Páginas

PERNIL DE BARÊ

Uma das coisas mais gostosas ao se ter uma casa na praia é que podemos fazer uma festa das coisas mais simples. Cheiro de algo assando na churrasqueira ou no forno a lenha é tiro e queda: amigos aparecem. Cada um trás um petisco, ai alguém prepara uma bebidinha, rola uma musiquinha...pronto! Tá feita a festa, e não demora muito para o riso rolar solto e as horas passarem sem que se perceba. E há anos em casa é sempre assim.

Pela nossa churrasqueira já passou uma boiada, sem exagero. Mas como de churrasco todo mundo entende um pouco, prefiro contar como fazemos o pernil no forno a lenha, já famoso na família e na vizinhança.
Segue a receita:

 01 pernil com osso temperado de véspera com a seguinte marinada(furar a carne antes):
 Esfregar sal em todo pernil (para cada quilo de pernil 1 colher, de sopa, de sal) e pimenta-do-reino a gosto. Colocar por cima: 3 dentes de alho picados; 1 cebola picada; 2 cravos-da-índia; 2 folhas de louro; alguns ramos de salsinha e cebolinha; suco de 2 limões; 1 copo de água; 1 colher, de sopa, de molho inglês, ½ xícara de azeite; 1 copo de vinho branco seco. Misture bem esta marinada à carne, cubra, e deixa na geladeira até o dia seguinte, mexendo de vez em quando para toda carne pegar o tempero.


No dia seguinte retirar o pernil da marinada (tire o tempero que ficar grudado), colocar em uma forma grande de alumínio descartável, se gostar pode colocar pedacinhos de bacon nos furinhos, salpicar com pedacinhos de manteiga, colocar 1/3 da marinada coada (reservar o restante caso precise acrescentar), tampar bem com papel alumínio sem deixar abertura, e levar ao forno a lenha (pré-aquecido) por volta de 6 horas.



Durante o cozimento (fazer isso algumas vezes) retirar a travessa, abrir e regar com a marinada coada, e, se for preciso, acrescentar mais. Ir virando o pernil para assar por igual.

Enquanto o pernil assa preparar o seguinte molho (que será colocado no final):


- Bater no liquidificador: ½ litro de azeite; 6 folhas de louro; ½ cebola picada; 2 cabeças grandes de alho (não são os dentes, são as cabeças mesmo!); 1 colher, de sopa, de orégano; 1 colher, de sopa, de sal; ½ cenoura crua. Bater e reservar.


- Em uma panela grande refogar em um pouco de azeite: 5 cebolas fatiadas fino; 8 a 10 tomates, sem semente cortados finos; 2 pimentões vermelhos em tiras finas; 2 colheres, de sopa, de orégano; 3 folhas de louro. Acrescentar o molho batido no liquidificador, refogar mais um pouco e reservar.
Huuuuuuuuuuuuuummmmmmmmm, tá sentindo o cheirinho?
Quando o pernil estiver cozido, retirar o papel alumínio para dourar a carne (virar para dourar dos dois lados). Quando estiver quase pronto, se necessário retirar o excesso da marinada (deixar uns 2 dedos aproximadamente), misturar o molho de tomate no molho restante na forma, e deixar mais uns 15 minutos no forno.

Estando pronto, cortar a carne perpendicular ao osso, misturando as fatias do pernil ao molho da travessa, e mantendo quente dentro do forno.
 Servir com arroz branco e/ou com pão francês como sanduíche.

Ficou com água na boca? Sem falsa modéstia: é de comer ajoelhado, rezando...

E pra arrematar uma caipirinha caprichada, porque ninguém é de ferro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário