Páginas

SULTANAHMED: HAGIA SOFIA E MESQUITA AZUL

O bairro de Sultanahmet é a cara de Istambul com seus minaretes apontando para o céu, e para quem tem pouco tempo de conhecer a cidade, é o melhor bairro para ficar e visitar porque todas as atrações estarão a poucos passos do hotel. 
A região é uma faixa de terra cercada pelo mar por três lados. No bairro encontram-se as principais mesquitas, palácios, museus e diversos monumentos históricos, testemunho de uma herança de dois grandes impérios: o Bizantino e o Otomano

1. Mesquita Azul
2.Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia)
3. Palácio Topkapi
4. Hipódromo
5. Cisternas Yabaretan (Cisternas da Basílica)
6. Museu de Arte Turca e Islâmica
7. Mesquita de Suleymaniye
8. Obelisco de Theodosius
9. Grande Bazar
10. Pequena Santa Sofia
11. Mercado das Especiarias (Mercado Egípcio)
12.Mesquita Nova
13. Mercado de peixe
 
A Praça de Sultanahmed é a área ajardinada no centro do bairro que leva o nome do Sultão Ahmet I. Com banquinhos, florida e ajardinada, é um lugar para sentar e curtir não apenas a paisagem, mas o povo circulando. 


Praça com a Mesquita Azul ao fundo
Esta praça é o símbolo da cidade e é por onde começam todos os roteiros turísticos.

A praça com a Hagia Sofia ao fundo

A praça é tão grandiosa como os monumentos que nela estão. Os dois principais monumentos históricos da cidade, Haghia Sophia e a Mesquita Azulficam frente a frente nesta praça. Para visualizar toda sua beleza só mesmo uma foto aérea pesquisada na internet.

Mesquita Azul em primeiro plano e Hagia Sofia ao fundo
Como é um dos principais pontos turísticos da cidade essa praça é muito movimentada, turistas do mundo todo chegam a todo momento, e a sensação é de estarmos numa "torre de Babel" tal o emaranhado de línguas e culturas diferentes. 


E onde tem turista tem vendedor de tudo e mais um pouco! Essa é uma das coisas chatas de se visitar lugares como esse: os vendedores te cercam o tempo todo tentando empurrar suas mercadorias, e são muito rápidos em perceber de onde você é. Muitos arriscam palavras em português, mas o idioma utilizado é mesmo o inglês. 
E dentre as mercadorias vendidas na praça achei esse pirulito super diferente e com nome complicado: tarihi osmanli macunh. Nossa! 


Fiquei até com vontade de provar mas dispensei, porque quebrar um dente estava fora de qualquer risco a correr. Muito legal o jeito que ele é feito porque ele vai enrolando cada sabor separadamente e finaliza com um toque de limão. Veja no vídeo.


Mas o que mais gostei de comprar em Sultanahmed foi o suco de romã que nunca tinha tomado. Que delícia! Quando vi as romãs turcas pela primeira vez fiquei encantada, nunca tinha visto uma romã tão grande e tão linda! 

 Olha isso!
 E como é doce!
São ótimas para comer e os vendedores deixam você experimentar a vontade, mas o suco é o mais gostoso e especial!

Mas vamos deixar de lado a gulodice e falar das principais atrações de Sultanahmed.

Basílica deSanta Sofía ou Hagia Sofia  Ayasofya (em turco)


Considerada um dos principais monumentos de Istambul, a Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sofia, cujo nome significa “santa sabedoria”, é uma obra prima da arquitetura bizantina e por alguns é também considerada a oitava maravilha do mundo, pois além de ser belíssima, é o único edifício do século VI que ainda está de pé. Ela funcionou 916 anos como igreja e 481 anos como mesquita, e atualmente é um museu.



   Sua grandiosidade impressiona!



A construção começou durante o reinado de Constantino I (em 324) e terminou durante o reinado de Cosntantino II (em 360). As obras custaram uma fortuna equivalente a 18 mil quilos de ouro, executada por milhares de operários que instalaram, durante seis anos, vários tipos de mármores de diversas procedências nas colunas magníficas e em todo o edifício, além de paredes cobertas de mosaicos de ouro e muitas obras de arte. 


Quando foi concluída  Santa Sofia tornou-se a mais importante igreja cristã do Império Romano até 1453, quando foi convertida em mesquita pelos otomanos.




Desde que foi usada como mesquita as estruturas tipicamente islâmicas foram agregadas, como os minaretes que se vê externamente e outras estruturas internas.


Foram instalados painéis com inscrições árabes do Corão, inclusive os medalhões de 7 metros e meio de diâmetro, colocados no reinado do Sultão Abdulmecid, os quais contêm inscrições com as palavras: "Allah', "Muhammed', e os nomes do primeiro califa e se de seus filhos Hasan e Huseyin.


Assim, com a transformação de basílica em mesquita há elementos impensáveis numa igreja católica. Somente lá é possível ver lado a lado a imagem da Virgem Maria pintada no altar com escritos muçulmanos de Alá e Maomé, e ainda ver um mihrab ( balcão para o sultão), um minbar (espécie de púlpito), um muezzin mahfili (a plataforma em mármore para o muezin ler o Corão), as maqsuras (umas plataformas feitas ao redor de pilares e junto de paredes para que os mais idosos pudessem se sentar e orar); a fonte de ablução (sadirvan), lugar onde os muçulmanos lavam-se ritualmente antes de entrarem nas mesquitas para iniciarem suas orações.

Fonte de ablução



CURIOSIDADE: O que é ablução?
Ablução (do latim ablutio, "lavagem") é um rito presente em muitas religiões, muito especialmente nas religiões primitivas, no judaísmo e no Islamismo. A ablução é um rito de purificação, com símbolos, atos e significados variados. As abluções rituais primitivas nasceram das purificações necessárias após a contaminação proveniente do contato com os cadáveres, das relações sexuais, do parto, da menstruação, etc. Em outras situações relacionam-se a ritos de preparação para o sacrifício. As abluções são feitas com água, areia ou sangue. No islamismoentre outras condições prévias necessárias às orações, está a purificação do corpo através da ablução, ou do banho, já que o corpo deve estar sem vestígios de impurezas. No ritual de purificação dos muçulmanos lava-se as orelhas, rosto, mãos, antebraços e pés. Mesquitas grandes, geralmente, têm banheiros reservados para esta finalidade, com uma grande fonte central  no pátio circundada por bancos pequenos. É claro que homens e mulheres realizam a purificação separadamente. 


Santa Sofia impressiona pela sua arquitetura e os seus mosaicos dourados.
Mosaicos no topo da porta e ornamentação do teto

Quando os turcos conquistaram Constantinopla e a igreja foi transformada numa Mesquita, todas suas imagens foram cobertas com gesso. Em 1935 foi transformada em museu , quando também começaram as restaurações para expor novamente as imagens cobertas.


E na saída após a visitação, passa-se por muitos locais agradáveis, com muitas "banquinhas" onde se pode comprar lembrancinhas do local


A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed (Sultanahmet Camii)



A Mesquita Azul foi uma tentativa, quase mil anos mais tarde, de criar um templo islâmico tão impressionante quanto a Hagia Sofia. É uma visita imperdível em Istambul, e foi construída durante o império otomano a pedido do Sultão Ahmed I.



A Mesquita Azul, uma das mais bonitas do mundo, é a única a ter seis minaretes em toda Turquia. O apelido da Mesquita Azul veio dos belíssimos mosaicos cerâmicos de Izmir, azuis em diversos tons, que decoram com muita beleza o interior da mesquita.
Porta para o pátio interno
Pátio interno e a fonte de ablução

Porta de entrada

De fora ela impressiona com suas cúpulas de diferentes tamanhos, projetadas e construídas em cascata umas sobre as outras, mas não se tem idéia do que o espera ao conhecê-la por dentro.


 A luz natural entra pelas 260 janelas de suas 36 cúpulas e ilumina os mais de 20 mil azulejos. 



O tom azul predomina com equilíbrio entre as outras cores. Os azulejos, vitrais e uma iluminação especial à noite, fazem da Mesquita Azul uma das edificações mais bonitas e famosas do mundo.


Além de templo de oração para os muçulmanos, uma mesquita é talvez o símbolo máximo do islã. Como é um  local de oração seu acesso é controlado, não sendo permitida a entrada de turistas durante os cinco horários de oração do dia. Deve-se manter  silêncio mesmo fora desses horários pois sempre tem gente orando. 





CURIOSIDADE: A oração Islâmica é um conjunto de atos e atitudes em que o muçulmano alcança diversos benefícios na parte espiritual e física, através da prática de 5 orações diárias durante as quais exerce sua fé e demonstra sua gratidão a Deus por Suas graças. Embora a oração seja aceita por Deus em qualquer lugar, em casa, local de trabalho, etc., Deus orientou para que os muçulmanos construíssem mesquitas a fim que as orações fossem feitas em grupos, já que alinhados em fileiras e lado a lado, estimula-se o convívio e, portanto, a igualdade entre os que estão orando diante de Deus, e também para reforçar que não deve haver diferenças sociais, raciais, tampouco nem privilégios do governante para o governado (e a discriminação feita às mulheres? bem esse é um dos muitos pontos difíceis de entendermos...)
Entre outras condições prévias necessárias às orações, está a purificação do corpo através da ablução, ou do banho, já que o corpo deve estar sem vestígios de impurezas. A oração então é precedida de abluções, ou wudu, que consistem em lavar as mãos, os antebraços, a boca, as narinas, a face, em passar água pelas orelhas, pela nuca, pelo cabelo e pelos pés. Se um muçulmano se encontrar numa área sem água ou numa área onde o uso da água é contaminada, pode substituir as abluções pelo uso simbólico de areia ou terra (tayammum).
A oração abre-se com a orientação do fiel na direção de Meca (qibla).Salat é a oração, que deve ser efetuada cinco vezes por dia em períodos definidos. Esses períodos não correspondem a horas, mas a etapas do curso do Sol. A primeira oração deve ser realizada antes do sol nascer (fajr), a segunda ao meio-dia (zuhr), a terceira no momento médio entre o meio-dia e o pôr-do-sol (asr), a quarta ao pôr-do-sol (maghrib) e a última entre o pôr-do-sol e a meia-noite (isha).




O salão das orações (musalla) não possui mobiliário para permitir maior número de fiéis. No interior de uma mesquita não há imagens de pessoas, animais ou figuras religiosas, porque o islã considera que o muçulmano deve concentrar seu respeito e adoração apenas a  Deus. É um espaço amplo que não tem cadeiras ou bancos, apenas fileiras de tapetes. Os tapetes, por sua vez, são alinhados em direção à cidade de Meca, na Arábia Saudita, considerada santa pelos muçulmanos. 


Ao entrar em uma mesquita, é costume tirar os sapatos e colocá-los na prateleira na entrada ao lado da porta ou em sacolas plásticas para serem levados na mão. Isso é feito não apenas por respeito, mas para evitar sujar o piso do salão de orações. As mulheres também devem cobrir a cabeça com um lenço, assim como os ombros, se estiverem descobertos e as pernas, se estiverem de shorts ou saia curta.


A lei islâmica (charia) estabelece que homens e as mulheres devem ocupar posições separadas no salão das orações. As mulheres devem ficar atrás dos homens em local reservado, em geral uma área atrás de uma cortina ou biombo, mas onde elas possam ver o imam (líder espiritual islâmico) sem atrapalhar a concentração e oração dos homens.   


Oitenta anos após a morte de Maomé surgiram os primeiros minaretes com mais de 50 metros de altura, quando a religião muçulmana se expandiu pelo Oriente Médio e devido à influência da arquitetura bizantina com as suas igrejas com torres. O muezim (Mu‘adhdhin) é o encarregado de anunciar em voz alta, do alto dos minaretes o momento das cinco preces diárias. Ele não é uma pessoa sagrada, mas um servidor da mesquita e sua função pode ser exercida por qualquer pessoa. Hoje em dia, o muezim fala por alto-falantes ou, em alguns casos, é apenas uma gravação. O chamamento consiste em proferir a frase Allah hu Akbar (Alá é grande), seguida da chahada, a "profissão de fé" islâmica através da qual se atesta que "não há outro Deus para além de Alá e Muhammad é o seu profeta". Esse chamamento (adhan) é entoado de forma melodiosa, e é muito interessante e bonito de se ouvir. O vídeo com o chamamento foi gravado numa rua da cidade.



Fontes históricas constataram que o Sultão Ahmed I era muito religioso, e o seu desejo de construir essa mesquita baseava-se num verso do Corão que diz: "Quem constrói uma mesquita para Deus, mesmo pequena como um ninho de pássaros, será recompensado com uma casa no Céu".  Se depender da grandiosidade da obra, após ter construído essa maravilha de monumento que é a Mesquita Azul, o Sultão deve ter conseguido seu castelo na eternidade!








TURQUIA: ISTAMBUL



Nome Oficial: Türkiye Cumhuriyeti (República da Turquia)



População
70 milhões
Superfície
814.578 km2
Presidente da Republica
Ahmet Necdet Sezer
Capital
Ancara (Ankara)
Outras grandes cidades
Istambul, Izmir, Bursa, Konya, Adana, Antalya, Gaziantep
Religiões
Islâmica (99%), Cristã (ortodoxos, católicos, jacobinos), Judia
Lingua oficial
Turco
Crescimento demografico
1,5%
Média anos de vida
69,1 (1999)
Produto per capita
2.878 dólares americanos (1999)
Economia
Serviços 61,7%, Indústria 23,2% e Agricultura 15% (1999)
Horário
Meridiano de Greenwich + 2 horas
Moeda
                     Lira turca/ 1 euro= 0,5 liras turcas TL
                     Lira turca/1 dólar= 0,7 TL
                     Lira turca/1 real= 1,18 TL         
Em vez da YTL (Yeni Turk Lira - Nova Lira Turca) a partir de 2009 a Turquia passou a usar TL ou TRL(Turk Lira - Lira Turca).
Melhor moeda para levar: dólar americano.


Fuso horário

A Turquia fica duas horas à frente de Greenwich (GMT) e cinco horas à frente de Brasília. O horário de verão na Turquia vai do último domingo de março ao último domingo de outubro.



Tempo e quando ir


Pode se dividir a Turquia nas seguintes regiões quando se fala em termos de temperatura:
Costa do Mar de Marmara (Istambul): Verão quente e invernos frios
Costa do Mar Egeu (Kusadasi, Izmir, Efeso e Pamukkale): Verão quente e invernos frios.

Costa do Mar Mediterraneo: Verão quente e inverno frio.

Costa do Mar Negro: Clima temperado, verão quente, inverno temperado com chuvas intensas.

Central da Anatólia (Ancara e Capadócia): Clima montanhoso com verão seco e quente, invernos frios

Oeste da Anatólia: Verão temperado, invernos rigorosos com muita neve.

Sudoeste da Anatólia: Verão quente, invernos chuvosos e frios


Em Istambul faz frio entre dezembro e março, os dias são cinza e venta muito. A média de temperatura é de 5ºC, mas a umidade aumenta a sensação de frio. Chuvas de granizo ou neve não são incomuns; a cidade fica coberta com uma grossa camada de neve pelo menos uma vez a cada inverno. 

Verões podem ser sufocantes; a média de temperatura é entre 25ºC e 30ºC de junho a agosto, ocasionalmente passando dos 35ºC. O dia é quente e úmido; mas, nos refrescantes fins de tarde, muitos descem até o Bósforo para aproveitar os cafés de frente para o mar.



A melhor época para viajar é entre abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono), quando as temperaturas e giram em torno dos15ºC e as atrações estão menos cheias. De vez em quando, o poyraz, vento fresco vindo da Península Balcânica, e o lodos, vento quente vindo do sul, podem resultar no efeito ‘quatro estações no mesmo dia’. Ambas as estações são épocas de festivais.



 Clima em Istambul


Mês      Temp. mín. média               Temp. máx. média

Jan                     3                                              8
Fev                     2                                              9
Mar                     3                                             11
Abr                     7                                              16
Mai                    12                                            21
Jun                     16                                            25
Jul                      18                                             28
Ago                    19                                           28
Set                     16                                            24
Out                     13                                            20
Nov                     9                                             15
Dez                     5                                             11



Veja previsão do tempo online 

Aeroporto Internacional Atatürk (Atatürk Hava Limanı Yolu) 
Recentemente reformado, o principal aeroporto de Istambul fica cerca de 30 km do centro da cidade. Os vôos diretos do Brasil para a Turquia são feitos pela Turkish Airlines (THY).            Do aeroporto é simples chegar por conta própria ao centro histórico da cidade. Para pegar o metrô, siga os sinais Hafif Metro, cruze a rua para o otopark (garagem), tome o elevador e atravesse a galeria até estação (Havalimani). Ali, compre uma moeda (jeton) para o metrô, e pegue o trem que vai para Aksaray. Desça na sexta parada, chamada Zeytinburnu, saia da estação e compre outra moeda para o bonde (tramway) que vai até Sultanahmet,16 paradas depois. Dali é possível caminhar facilmente até a área onde ficam a maioria dos hotéis e pensões do centro histórico.

Existe também uma linha de ônibus expressos da empresa Havaş que liga o aeroporto a Taksim - o centro financeiro da cidade. Os táxis para Taksim custam entre 20 e 25 TL, mas o trânsito muitas vezes passa por engarrafamentos intermináveis e há relatos de taxistas desonestos. Combine sempre o preço antes de tomar um táxi.
O aeroporto tem lojas duty free no embarque e desembarque, casas de câmbio e caixas eletrônicos que aceitam cartões internacionais para saques. Além disso, a área de embarque tem inúmeros restaurantes e lanchonetes, mas custam 5 vezes mais caro do que na cidade.



DDI - 90 (Turquia)

Código de acesso da cidade - 212 (para o lado europeu) e 216 (para o lado asiático). Uma vez na cidade, só é preciso digitar o código de área se você estiver na área oposta. Senão, basta o número de 7 dígitos

Banheiros públicos

Muito interessante é um site denominado The Bathroom Diaries, onde se acha uma avaliação de banheiros públicos em todos os países, inclusive os da Turquia. 

Polícia turística

Yerebatan Caddesi 6, Sultanahmet Aberto diariamente, 24 horas. 

Para reportar roubos, perdas ou fraudes. A maioria dos oficiais fala inglês.



Informações Turísticas - No aeroporto você vai encontrar um posto de informações 24h que pode inclusive ajudar a reservar hotéis. O de Sultanahmet fica na Divan Yolu, 3,  Há outro na estação de trem de Sirkeci. Na região de Beyoglu, há um posto dentro do Istambul Hilton.


Mais informação sobre Turquia e Istambul


A Turquia (Türkiye, em turco) é ponto de união entre dois continentes, o Europeu e o Asiático. Os países vizinhos são, a oeste Bulgária e Grécia, a sul Iraque e Síria, a leste Azerbeijão, Geórgia, Armênia e a sudeste o Irã. Está rodeada por quatro mares: O Mar Negro ao norte, o Mar de Mármara a noroeste, o Mar Egeu a oeste e o Mediterrâneo ao sul. Os rios mais conhecidos são o Eufrates e o Tigre, e o mais extenso, o Kizilirmak. Em todo o país há, aproximadamente, 200 lagos naturais, e os lagos maiores, Van Gölü e Tuz Gölü, são salgados.

Considerado o país de população muçulmana mais ocidentalizada do mundo, a Turquia é marcada por contrastes que se refletem na fisionomia do seu povo, em suas paisagens (em seus quase 780 mil km2 você encontra neve e praias), em suas construções (templos romanos, arte bizantina e mesquitas) e na desigualdade social. A sensação é de estar constantemente transitando entre o Oriente e o Ocidente.

A Turquia é habitada desde tempos muito antigos. Por volta de 7500 a.C. já havia cidades na Anatólia, inclusive Çatal Hüyük, próxima à atual Konya, que disputa o título de cidade mais antiga do mundo. Alguns objetos dessa época podem ser encontrados no Museu das Civilizações em Ancara.

Muitas das civilizaçoes que tiveram o seu aparecimento na Turquia ainda existem, e duas das chamadas Sete Maravilhas do Mundo encontram-se na Turquia: o Templo de Artemisa em Éfeso e o Mausoléu de Halikarnassos em Bodrum. Em Alanya pode-se nadar na praia onde também nadou Cleópatra. Em Demre viveu São Nicolau (Santa Claus). No leste do país encontra-se o Monte Ararat onde, segundo a lenda, encalhou a Arca de Noé.   

A história da Turquia confunde-se com a história da Europa, mas também com a do continente asiático. As primeiras grandes cidades do mundo nasceram nas planícies da Anatólia no período pré-histórico. Mais tarde, era na costa oeste da Turquia que ficavam algumas das principais cidades da Grécia Antiga, incluindo a antiga cidade de Tróia, que acabaria destruída pelos exércitos gregos. Durante a Antiguidade Clássica, a Turquia estava divida em zonas bem diferentes. A costa oeste, banhada pelo Egeu, havia grandes cidades de origem grega, que serviram às conquistas de Alexandre e aos sonhos de António e Cleópatra. O interior turco pertencia a outro mundo, influenciado pela cultura asiática que reinava na Pérsia antiga. Com a divisão do Império Romano, Constantinopla (depois Bizâncio e hoje Istambul) se tornou um novo império. E assim foi até ao século XIV quando chegou o poder do Islã: com a conquista por Maomé II de Constantinopla em 1453, a Turquia tornou-se peça central do Império Otomano. Durante três séculos os turcos foram-se expandindo através dos Balcãs, chegando mesmo até as portas de Viena. No século XVIII, começou a queda do Império Otomano e a Turquia foi perdendo importância no jogo político. Depois da crise da Criméia, a Turquia percebeu que era para sul e não para norte que estava o seu futuro. Foi por essa altura que o seu domínio sobre a Arábia se intensificou. E seria na península arábica que a 1º Guerra Mundial iria atingir a Turquia. As campanhas do mítico T.E. Lawrence ajudaram a destruir o Império Otomano e em 1923 foi instituída a República da Turquia. E foi aí que surgiu a figura de Kemal Ataturk, o presidente que revolucionou por completo o estado turco. Separou o Estado da Igreja, apostou na constituição de um Parlamento representativo e trouxe a Turquia para o mundo ocidental. Desde 1963 a Turquia está na lista de espera para aderir à União Europeia, mas viu a sua candidatura ser recusada sucessivamente. A partir de meados de 2005 teve inicio um longo processo para culminar na adesão efetiva da Turquia à União Européia.


Veja o mapa interativo do centro histórico de Istambul 


Istambul é uma das cidades mais antigas do mundo, fundada no ano 657 a.C., quando recebeu o nome de Bizâncio, uma alusão ao nome do comandante grego Bizas, que conquistou a região. Durante mil anos de desenvolvimento se tornou império em 323 d.C., quando o imperador Constantino transformou-a em capital do Império Romano do Oriente, mudando seu nome de Bizâncio para Constantinopla, um poderoso centro comercial de negócios com a Europa.  Ao longo de sua história a cidade foi, sucessivamente, a capital de três impérios: o Romano – de 330 a 395, o Bizantino – de 395 a 1453, e o Otomano – de 1453 a 1922.


Bizâncio, Constantinopla, Istambul. Poucas cidades no mundo já tiveram nomes tão imponentes quanto esta. E nenhuma outra ocupa dois continentes ao mesmo tempo. Talvez sejam estas características que melhor definem o caráter de Istambul. Uma cidade, dois continentes, três nomes, cinco religiões, um império (Otomano) temido e respeitado, uma fascinante metrópole de evidentes contrastes entre o exótico e o ocidental. Haréns dos sultões, bazares labirínticos, mesquitas, basílicas, vestígios romanos. Garotas de jeans e senhoras de burca. Istambul é realmente impressionante, impactante!


As maiores atrações de Istambul são resultado exatamente do período de sultanatos do Império Otomano e de suas extravagantes e exóticas obras. Depois de conquistarem a Bizâncio dos gregos os otomanos deram novo impulso à região e nas suas obras instalaram as riquezas que trouxeram de diversas conquistas em outros pontos do planeta.


A capital da Turquia é Ancara (Ankara), localizada a 450km de Istambul, mas é Istambul que atrai grande parte dos visitantes da Turquia. A cidade (cuja população tem cerca de 12 milhões de habitantes, é três vezes maior que Ancara) é arrebatadora, com monumentos lindos, comida maravilhosa, e uma estrutura bem consolidada para receber o visitante. As fabulosas mesquitas e seus minaretes consagram Istambul como uma das cidades mais atraentes e exóticas do mundo. De fato, os minaretes são sua marca registrada, e estão lá há centenas de anos servindo aos desígnios do Corão, difundindo os cânticos dos muesin a avisarem que é hora da oração.


Mas Istambul vai muito além de suas mesquitas e da sua rica herança arquitetônica. Istmbul é um fascinante destino cultural, gastronômico, folclórico e artístico, e também uma moderna e importante cidade de negócios, onde se podem encontrar modernos hotéis, boutiques internacionais, restaurantes ultra-mordenosos, clubes noturnos bacanas, lojas de design, galerias de arte, e também, problemas de trânsito. Apesar de 95% da população da Turquia morar no lado asiático do país, Istambul é considerada européia e, segundo projeções, será a maior cidade da Europa até 2015.


Istambul é ao mesmo tempo uma cidade secular e moderna, européia e muçulmana, animada e exótica, misteriosa e atraente, uma cidade incomum, e que não pode ser definida apenas como “européia” ou “asiática”. Poucas cidades no mundo têm mesquitas ao lado de igrejas cristãs e templos muçulmanos, mercados árabes e palácios barrocos. Enfim, em nenhum outro lugar ocorreu tão boa mistura de Oriente com Ocidente.



Para se situar, saiba que o Estreito de Bósforo separa o lado asiático (predominantemente residencial) do lado europeu de Istambul. O lado europeu, por sua vez, é dividido pelo braço de mar chamado Corno de Ouro (ou Chifre de Ouro). Ao sul, fica o distrito dos Bazares e o bairro mais antigo e turístico: Sultanahmet. Ao norte, do outro lado do Corno,  o bairro de Beyoğlu e a Praça  Taksim, a parte mais moderna e centro financeiro da cidade, respectivamente. O Estreito desemboca no Mar de Mármara. Pela cidade, você pode andar de táxi, bonde, metrô e ônibus, mas o bom mesmo é fazer o máximo que puder a pé.



Locais como o Museu de Santa Sofia e partes do Palácio Topkapi se beneficiaram com obras por Istambul ter sido escolhida como Capital Européia da Cultura em 2010. As casas de madeira de estilo otomano, que durante muitos anos permaneceram abandonadas no centro da cidade, foram recuperadas. Mas, mais do que construção de novos edifícios, os turcos apostaram na programação cultural: artes visuais, ópera, música clássica e contemporânea, cinema, literatura, teatro e cultura urbana estiveram em evidência. 


Como Istambul é muito grande e tem muitas atrações turísticas, achei interessante organizar os pontos de interesse por bairros, pois foi assim que eu consegui entender a cidade e me organizar para desenhar meu roteiro diário de visitação. Mesmo sem ter conseguido conhecer tudo em 5 dias, vou utilizar essa classificação para fazer as próximas postagens sobre os pontos que visitei na cidade. Se você tiver mais tempo com certeza conseguirá conhecer tudo e mais um pouco (porque tem mais!).

1.    Bairro deSultanahmed
1.1. Praça de Sultanhmed
1.2. Mesquita Azul e arredores: 
1.2.1.1.       Museu di Tapete Vakıflar 
1.3. Basílica de Santa Sofia e arredores
1.3.1.1.       Cisterna da Basílica 
1.4. Hipódromo e arredores:
1.4.1.1.       Obelisco Egípcio
1.4.1.2.       Coluna Serpentina ou Salomônica
1.4.1.3.       Coluna de Constantino
1.4.1.4.       Fonte de Wilhelm II
1.4.1.5.       Banhos de Roxelana
1.4.1.6.       Museu de Artesanato de Istambul 
1.4.1.7.       Bazar da Cavalaria
1.4.1.8.       Museu de Arte Turca e Islâmica 
1.4.1.9.       Mesquita Sokollu Mehmet Pa¤a 
1.4.1.10.    Mesquita Kuçuk Haghia Sophia 
1.4.1.11.    Museu de Mosaicos 
1.4.1.12.    Bazar Arasta
1.5. Palácio Topkapi 
1.5.1.1.       Parque Gülhane
1.5.1.2.       Museu de Arqueologia 
2.    Bairro de Beyazıt
2.1. Grande Bazar 
2.2. Praça Beyazıt
2.3. Mesquita Beyazıt 
2.4. Mesquita de Suleymaniy 
3.    Bairro Eminönü e Chifre de Ouro
3.1. Parque Gülhane
3.2. Estação Sirkeci
3.3. Muralhas da Cidade
3.4. Mesquita Nova 
3.5. Bazar Egípcio 
3.6. Rustem Pasa Camii (Mesquita Rustem Pasa) 
4.    Bairro Gálata
4.1. Ponte Gálata
4.2. Torre Gálata 
4.3. Galata Mevlevi-hanesi 
5.    Bairro de Beyoğlu
5.1. Istiklal Caddesi / Cicek Pasaji / Nevizade Sokak
5.2. Galatasaray Square
5.3. Museu Pera e Pera Palace Hotel
5.4. Praça de Taksim
5.5. Museu de Arte Moderna de Istambul
6.    Outros bairros:
6.1.   Nisantasi / Ortaköy / Besiktas
       6.4  Palácio Dolmabahçe 
7.    Estreito do Bósfor e arredores:
7.1. Forte de Rumeli Hisar 
7.2. Torre da Donzela 
7.3. Palácio de Beylerbeyi 
7.4. Palácio de Kucuksu 
8.    Bairro de Edirnekap
8.1. Igreja de São Salvador em Chora