósforo.
    - *ASITANE: http://www.asitanerestaurant.com/English/index.php
    Kariye Camii Sokak 6, Edirnekapi, no Kariye Hotel (ao lado da Igreja São Salvador em Chora que é muito bonita!). Pode ser um pouco distante, mas a viagem vale a pena graças a este restaurante especializado na autêntica comida otomana. Autêntica aqui significa: os mesmos pratos servidos nas festas do Sultões, só que com uma releitura moderna. É um local com ótimo serviço e excelente culinária (veja as fotos no post sobre a Igreja de São Salvador em Chora). Adorei esse restaurante!
    -*SOFYALI 9 – http://www.sofyali.com.tr/en/
    Sofyali Sokak 9, Tunel . Este agradável refúgio parece a sala de um amigo em um casarão antigo. É bom fazer reserva. Servem meze seguido de pratos de carne e peixe preparados com ingredientes frescos e leves.

    "CHIC": cozinha internacional (em todos é melhor fazer reserva para jantar)
    - *IMBAT – http://www.imbatrestaurant.com - Hudavendigar Caddesi, 34 | Sirkeci - Peixe e cozinha mediterrânea. Possui vista panorâmica
    - *MIKLA - http://www.miklarestaurant.com/en - Meşrutiyet Caddesi 15, Beyoğlu, Esse restaurante fica na cobertura do Marmara Pêra Hotel. Ambiente intimista, linda vista e ótima comida.
    - *ULUS 29 - http://www.group-29.com/indexEN.html - Adnan Saygun Caddesi
Ulus Parkı İçi No:71/1
Ulus. O restaurante tem uma vista lindíssima do Bósforo, especialmente à noite com tudo iluminado. Serve comida internacional com muitas opções de pratos.
    - *360 - http://www.360istanbul.com/eng/index1.html - Mısır Apartmani 8o. andar, na Istiklal Caddesi , 163, Taksim - Como o nome sugere, este restaurante está na cobertura de um prédio residencial histórico na Istiklal, chamado Mısır, tem uma vista linda de 360 graus. O espaçoso ambiente é uma fusão high-tech de aço e vidro, e de sexta e sábado fica super animado com pista de dança. O restaurante também está em outro espaço:
    - *360 SUADA HOME: http://www.360istanbulsuada.com - Galatasaray Island
    Kurucesme - Neste endereço o 360 restaurante também vira uma balada após a meia noite, mas só funciona no verão já que fica literalmente dentro do Bósforo, numa espécie de flutuador. Para chegar lá, é preciso pegar um dos barquinhos do próprio restaurante num pier em Ortakoy. Tem até uma piscina gigante!
    - *REINA: http://reina.com.tr/en/default.asp - Muallim Naci Caddesi No:44, em Ortaköy. Além da incrível comida, ambiente e iluminação, a trilha sonora faz sucesso, eles vendem até o CD! Todos os dias há djs tocando. No verão, colocam mesas no terraço, voltadas para o Bósforo e a partir de meia noite começa a boate. No verão também montam outros restaurantes no andar de cima, então você pode escolher onde comer e depois descer para a balada do Reina.
    Outras sugestões no post "A culinária turca e outras dicas de viagem"
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  74. Oi, você tem comentado que perde-se na conversão de euros e dólar em compras na Turquia e que seria melhor pagar em moeda local fazendo o câmbio antecipadamente. Pergunto: essa perda também acontece quando paga-se com o cartão VTM porque vai se pagar um determinada quantidade de euros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você faz compras com o cartão VTM nas lojas e também em restaurantes, você não perde nada, tanto faz se o cartão é em dólar ou euro, porque a conversão é feita no cartão. O problema é quando o local não aceita o cartão (isso acontece, por ex., em algumas lojas do Grande Bazar) e você vai pagar em moeda estrangeira (seja dólar ou euro). Em qualquer lugar do mundo, as conversões feitas em lojas são ruins. Na Turquia, que aceita tanto dólar como euro, o que eu vi os comerciantes fazerem na hora de receber a moeda estrangeira, é estabelecer o mesmo preço na mercadoria, ou seja, cobrar por ex. U$10 ou 10 euros. Para nós tem muita diferença porque pagamos mais pelo euro, então o produto se cobrado em euro fica muito mais caro. Nesse sentido, se tiver de usar moeda estrangeira na compra, é preferível que seja dólar, assim você perde menos. Vi também comerciantes que faziam pior: o produto custava 20 liras turcas e eles diziam que era o mesmo valor, U$20 ou 20 euros, o que é um absurdo pois a lira vale muito menos! Por isso é sempre bom nessas lojas você pagar na moeda local pois você já fez a troca numa casa de câmbio que paga melhor, e paga o valor correto do produto.

      Excluir
  75. Christina, adorei o seu blog! Tirei muitas dúvidas que tinha e gostaria de saber mais algumas coisas. O ouro é barato na Turquia? Muitas pessoas me falaram isso mas não tenho ideia. Queria saber algumas dicas do que é barato por lá para se comprar e gostaria também de saber o tipo de roupa que devo levar, pois como li, lá em agosto é verão mas pelo tipo de cultura, não sei se posso usar blusa de alça, ou saias até os joelhos mesmo não entrando nos templos. Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao blog!
      O ouro é mais barato na Turquia desde que você não compre nos Bazares e lojas em locais turísticos. Eu não fui, mas uma amiga comprou jóias de ouro bem mais baratas no bairro Uskudar. Para chegar lá você terá de pegar um barco no cais em Eminonu (em frente ao Bazar das Especiarias). Se estiver com tempo vale o passeio e a economia. Na rua Istiklal Caddesi, que sai da praça Taksim, tem muitas lojas boas de roupas, e a bom preço (a Turquia é forte no ramo de confecções). Nos Bazares vai achar muitas coisas baratas ( e também roupas e bolsas de marca que são falsas, cuidado...). Vale a pena quase tudo: enfeites, as famosas pashiminas (lindas!), artesanato e objetos típicos, temperos, etc...Você deve pesquisar em diferentes bancas pois os preços variam bastante, e sempre pechinchar!
      Você pode usar qualquer tipo de roupa desde que não seja muito curta (shorts na rua nem pensar, mas pode usar bermuda não muito curta), e nem roupa muito decotada (blusa com alça não tem problema desde que seja discreta). Quando for entrar numa mesquita precisará cobrir a cabeça (e os ombros e colo se estiverem descobertos). Por isso leve na bolsa a pashimina que você com certeza vai comprar no Bazar!
      Boa viagem!

      Excluir
  76. Olá Cristina, obrigada pelas milhares de dicas. Vc utilizou o VTM em dólar ou euro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época valia a pena usar o VTM em dólar. Hoje está melhor em euro. Varia conforme a cotação

      Excluir
  77. Então em espécie você também recomenda Euro?!!!
    Qual essa alta do dólar o Euro também subiu significativamente....
    Pensando em euros, quanto em média sairia uma refeição sem ostentar?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a mesma coisa. Hoje com 1 euro você compra mais lira turca do que com 1 dólar. Eu acho...talvez seja interessante você se informar numa casa de câmbio.
      Você não deve usar euro (ou dólar) para pagar suas contas lá. Na cidade tem várias casa de câmbio, então troque e use apenas a moeda local, ou o VTM. Se você usar a moeda estrangeira, a cotação que o comerciante fará sempre será desfavorável para você. Também evite as casas de cambio do aeroporto, pagam muito mal.
      Acho que o valor da Lira turca está próximo ao valor do Real. Comer na Turquia é um pouco mais barato que aqui tomando por base a cidade de São Paulo, mas não fica muito longe, depende do tipo de restaurante. Então, um prato de 20 liras (preço médio) seria aqui por volta de R$25,00. Uma refeição completa para 2 pessoas, com entrada, prato principal e sobremesa (sem bebida) sai por volta de 80 a 100 liras (+- R$95 a R$120,00). Sem ostentar!

      Excluir
  78. Christina muito bom seu blog!
    Estou indo para Istambul daqui 02 semanas e até agora não sei como levar o dinheiro, você pode me dizer se as bandeiras Visa e Master são bem aceitas, e qual seria a mais aceita pois meu cartão de credito e Visa e estou pensando em fazer um VTM Master para ter as duas bandeiras.
    O que você acha?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode levar apenas o Visa, é aceito sem problemas, foi o que eu usei (usei mais o VTM). Mas lembre-se de trocar um pouco de dinheiro nas casas de cambio da cidade (e não no aeroporto, pois pagam muito mal), é bom ter lira turca para pequenos gastos com transporte e algumas compras. Evite usar dólar ou euro nas lojas,vão pagar mal também. Se for só para a Turquia prefira o dólar, é melhor se tiver de usar o dinheiro em espécie para alguma compra. Eles costumam cobrar o mesmo valor em dólar e euro, o que para nós faz muita diferença pois o euro é mais caro. Não é que não saibam disso, ao contrário, é pura malandragem pois o euro também tem mais valor lá.

      Excluir
  79. Vamos pra Turquia e suas dicas sao valiosas.
    Vc poderia me enviar a sua lista de palavras em turco no meu email vigiss@superig.com.br
    Muito obrigada



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma, obrigada pela visita ao blog. Já enviei a lista pelo seu email.

