Páginas

PAMUKKALE E HIERÁPOLIS

Pamukkale significa "castelo de algodão", o que descreve muito bem o local, uma imensidão branca com bacias esculpidas cheias de água, que ao longe parecem feitas de neve, nuvem ou algodão, mas se trata de um fenômeno surpreendente: cálcio petrificado.



Logo que se chega próximo ao “castelo de algodão”, encontram-se as ruínas de Hierápolis, cujo significado é “Cidade Sagrada”, que está a 376 metros no alto de uma colina, e foi construída no século II a.C. A cidade, em conjunto com Pamukkale, fica no sudoeste da Turquia, a 650 km ao sul de Istambul e 230 km a leste de Izmir. Toda região é protegida  como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A imagem abaixo mostra como era esse local na antiguidade (para ampliar clique no mapa).


As ruínas da cidade romana de Hierápolis estendem-se por vários quilômetros ao redor de Pamukkale e passamos por elas antes de chegar ao “castelo de algodão”.






Um dos monumentos se destaca: o imponente Teatro Romano.


Na antiguidade Hierápolis adquiriu a fama de sagrada porque as águas dali eram tidas como medicinais e com poder de rejuvenescimento. Por isso, ao longo da história, o local atraiu pessoas dos mais longínquos lugares. Cleópatra era freqüentadora assídua das termas do local e a pedido dela, foi construída uma piscina de água corrente, que ficou conhecida posteriormente como “Piscina de Cleópatra” e hoje, uma piscina construída em cima das ruínas da antiga piscina, é utilizada pelos turistas que nadam sobre antigas colunas romanas.



Como Pamukkale está bem ao lado, as ruínas da cidade de Hierápolis tornam-se secundárias e acabamos por dedicar pouco tempo para explorá-las. Recomendo, portanto, que vá com mais tempo se quiser visitá-las.

Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia. O branco que reveste as montanhas formando a linda paisagem e as belas piscinas naturais, são provenientes de nascentes de água mineral quente que, durante séculos,  emergem de quilômetros de profundidade misturadas ao cálcio existente na região. Quando as águas chegam à superfície dão origem às diversas bacias, e o efeito resultante é espetacular: as águas caem sobre uma série de degraus, que com o tempo formaram várias cascatas solidificadas.


A temperatura da água oscila entre os 35º C e 50º C sendo especialmente indicada para as doenças nervosas, de pele e do coração. Por isso banhar-se em Pamukkale é considerado medicinal e, para muitos, é uma espécie de fonte de beleza. Infelizmente hoje em dia está proibido o banho nessas piscinas naturais, pois se descobriu que a tinta proveniente das roupas de banho em geral e do cabelo tingido das mulheres, está escurecendo o branco que reveste a montanha. Atualmente o uso de roupas de banho está proibido e as pessoas só podem andar pelo local se estiverem descalças e com as pernas descobertas.





Não existem palavras para descrever o espetáculo deslumbrante que é Pamukkale. Melhor que as imagens falem por si.





E ao por do sol o "castelo de algodão" torna-se ainda mais bonito




E em instantes, pura magia!



Com essas imagens nos despedimos de Pamukkale com a certeza que esse é um dos lugares mais lindos do mundo!

Como os banhos em Pamukkale infelizmente estão proibidos, não há necessidade de ficar muito tempo por lá, e por isso um hotel limpo e confortável como o Lycus River, é tudo que se precisa para descansar e continuar viagem no dia seguinte. 



E agora só nos resta dormir e sonhar com a inigualável Capadócia!


17 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Superdetalhista! Sonho e planejo ir para Turquia em junho de 2012 e Pamukkale será um dos locais a ser visitado. Vc fechou com agência em Istambul. Perguntou isso pois estou pensando em comprar as passagens aéreas e tour/transfer fechar com o hotel. Será que é tranquilo fazer isso?

    ResponderExcluir
  2. Pat
    Eu fechei um pacote todo com uma agência aqui em São Paulo , a VLTour: www.vltour.tur.br
    Se você for apenas para Istambul, não vejo necessidade de fazer pacote turístico, dá para se virar muito bem por conta própria. No meu blog tem muitas dicas de passeios, transporte e refeições. A dica é que você escolha um hotel bem localizado próximo do metro. O hotel que eu fiquei, o Nippon, é bem localizado e bom.
    Agora se você quiser ir para outras regiões, como Efeso/Pamukkale/Capadócia, sugiro que faça um pacote porque é complicado fazer essa viagem por conta própria. Os hotéis costumam oferecer esse tipo de viagem, mas acho mais seguro você sair daqui com tudo acertado. Como vai em Junho aponte-se para muito calor, principalmente nesta viagem ao interior.
    Espero ter ajudado.
    Christina

    ResponderExcluir
  3. Oi, Christina! Pretendo conhecer Istambul, Goreme, Éfeso e Pamukkale. Estou na fase inicial de planejamento. Por enquanto, o seu relato foi o única em que li dizendo fez os dois tours em um único dia. Isso é ótimo pois preciso de um roteiro enxuto para encaixar a Grécia também.

    Eu li também que algumas pessoas contrataram o tour para o interior da Turquia em Istambul, outras no Brasil e outras compraram passagens aéreas e hospedagem por conta própria exceto os os passeios, que fecharam já no local.

    Estou com uma leve tendência em optar pela última. Porém vou seguir sua sugestão e pedir orçamento às agências.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Estive na Turquia em outubro de 2011. Realmente é maravilhoso , a descrição do nosso amigo corresponde com a realidade. Fui com meu marido e filho, fiz todas as reservas pela internet, e foi tudo perfeito. Fica muito mais barato e emocionante. Fomos até Istambul ficamos 3 dias, depois pegamos um voo para Kaisery onde alugamos um carro,conhecemos Pamukkale/hierapólis, nos hospedamos no hotel Venus ha apenas 300m de distancia .Sequimos no dia seguinte para Konya, depois na Capadócia, nos hospedamos em Goreme: Local Cave hotel, depois seguimos para Izmir e deixamos o carro no aeroporto e seguimos para Nuremberg na alemanha.A Turquia é maravilhosa, comidas deliciosas, paisagens divinas. Não deixem de conhecer. abraços a todos
    denize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denize,

      suas dicas me empolgaram muito, estou tentando organizar uma viagem Grecia e Turquia com a minha mae, mas estava meio receiosa de fazer isso sozinha e por conta. Pode me dar algumas dicas? tipo de onde se hospedou e como fez os traslados e coisas do tipo? se preferir enviar por email rianarena@yahoo.com.

      Chris, adorei o blog, super util e com dicas bem interessantes, se vc tbm tiver mais alguma dica para me dar, agradeco imensamente.
      Obrigada
      Cinthia

      Excluir
    2. Cinthia
      Obrigada por ter gostado do blog e espero que aproveite as dicas que deixei por aqui. Não sei se a Denize irá te responder, mas já que você pretende viajar por conta sugiro que faça muita pesquisa na internet sobre hotéis e roteiros. Vários sites fazem a descrição desse tipo de roteiro por conta própria. Vá, por ex., ao blog Dobrando Fronteiras, que lá ele dá dicas da viagem que fez em 2008, com indicação de hotéis, mapas, etc...Veja no link:
      http://www.dobrarfronteiras.com/medio-oriente/turquia-republica-da/

      Excluir
  5. Acabei de fechar um pacote para a Turquia, com 2 dias em Pamukkale, vou levar minha mãe de 81 anos e amiga dela de 76 anos, vai ser uma aventura de crianças grandes...risos
    Adorei suas dicas, ajudam muito para quem vai pela primeira vez...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alini
      Como você vai ter mais tempo em Pamukkale pode explorar tudo com calma. Por isso ande bem devagar com elas nessas piscinas porque escorrega, cuidado!!!
      Boa aventura!

      Excluir
  6. Ola, tive o prazer de conhecer Pamukale, eh simplesmente deslumbrante, afinal, toda obra de arte de nosso querido cDeus eh fascinante...boa viagem a todos.. Luciene

    ResponderExcluir
  7. Oi, nossa tô aqui deslumbrada com suas fotos e textos detalhados, lindos lugares, estarei sempre por aqui. boa viagem sempre!

    ResponderExcluir
  8. Nossa que saudade de pamukkale! Quero ir no verao agora! No meu blog tem fotos no inverno apenas :p tava 7 graus fora da agua, ficamos só com os pézinhos :) http://casalnomade.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, é um lugar de sonho mesmo. Se vai no verão vai ficar bom pra andar nas várias piscinas, mas não estranhe, na Anatólia Central faz muito calor nessa época

      Excluir
    2. Jessica, é um lugar de sonho mesmo. Se vai no verão vai ficar bom pra andar nas várias piscinas, mas não estranhe, na Anatólia Central faz muito calor nessa época

      Excluir
  9. Cristina acabei de sair desse local belíssimo fantástico parabéns pelo blog...temperatura local as 11:06. 33c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia Reinaldo, é um lugar fantástico! Aproveite muito sua viagem.

      Excluir
    2. Que delícia Reinaldo, é um lugar fantástico! Aproveite muito sua viagem.

      Excluir