      Excluir
  80. Olá bom dia Cristina:
    Suas dicas, orientações e experiencias são super legais. Parabéns, pelo blog. Estou indo à Turquia pela 1ª vez, eu e minha esposa. Ficaremos em Istambul no bairro de Sultameth dos dias 25 a 28 Dezembro 2013.Pelo que eu li, sei que estará frio, não sei se chovendo.Minha esposa está gravida e estamos querendo fazer um tour em Istambul bem ligth ! Temos praticamente 2 dias inteiros (26 e 27 Dezembro) Dia 25 chegaremos 17:00 em Istambul e vamos direto de metro e trans para o Hotel em Sultameth.(Teremos que jantar em algum lugar por lá perto no dia da chegada, tem dica ?)
    Queremos conhecer pelo menos os principais pontos turisticos: Palácio Topkapi ,Hipódromo,Cisterna da Basílica,Basílica de Santa Sofia,Mesquita Azul,Bazar Egípcio, Grande Bazar,Ponte Gálata,Torre Gálata,Praça de Taksim (Beyoğlu - Istiklal Caddesi) Praça Galatasaray e estádio é perto?
    Lógico, fazer um cruzeiro no Bósforo (vi que tem a opção de mini cruzeiro e um completo de 6 horas) Não sei se em Dezembro (inverno) há passeio de barcos no Bosforo e que horas funciona no inverno ??
    Ajuda:
    1- Um mini roteiro para conseguir conhecer os pontos turistico acima
    2- Se há passeio de barco no inverno e se vale a pena fazer o completo devido ao tempo.Li que no inverno só tem uma saída no dia, é verdade ?
    3- Vale a pena comprar o Istanbulkart para descontos no transporte publico. Li que 1 cartão serve para até 5 pessoas, será que se eu comprar 1 cartão eu consigo desconto pra mim + esposa num único cartão? Qual o horários de funcionamento do transporte publico em média ?
    4- Restaurantes (não chics) e sim populares legais em Sultameth e Beyoğlu

    Favor,peço que vc me envie a relação de palavras em turco (por exemplo: água, refrigerante, carne,frando queijo,pizza,farmácia,supermercado,etc) para que eu me comunique, consiga me virar. Meu e-mail edu.maiden@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edu, obrigada pelo elogio e pela visita ao blog.
      Terei de responder em 2 etapas pois a resposta ficou muito grande e a formatação do blog não aceitou ter ultrapassado o número de caracteres.Você tem só 2 dias em Istambul, o que é pouco para conhecer tudo, e mais difícil ainda é fazer um tour "light" em tão pouco tempo e com o frio que irá enfrentar (vai andar muito pelas ruas). Talvez o frio espante a multidão de turistas que costumam visitar a cidade e com isso as filas nas atrações podem diminuir, mas mesmo assim não vai ser fácil. Vamos lá:
      Dia 1: como está em Sultanahmed, aproveite e conheça as atrações do bairro.Comece cedo o seu walk tour pelo antigo Hipódromo Romano (onde verá as ruinas do obelisco egípcio e da coluna serpentina). De lá siga a pé para a Mesquita Azul uma das mais belas do mundo (aberta às 9:00hs), visite seu interior, e depois atravesse a praça bem à frente e visite a Basílica de Santa Sofia, uma linda obra da época bizantina. De lá siga a pé e veja a Cisterna da Basílica (Cisterna de Yerebatan, ou Yerebatan Sarayi em turco) É pago, mas é muito interessante!
      Agora vá a pe' ou pegue o trem de superfície e desça na estação Gulhane, onde fará uma visita ao Palácio Topkapi (no blog tem um post só dele), que foi um antigo centro de poder do Império Otomano durante quase 400 anos, e hoje é um dos museus mais interessantes do mundo sobre o período Otomano (a ala do harém é uma visita paga a parte, mas é muito interessante. Se tiver tempo não deixe de conhecer). Para facilitar sua visita, você pode alugar na entrada uns fones (com audio em várias línguas) que te servirão como guia para entender cada parte do local.
      Saindo do palácio, se ainda tiver fôlego, pegue o trem no sentido contrário, desça na estação Beyazit e visite o Grande Bazar (até 19hs). É um bazar muito grande, tem cerca de 5.000 lojas, vai andar bastante por lá e fazer algumas compras. Para esse dia não sobra mais tempo.

      Excluir
    2. Dia 2: pegue o trem, desça na estação Eminonu e tente fazer o passeio pelo Bósforo. Existem várias empresas que oferecem esse passeio perto da ponte Gálata. Procure pelo barco que tiver melhor estrutura e que tenha local fechado com vidro pois no frio será impossível aguentar o vento gelado. O tour pequeno é de 2 horas e não sei que dias e horários eles oferecem no inverno, terá de se informar no local. Estando nos arredores da ponte Gálata você tem algumas atrações para conhecer. Em frente está o Bazar das Especiarias (ou Bazar Egípcio), que eu até gosto mais do que o Grande Bazar (é menor, mais fácil de andar, mais típico, e tem tudo que o outro tem). Ao lado do Bazar aproveite para conhecer a Mesquita Nova, também muito bonita. E se quiser almoçar tem um ótimo restaurante pertinho (todos conhecem):**Hamdi Et Lokantası - O restaurante ocupa quatro andares, mas o último é o mais legal, com um terraço envidraçado que oferece uma vista linda do Bósforo. Prove o kebab de pistache ou o que vem com coalhada e também as porções de mezze, é muito bom. E não se esqueça de comer a baklava, um doce típico que é uma delícia. Do outro lado da ponte você avista a Torre Gálata, mas a subida até lá pode ser meio cansativa para sua esposa grávida. Mas você pode conhecer por outro caminho que te leva a outros locais de interesse. Da estação Eminonu que você está, pegue o trem e vá até a estação final Kabatas. De lá pegue o funicular que vai até a Praça Taksim. Da praça você desce a pé a Istiklal Caddesi, a principal rua de comércio da cidade, e pode também fazer isso com o bondinho que percorre quase toda a extensão da rua. No ponto final você ainda desce um pouco a pé e vai dar na Torre Gálata. Na verdade não sei se vale a pena o sacrifício de chegar até a Torre, apesar da bela vista, pois no inverno deve ser muito frio lá em cima. Talvez seja mais interessante andar pela Istiklal e jantar em algum bom restaurante por lá antes de voltar ao seu hotel (faça o caminho contrário com o funicular e o trem até a estação perto do seu hotel). Não terá tempo para mais nada, e se conseguir ver tudo o que coloquei nos 2 dias do roteiro, já conseguiu muito!
      Acho que para 2 dias não vale a pena comprar o cartão de desconto no trem, afinal são apenas 3 liras turcas cada passagem do trem e você vai usar pouco. Evite andar de ônibus, é mais difícil e o trânsito em Istambul é caótico.
      Quanto aos restaurantes olhe no blog as dicas, eles estão divididos por bairro. Veja a postagem: http://www.fuievolteipracontar.blogspot.com.br/2011/04/culinaria-turca-e-outras-dicas-de.html
      Vou te enviar o vocabulário pelo seu email, mas se você falar inglês não terá problemas para se comunicar.
      Boa sorte e boa viagem!

      Excluir
  81. Muito obrigado pelas dicas, perfeito !!
    Bazar das Especiarias abre que horas ? é perto da estação dos barcos né ? o preço é melhor do que o grand bazar ?
    O vocabulario chegou no e-mail mas ao abrir deu erro e não deu pra ver nada, tem como mandar copiando e colando no e-mail ?
    Obrigado de coração !!

    ResponderExcluir
  82. Pretendo ir em Janeiro...e sobre terrorismo o que vc tem a dizer? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai em Janeiro de 2015?
      Se fosse para você ir nos próximos meses eu diria que não vejo problema. Estive novamente em Istambul no final de Setembro do ano passado, e estava tudo muito tranquilo. Mas ainda falta muito tempo para a sua viagem, então não sabemos o que pode acontecer até lá. Os tumultos em geral acontecem na Praça Taksim, que não é uma atração turística, ao contrário, é uma praça muito feia e sem graça. Ocorre que na região existem bons hotéis e da praça se tem acesso ao metrô e à principal rua de comércio da cidade, com boas lojas e restaurantes (a Istiklal Caddesi). É portanto um local em que os turistas passam, mas é possível evitar esse caminho e acessar a rua Istiklal pela ponte Gálata. Eu particularmente acho um bairro excelente para escolher um hotel devido a essa boa localização (eu fiquei ali perto). Mas devido aos riscos de novas manifestações na Praça, talvez seja mais prudente você procurar um hotel em Sultanahmed, o bairro histórico, onde estão as principais atrações e por isso é mais frequentado por turistas.
      Ainda outra dica: se puder vá em outra época, Janeiro é muito frio, costuma nevar na cidade, e terá dificuldade de se locomover para visitar os principais lugares. Prefira os meses de Abril a Junho e de Setembro a Novembro (julho e agosto, além de ser alta temporada, é muito quente, insuportável).
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  83. Olá Cristina. Obrigada pelas informações tão bem escritas.
    Estou chegando a Istambul dia 30/04 com retorno dia 06/05. Gostaria de saber se é mais adequado, por ser pouco tempo, eu ficar em Istambul e conhecer tudo que há pra ver, ou se estando lá, é possivel ir de onibus a Capadocia ou a Efeso, em tão pouco tempo? Estou meio perdida em relação ao q se é possivel fazer/conhecer neste periodo. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, obrigada pela visita!
      Sem contar o dia de chegada e o da partida (não dá pra fazer muita coisa nesses dias), você terá 5 dias inteiros em Istambul. Se eu fosse você ficaria só lá, dá para conhecer bem a cidade e mesmo assim ainda iria faltar tempo, Istambul é grande e tem vários locais legais. Para conhecer Éfeso, Pamukkale (que é lindo) e Capadócia (que fica a 700km de Istambul) você vai precisar de no mínimo 5 dias (se fizer essa viagem de avião, o que eu recomendo). Então é melhor planejar uma outra viagem para conhecer essas regiões e, com mais tempo, conhecer outras regiões também fantásticas.

      Excluir
  84. Olá Christina, acabei de voltar da Turquia e fiz a besteira de trazer Lira Turca para o Brasil. Você sabe se existe algum lugar que troque essa moeda aqui no Brasil??Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiaiai Melina! Não sei mesmo, acho que não tem! O jeito é você vender para alguém que vá viajar para lá.
      Faz o seguinte: faça essa pergunta nos comentários do site Viaje na Viagem, o número de leitores é impressionante, quem sabe alguém te ajuda achar um lugar para trocar o dinheiro ou então alguém se interessa em comprar. Vou te passar o link de onde seria melhor você perguntar, é uma matéria sobre a Turquia com a relação dos blogs que falam sobre o país (inclusive o meu). Vai lá e boa sorte: http://www.viajenaviagem.com/2013/01/a-volta-a-turquia-em-36-blogs/

      Excluir
  85. Oi Christina! Adorei o seu Informativo sobre a Turquia e vou passar para a minha irmã Rachel que está querendo ir para lá. Ela pirou de vez! O problema, o grande problema, é que ela vai por causa de um Turco que ela conheceu na Internet. Ela está caidinha por ele. Ele é solteiro, mas ela é casada e tem 2 filhos, ele sabe disso e mesmo assim, dispensa atenção total para ela, chegando a ficar online com ela todos os dias a partir das 2 ou 3 da tarde ( horário de brasília), finais de semana o dia todo, de manhã até a noite. Eu já vi as conversas e ele é um homem que "parece não existir" com ela, de tão educado e carinhoso. Minha irmã está querendo largar tudo e ir para lá por causa dele. Ele "parece"ser um bom rapaz, mas estou muito preocupada com isso. Como são os homens turcos? Você acha que ele assumiria a minha irmã Rachel mesmo ela já tendo sido casada? Pode isso? Você já ouviu falar em alguém que fez isso? E para completar, ele ainda é 3 anos mais novo que ela. Aquela sem juízo tem alguma chance? Se não tiver, o que eu posso fazer para ele se desinteressar da minha irmã? Por favor me ajude , antes que ela vá mesmo! PS: Ela sabe tudo sobre ele: Família, amigos... Já pesquisei tudo, mas o cara parece ser um santo. Até diz que ora por ela e nunca a desrespeitou. Help! Não sei o que fazer!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, obrigada pela visita ao blog.
      Embora o problema que você descreve em relação à sua irmã não tenha a ver com assuntos tratados aqui no blog, vale comentar rapidamente. Você tem toda razão de estar preocupada com ela. Independentemente do rapaz ser turco (poderia ser de qualquer nacionalidade), o risco que ela corre é enorme! Os jornais e a TV mostram casos parecidos, onde pessoas inocentes são vítimas de golpistas e/ou loucos espalhados pela internet. Você percebeu muito bem: é um homem que não existe! A internet pode fazer todo mundo ficar bonzinho, lindo, maravilhoso, é aí que mora o perigo. Não se trata de saber como são os homens turcos ou em que eles acreditam. Se trata de mostrar a ela o perigo por trás desse tipo de envolvimento, mas vai ser muito difícil ela se convencer disso. Talvez seja o caso de você convencê-la a mudar a estratégia: ela tem 2 filhos a zelar e não pode se aventurar por aí de modo irresponsável, ela tem de pensar neles. Então ao invés dela ir à Turquia, porque ela não o convida para vir ao Brasil? Seria a única maneira da família poder conhecê-lo a aí sim avaliar quem é esse sujeito e o que ele pretende. Se ele é realmente esse sujeito maravilhoso que não tem nada a esconder ele deveria vir já que está tão interessado, e sem desculpas. Se não vier, e ainda tentar convencê-la a ir é sinal claro de que as intenções dele eram bastante duvidosas. Suponha então que, apesar de todas as tentativas, ela ainda teime em ir. Acho que aí a sua família terá de ser firme e só permitir que ela viaje acompanhada por alguém de preferência do sexo masculino (irmão mais velho, tio, primo, amigo, etc...), assim ela estará mais protegida. Em casos como esse todo cuidado é pouco. Boa sorte!

      Excluir
  86. Muito bom o seu blog, Pode me ajudar? Vou para a Turquia ( Istambul, Ancara, Capadocia, Konya, Pumakale, Efeso e Kusadaki) e para a Grécia. Vou no dia 23/05 e retorno dia 08/06. Pesquisei sobre esses lugares e tem um pouco de tudo, mar, montanha,etc. O que levar na mala? Agradeço desde já o retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que aconteceu, mas postei sua resposta e ela sumiu!
      Vou tentar novamente, mas se duplicar desconsidere uma das respostas.
      Nessa época é melhor optar por roupas leves e confortáveis de manhã e um casaco leve à noite. Se for passear de balão na Capadócia vai precisar se agasalhar pois faz frio durante o passeio. Não sei se você é jovem, mas se for e estiver a fim de ir a uma balada em Istambul, leve roupa apropriada para o evento, a cidade tem muitos lugares animados, ou mesmo restaurantes bacanas para jantar. Se for mulher pode levar também bermuda e saia, desde que não sejam muito curtas, e blusas que não sejam muito decotadas (lembre-se que a maior parte da população é muçulmana). Para entrar nas mesquitas as mulheres precisam cobrir o cabelo e colo com um lenço, mas poderá comprar uma linda pashimina por lá e levar na bolsa para os passeios. Como irá andar muito é recomendável que leve um tênis. Como pode perceber, na mala também de tudo um pouco...

      Excluir
  87. Salve Cristina! Parabéns pelo Blog.
    Estarei indo a Istambul fim de agosto e agradeceria o envio da relação de palavras em turco tão pedida pelos comentaristas. Seria possível?
    Obrigado!
    Meu email: pdsoares@amazonet.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve!
      Obrigada pela visita. Já enviei a lista para o seu email.
      Boa viagem!

      Excluir
  88. Olá Cristina,
    O meu nome é Alberto, e achei muito interessante e elucidativo o seu Blog. Parabéns!
    Vou de Férias em Agosto para Istambul e Capadócia. Por favor pode enviar-me a relação de palavras em Turco? Muito obrigado
    Meu email - albertoribeiro1981@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto, já enviei a lista para seu email.
      Aproveite bastante e faça uma boa viagem!

      Excluir
  89. Olá Cristina gostaria de saber se brasileiros precisa de visto pra entrar em território turco pretendo ir em setembro vc pode tirar minha dúvida obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giselly, quando eu fui o visto era dado na hora do desembarque. Agora parece que nem isso é mais realizado. Brasileiros não precisam de visto.

      Excluir
  90. Olá Cristina. Parabéns pelo blog. De todos que entrei, o seu foi o mais esclarecedor. Vou para Istambul dia 01/10 e, gostaria também de receber a lista das palavras em turco. Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça, bem vinda ao blog!
      Para eu te passar a lista preciso do seu email. No meu perfil, no alto da página à direita, você pode acessar o meu email e enviar.
      Se preferir copie: mchriscruz@hotmail.com

      Excluir
  91. Olá Cristina, parabéns pelo seu blog pois achei muito interessante. Gostaria de lhe fazer umas questões, vou para a Turquia de 18 a 25 de Outubro e gostava de saber se poderei utilizar o cartão de débito nas máquinas ATM (como utilizamos em Portugal)? Se poderei usar vestidos de manga curta à noite, provavelmente com um casaco pois já não deve estar calor, mas para ir jantar caía bem uma coisa mais formal? Durante o dia posso usar legins, não irá chocar com a cultura turca? Eu já pesquisei algumas palavras em turco mas se me pudesse enviar o seu vocabulário agradecia-lhe muito. O meu email é anmagume@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Você pode sim usar cartão nas máquinas. Quanto à roupa para usar à noite é melhor se precaver usando um casaco ou uma pashimina (vai conseguir comprar peças lindas por lá) pois começa a esfriar em Outubro. Para o jantar não precisa de roupa formal, a não ser que seja um restaurante mais sofisticado. Durante o dia pode fazer calor então pode usar calça legging e também bermuda sem problemas. Só deve evitar shorts e saias muito curtas, blusas transparentes e/ou muito decotadas, enfim, bom senso é a regra.
      Já mandei a lista para o seu email. Boa viagem!

      Excluir
  92. Oi Cristina gostaria de saber,qual moeda tenho que leva,e também ond posso achar um tradutor por lá pq eu n falo inglês,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane, se você for trocar por moeda local tanto faz você levar dólar ou euro. Mas se pretende usar a moeda estrangeira na compra melhor levar dólar porque no cambio das lojas os comerciantes turcos em geral dão o mesmo valor à mercadoria tanto em dólar como eu euro, o que é muito ruim para nós já que o euro é mais valorizado.
      Não conheço nenhum tradutor. Se está insegura talvez seja melhor ter uma guia que fale português. Veja nesses 2 blogs a dica de guias:
      http://www.voali.com.br/dica-de-guia-em-istambul-que-fala-portugues/
      http://www.istambulguia.com/profissional/

      Excluir
  93. Ola Cristina, seu blog e demais me tirou varias duvidas. Eu estou com viagem marcada para a Turquia entre os dia 20 a 28 de fevereiro, ja vi em varios blogs que essa epoca faz bastate frio, Como eu moro na Noruega nao me assusta. Eu sonho sempre foi andar de balao de ar quente, ja tentei Fazer um vez aos redores de Paris mais nao deu certo e depois da divulgacao da novela Salve o Jorge meu facinio pela Turquia aumentou. Como vamos ficar poucos dias gostaria de distribui-los bem, se possivel voce podesse me indicar alguma agencia de viagem seria na turquia que fizesse os passeios internos me ajudaria muito. quero muito ir para Efesos, Pamukkale, Capadocia e logico Istambul. Depois de longos 3 anos meu marido resolveu aceitar ir a Turquia. Aguardo a resposta atenciosamente Elis

    ResponderExcluir
  94. Ola Cristina adorei seu blog e o carinho de voce responder todas as perguntas entao decide mandar minha duvida. Estou indo para a Turquia entre os dias 20 a 28 de fevereiro de 2015, ja vi em alguns blogs que essa epoca e bastante fria, eu nao me assusto com o frio moro na Noruega, e meu sonho e andar de balao de ar quente ja tente Fazer isso algumas vezes mais nao deu certo depois da divulgacao da novela Salve o Jorge meu fascinio pela Turquia so aumentou, depois de longos 3 anos meu maridao resolveu sede meus desejos. Como termos poucos dias e muito para conhecer gostaria se possivel logico que vc me indicasse um agencia de viagem seria que fizesse passeios interna pela Turquia, quero muito conhecer Efesos, Pamukkale, Capadocia e Istambul. atenciosamente Elis Engesvold

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, bem vinda de tão longe ao blog!
      Eu não conheço nenhuma agência na Turquia, mas vou tentar perguntar para a operadora que organizou o meu tour aqui no Brasil se eles podem indicar a agência que eles utilizam na Turquia. Não sei se eles vão me fornecer essa informação, mas não custo tentar. Se conseguir volto aqui e te informo, ok?
      Mas como não gosto de deixar ninguém na mão, e sua viagem será logo, olha nesse site que traz a dica de 2 guias (uma em Istambul e outra na Capadócia). Talvez elas possam te ajudar.
      http://www.vamosparaturquia.com.br/dicas.html
      Boa sorte!

      Excluir
  95. Ola Cristina adorei seu blog não li tudo mas farei isso amanha. Tenho uma viagem para a Turquia de 03 a 10/04/15 estaremos num grupo de 10 pessoas, tudo família. Iremos pelo pacote da clickon . Minhas dúvidas: Está perigoso ir pra la agora? Qual tipo de roupas? E' muito frio nessa época? Iremos a Istambul,Capadocia, Ankara, Antalya e Konya. E final em Istambul. Aguardo seu retorno e desde já agradeço. Abçs. Leslie Adriano (rapasta@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie, desculpe a demora em responder, mas estava viajando.
      Esses locais que vai visitar não são perigosos, o piores locais ficam perto de fronteira com o Líbano, então fique tranquila. Quanto à época já começa a esquentar, mas ainda vai pegar um pouco de frio a noite. Então não tem jeito, vai ter de colocar de tudo um pouco na mala e se vestir feito "cebola", sabe como é? Colocar várias malas. Fiz um roteiro parecido com o seu e adorei!

      Excluir
  96. vou viajar p Turquia gostaria de saber o que pedem no aeroporto o valor para o turismo e gostaria de receber a lista de palavras turcas.obg bjs lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, no aeroporto, na imigração, em geral só pedem o passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade. De qualquer forma é bom que tenha o valor mínimo de toda a Europa, ou seja, 60 euros por dia de permanência no pais e seguro saúde de acordo com o Tratado Schengen, ou seja, com cobertura mínima de 30.000 euros.
      Posso te mandar a lista de palavras, mas precisa me dizer qual o seu email.
      Aguardo!

      Excluir
  97. Olá adorei seu blog, estou indo dia 08/05 para a Grécia e na volta vou ficar 04 dias em Istambul me preocupo um pouco com o entendimento da língua, apensar de nosso pacote ter guia brasileiro isso nos preocupa ou pouco, também como se vestir, e em relação a $$$ posso usar o EURO somente ou seria melhor trocar por lira turca, obrigada Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Em Istambul muitas pessoas falam inglês, tanto nos hotéis como no comércio, restaurantes e atrações turísticas. Não terá problemas se conseguir falar ao menos um pouco o idioma. Em relação à vestimenta em Istambul, a maioria da população se veste do nosso modo. Para as mulheres é bom evitar saias muito curtas, decotes e shorts. Para entrar nas mesquitas as mulheres precisam cobrir os ombros e a cabeça, por isso leve na bolsa um lenço grande ou uma pashimina (vai encontrar lindas por lá!). Caso não tenha eles costumam emprestar. E tanto homens como mulheres têm de tirar os sapatos nesses locais por isso, se não quiser pisar no chão (tapete), é bom levar uma meia ou um saco plástico descartável para proteger os pés. Para seus gastos pessoais pode usar o euro ou dólar, mas é melhor trocar por moeda local (lira turca) para não perder dinheiro na transações feitas em estabelecimentos comerciais. Troque o dinheiro aos poucos para não ficar com liras sobrando, já que não conseguirá trocar o que sobrou no Brasil. Troque o dinheiro que pretende gastar nas casas de câmbio localizadas em vários pontos da cidade, mas evite trocar no aeroporto pois o câmbio lá é muito ruim. Caso sobre um pouco de lira turca gaste nas últimas compras no bom freeshop do aeroporto em Istambul. Boa viagem!

      Excluir
  98. Parabéns, adorei seu blog e suas dicas são valiosas. Irei dia 23 /5 para Istambul, depois Capadócia e Grécia com ilhas Mikonos e Santorini, 15 dias. Valeu pela dicas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Norma, obrigada pela visita.
      Que roteiro lindo você vai fazer! Aproveite a viagem!

      Excluir
  99. Oi Cris gostei muito de suas dicas, vou em julho para Turquia pela cvc e não falo nada em inglès, o que vc acha- Romildo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você está com um pacote turístico com passeios com guia, então não terá tantos problemas pois acredito que a cvc vai colocar um guia que fale ao menos espanhol, caso não fale português. Entretanto pode ter dificuldades nos dias livres, então procure pesquisar bastante sobre o que vai fazer e leve anotado locais onde quer ir, assim será mais fácil para alguém te ajudar. Os turcos são simpáticos e tentam se fazer entender, principalmente se for para te vender algo. Nos bazares, por exemplo, vai achar vendedores turcos que falam um pouco de português. Você pode usar também um aplicativo, tipo Google Tradutor, fácil de usar no seu celular quando estiver com wifi. Se quiser um vocabulário básico de turco, me passe seu email que eu te mando.

      Excluir
  100. Dezembro é muito ruim em Istambul e Capadocia? Fazem passeios de balão? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dezembro é inverno na Turquia e faz muito frio, chega a nevar em Istambul e também na Capadócia onde o frio é mais severo. O passeio de balão pode acontecer se as condições meteorológicas no dia permitirem, mas acho que deve ser um passeio congelante. Não acho uma boa época para viajar para lá, se puder marcar fora do inverno vai aproveitar muito mais. Se já marcou a viagem, prepare-se e leve roupas bem quentes, principalmente para a Capadócia. No auge do verão também é ruim (Junho/Julho), faz muito calor. A melhor época para viajar para a Turquia é entre abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono), quando as temperaturas são amenas e as atrações estão menos cheias.

      Excluir
  101. Oi Cristina, estou indo para Istambul em julho também, gostei de suas dicas, o Big Bus é uma boa pedida para se deslocar dois dias seguidos? pode me mandar o vocabulário básico do turco? BETO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto.
      Saiba que 2 dias em Istambul é pouco para conhecer a cidade e não acho uma boa idéia utilizar o Big Bus. O trânsito em Istambul é muito ruim e vai perder tempo. O melhor a fazer é utilizar o trem de superfície que é muito fácil de usar e leva a todas as atrações. O trem mais utilizado pelos turistas é a linha T1 do trem de superfície (Tramvay), também chamado de bonde. As principais estações dessa linha são:
      Kabatas: de onde se faz a conexão para pegar o funicular (F2) até a Praça Taksim e também fica perto do Palácio Dolmabahçe
      Tophane: fica perto do Museu de Arte Turca e Islâmica
      Karakoy :fica no início da Ponte de Gálata
      Eminönü: fica perto do porto onde companhias de barcos locais oferecem passeios pelo Bósforo e travessia à parte asiática da cidade. Do outro lado da avenida está o Bazar das Especiarias e a Mesquita Nova.
      Sirkeci : onde está a estação Sirkeci
      Gülhane: onde fica o Palácio Topkapi
      Sultanahmet : onde ficam os principais pontos turísticos como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Hipódromo, a Cisterna da Basílica
      Çemberlitas: onde fica o Hamam Çemberlitas
      Beyazit: onde está o Grande Bazar, a Mesquita de Beyazid e a Universidade de Istambul
      Para eu te enviar o vocabulário básico preciso do seu email. Se interessar posso enviar também sugestões do que conhecer em apenas 2 dias na cidade. Você estará hospedado em que hotel?
      Aguardo seu contato.

      Excluir
  102. ola Christina estou com muita duvidas.primeiro mim apaixonei pelo um turco que veio ao brasil.ele ficou no brasil por 5 mês comigo.mais agora ele voltou e quer que eu vá pra turquia mora em esmirna. mais estou com muito medo. de sair do brasil pra vive la. andei pesquisado questão do dinheiro em quanto aqui se ganha 1200 la na turquia ganha 1000.
    minha duvida é se eu ganha 1000 la vou viver bem ou vai ser como se fosse um salario minimo no brasil? as comidas como são? vou precisa mim vestir de véu? vou precisa de visto pra ficar lá? no caso tenho uma filha não com ele. mais com meu ex marido vou poder levar minha filha? e sou formada em técnica em radiologia lá vou poder exercer a função? as coisas lá são baratas. por favor mim ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei seu nome nem em que cidade vive, mas para tirar dúvidas quanto a viver na Turquia, validação de diploma, autorização de trabalho e outras formalidades, entre em contato com o Consulado da Turquia no Brasil, veja neste site as cidades e endereços: http://consulados.com.br/turquia/
      Quanto a ir para lá morar com uma pessoa praticamente desconhecida, num país com língua e costumes tão diferentes do nosso, é uma resolução difícil é arriscada. Levar uma criança junto então é uma loucura. Acho que o mais sensato seria você ir primeiro apenas para conhecer o lugar e pessoas com quem vai conviver lá e, de preferência, vá acompanhada de um parente ou amigo para não correr riscos desnecessários. Só tome uma decisão depois que conhecer melhor o que te aguarda lá e também tirar todas as dúvidas. Boa sorte!

      Excluir
  103. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir